quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

🔻🔻EUROPA NÓRDICA🔻🔻

EUROPA NÓRDICA



Situada no extremo norte da Europa, os países Nórdicos são caracterizados por serem de alto padrão de vida social e economias estáveis. 
Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia fazem parte desta região, o que demonstra que problemas sociais não são temas desses países. 
O padrão de vida nórdico chega a diferenciar-se do padrão europeu. Com pouca população e muito dinheiro circulando em seus territórios, esses países distribuem muito bem suas riquezas. 
 Outro fato interessante da Europa Nórdica, é o acontecimento do “sol da meia-noite” (no verão) e da aurora boreal (no inverno). Isto é possível em virtude da região estar localizada na proximidade do Pólo Norte (países setentrionais).

📌FINLÂNDIA

FINLÂNDIA 



NOME OFICIAL: República da Finlândia 

ÁREA: 338.145 KM²

CAPITAL: Helsinque

POPULAÇÃO: 5,6 milhões de habitantes (estimativa 2018)

MOEDA: Euro

NACIONALIDADE: Finlandesa

GOVERNO: República Parlamentar

LOCALIZAÇÃO: Norte da Europa (Península da Escandinávia)

PRINCIPAIS CIDADES: Hensinque, Espoo, Tampere, Vantaa e Turku.

CLIMA: Temperado Continental

IDIOMA: Finlandês e Sueco

RELIGIÃO: Cristianismo (Luteranos e Ortodoxos)

IDH: Índice de desenvolvimento humano - Muito alto - 0,920


MAIS UM IMÃ PARA NOSSA COLEÇÃO:


Marcadores:

--Helsinque


📌FINLÂNDIA📌

Helsinque/Helsinki






Capital da Finlândia, localizada na costa norte do Mar Báltico, está aqui há quase 470 anos é uma vibrante cidade costeira de belas ilhas (330 ilhas) e grandes parques verdes. O ritmo da cidade é relaxado e, ao mesmo tempo, ativamente revigorante em termos de número e qualidade de restaurantes e casas noturnas.
Cidade compacta muito fácil ser explorada a pé. Design, arquitetura, cultura e compras são todos grandes ângulos de exploração e grandes áreas de parques, florestas, lagos e a costa, com numerosas ilhas salpicadas, garantem a ausência de presença natural. 
___

Chegamos na capital, vindos de Porvoo em uma viagem de ônibus de aproximadamente 50 minutos. Fomos direto para o hotel descansar.

No dia seguinte de tram, nossa primeira visita foi no Sibelius Monument (Monumento de Sibelius), que é um monumento abstrato a um compositor sinfônico, o finlandês Jean Sibelius. A obra se assemelha a uma onda sonora feita de aglomerados de tubos de órgão. Consiste em mais de 600 tubos de aço desigualmente agrupados em várias alturas, com o tubo mais alto alcançando mais de 27 pés no ar.

Existe uma versão menor do Monumento Sibelius localizada na sede da UNESCO em Paris.


O restante do dia fizemos tudo na caminhada. Seguimos pela Rua Mannerheimintie e no cruzamento com a Rua Helsinginkatu, está o Finnish National Opera (Ópera e Balé Nacional Finlandês), que é rodeado por um parque, situado ao lado da baía de Töölönlahti, construído em 1.993. As óperas geralmente são realizadas em seus idiomas originais.


Seguindo a mesma avenida o The National Museum of Finland (Museu Nacional da Finlândia), que ilustra a história finlandesa desde os tempos pré-históricos até o século XIX. As exposições únicas do museu contam a vida de um período de mais de 10 mil anos.

No período que passamos por lá estava acontecendo a exposição temporária da Barbie, com mais de 400 bonecas Barbie e documentos deste ícone mundialmente famoso de sua estreia em 1.959 até os dias atuais.

Falando do edifício do prédio agora, sua fachada de granito e decoração de esteatita, é uma das obras de arquitetura nacional-românticas mais significativas da Finlândia. 



Um pouquinho mais à frente o Parliament of Finland
(Parlamento da Finlândia), edifício que representa o classicismo da época de 1.920. A fachada é feita de granito vermelho de Kalvola, que inclui 14 colunas.


Saindo de lá, caminhamos uns 20 minutos até o final da Fredrikinkatu, no coração da cidade, onde está a  
Temppeliaukio Rock Church (Igreja de Pedra), que foi escavada diretamente em rocha sólida.
O salão da igreja é coberto por uma cúpula, revestida de cobre e apoiada nas paredes rochosas por vigas de concreto armado. As paredes interiores são de rocha e parede de entulho.


Uma das construções que nos chamou atenção foi o Baana. Na verdade é uma avenida de grande fluxo e foi feito esse subsolo aberto, para os pedestres e ciclistas. Demais né!! 



Chegamos então ao Kampens Kapell (Capela do Silêncio), pena que não era permitido fotos de seu interior. O local é bem simples, mas transmitia muita paz, no meio daquele vai e vem de pessoas, do lado de fora. A estrutura de construção ondulada da capela significa a agitada vida além. 



Estávamos bem no centro da cidade, com muitas pessoas indo e vindo. Descemos um pouquinho e chegamos na Helsinki Central Station (Estação Central de Helsinque), considerada uma pérola entre os prédios art nouveau da capital, o local é usado por aproximadamente 200 mil passageiros diariamente.


Na parte de trás da estação, além de uma grande praça, está também o Ateneum Art Museum, o museu mais conhecido do país e o lar da arte finlandesa.


E agora, a Railway Square (Praça da Ferrovia), serve também como estação rodoviária.


Ao lado norte da praça está o Finnish National Theatre (Teatro Nacional Finlandês), sendo este o teatro mais antigo a atuar na Finlândia. 
 

Uma das lindas e movimentadas ruas da cidade dessa capital encantadora!!



E chegamos na impressionante Helsinki Cathedral (Catedral de Helsinque), localizada ao lado norte da Praça do Senado. A igreja faz parte do centro da era do Império da cidade. 
Anteriormente chamada Igreja de São Nicolau e Grande Catedral, a atual igreja principal da Diocese de Helsinque foi concluída em 1.852. Esculturas dos doze apóstolos protegem a cidade do telhado da igreja. 


Praça do Senado com vista das escadarias da igreja formam um exemplo único e coeso da arquitetura neoclássica. É dominada por quatro edifícios projetados por Carl Ludvig Engel (1778-1840): 
- Catedral de Helsinque; 
- Palácio do Governo;
- Prédio principal da Universidade de Helsinque; 
- Biblioteca Nacional da Finlândia. 

E no meio da praça uma estátua de Alexandre II (1.894).


Apenas um quarteirão da praça está o parque Esplanade e a Praça do Mercado, que depois falaremos. 

Antes disso passamos pela Uspenski Cathedral (Catedral Uspenski), pena que estava fechada, pois é uma beleza sem igual, imagine por dentro.

É a maior igreja ortodoxa da Europa Ocidental. Com suas cúpulas douradas e fachada de tijolos vermelhos, é um dos símbolos mais claros do impacto russo na história finlandesa.


Agora sim, fomos em direção a praça do mercado. Lá nossa primeira parada foi no SkyWheel Helsinki. É a roda-gigante de 40 metros de altura que oferece uma visão de 360° de Helsinque e suas atrações mais importantes nos arredores. 



Ao lado o Allas Sea Pool Helsinki é um spa marinho e um oásis de cultura urbana. Aberto todo o ano, o local oferece três saunas, duas piscinas de água morna e uma piscina de água do mar, para a qual a água é bombeada de riachos próximos e filtrada limpa. Além destes, um ginásio ao ar livre, restaurante e café-serviços, lições guiadas de bem-estar e esportes e eventos culturais. Em um dos piers, toda a vista para Praça do mercado.



The Market Square (Praça do Mercado), o mercado mais internacional e famoso de Helsinque. Os estandes vendem alimentos e iguarias tradicionais, bem como artesanato e lembranças e também é daqui que saem diversas balsas e barcos para os passeios nas milhares de ilhas.

Então no dia seguinte, bem cedo voltamos para praça do mercado e nesse guichê compramos nossos bilhetes de barco para irmos até a Fortaleza Suomenlinna. 


Lembrando que Suomenlinna é acessível apenas por barco, e foi nesse que seguimos. O trajeto demora entre 15 e 20 minutos. 


Vídeo do trajeto!!📹📹


Suomenlinna - Uma ilha fortaleza cheia de vida, não é apenas uma atração turística e sim uma "vila" com cerca de 800 moradores, que está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.


Passamos por essa pequena ponte, e logo em frente, fomos ao centro turístico onde pegamos um mapa da ilha. Lá consta a rota azul para ser seguida a pé, sendo a principal que atravessa Suomenlinna de norte a sul. Foi a que seguimos. Existe uma outra para pessoas com mobilidade reduzida, usuários de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê.


Seguindo a rota azul, vimos primeiro a Igreja de Suomenlinna, construída como um templo militar ortodoxo russo em 1.854. Já a partir de 1.920, durante os primeiros anos da independência da Finlândia, a igreja foi transformada em um templo evangélico luterano. Um farol para o tráfego aéreo e marítimo ainda opera na torre da igreja.



Passamos por essa ponte, onde podem ver uma placa indicativa, com diversas atrações. A ilha também contém 6 museus e estão localizados em diferentes áreas da fortaleza. Os ingressos são vendidos em cada um dos museus. 


Depois da ponte vimos uma muralha, com um portão aberto e foi por lá que passamos.  


Vista do lago de dentro da muralha!



Passando a muralha, chegamos ao Pátio de armas, projetado pelo fundador da fortaleza, tem sido a principal praça da fortaleza desde a década de 1.760. Ele foi seriamente danificado pelos bombardeios da Guerra da Criméia em 1.855. Neste pátio é o túmulo por Augustin Ehrensvärd.


Ainda ali, pudemos avistar a Barragem de Suomenlinna é uma das mais antigas docas secas do mundo ainda em operação. Este é o lugar onde os navios da frota costeira sueca foram construídos na década de 1.760. Atualmente, o dique é dedicado à restauração de navios antigos com cascos de madeira.


Depois de um caminhada, chegamos nessa linda prainha!!  



Caminhamos ao longo da costa, até o Kustaanmiekka que oferece uma visão da fortaleza de bastion original e da linha de defesa costeira com seus aterros e cânions construídos pelos russos no final do século XIX.



Vista do mar!



E um dos locais mais importantes da ilha - Porta do Rei, construído entre 1.753 e 1.754 como o portão cerimonial da fortaleza, escolhendo para a sua localização o local onde o navio que transportava o fundador do forte, o rei Adolf Frederico da Suécia, ancorou para sua visita. 
Nós conseguimos conhecer a Ilha em meio período, pois não entramos em nenhum museu. Alguns estavam fechados e não nos interessamos por outros. Mas se você optar por visitar algum, ou fazer uma caminhada mais lenta, provavelmente precisará de um dia.



Esperamos o barco de retorno, e desembarcamos novamente na praça do mercado. Almoçamos, pegamos um tram e fomos até o Bad Bad Boy, uma estátua enorme de um menino fazendo xixi, localizada no meio do porto da cidade.


Voltamos para o centro e conhecemos nossa última atração - Vanha Kirkko (Igreja Velha), igreja evangélica luterana mais respeitável da cidade, toda e madeira branca.


Em volta da igreja está o Vanha Kirkkopuisto (Parque da igreja velha), que conta com freixos e macieiras ornamentais, além de magnólias experimentais, faias de cobre e pereiras. Os arbustos do parque incluem lilases, madressilvas, roseiras, forsythia, arbustos de coníferas e rododendros, sob os quais crescem plantas perenes. Novo solo e grama foram adicionados para criar um gramado saudável, onde muitos habitantes passam o tempo livre por lá.


No dia seguinte, acordamos de madrugada, caminhamos com nossas mochilas para a estação, pelas ruas ainda escuras e um vazias, mas tudo com muita segurança e tranquilidade, sem medo nenhum.

Pegamos esse impecável trem e seguimos para o Aeroporto e, de lá, uma viagem de aproximadamente 4 horas até Lisboa/ Portugal.

Marcadores: , ,

--Porvoo


📌FINLÂNDIA📌

Porvoo






Fundada há quase 800 anos, Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia e evidências de sua longa história ainda podem ser vistas e sentidas enquanto caminhamos por suas charmosas ruas. Durante séculos, a cidade serviu de casa e fonte de inspiração para muitos artistas finlandeses.

A antiga cidade é um verdadeiro passo para trás no tempo, com suas históricas casas de madeira descansando entre um mosaico de ruas de paralelepípedos e terrenos de tamanho irregular, cujo arranjo remonta à Idade Média.

Localizada a cerca de 50 km a leste de Helsinki, ela está conectada ao Golfo da Finlândia através do rio Porvoo.
____

Chegamos na rodoviária, vindos de Turku e seguimos pela Rua Piispankatu. Lá encontram-se diversas casas de madeira.



Também chegamos ao parque de rosas Ruusupuisto
já na rua Laivurinkatu. O parque tem uma área de lazer cercada com muitas oportunidades para jogar, escalar e fitness. Há também um anel para jogos de bola no parque.


De lá, fomos até o Museu Runeberg, que foi a casa do poeta nacional da Finlândia, Johan Ludvig Runeberg (1804-77). É um dos edifícios do Império mais bem preservados da cidade. O interior permanece como era durante os últimos anos do poeta. Lá pudemos ver: armas de caça (o poeta também era caçador), obras de arte e objetos do cotidiano.



Como estávamos perto do rio, fomos lá pertinho caminhar pela sua margem, que é um dos marcos da cidade. 



Caminhamos um pouco e fomos para o outro lado do rio, onde encontramos esses lindos condomínios residenciais em madeira todo em vermelho e amarelo.


No meio do condomínio está o August Eklöfin puisto (Parque August Eklöfi), construído para o 200º aniversário do aniversário parlamentar de Porvoo em 2009. Há também uma grande variedade de espécies de plantas.


Enfim, chegamos no ponto principal do passeio - Old Porvoo (Porvoo velho), onde encontram-se os armazéns ribeirinhos pintados em vermelho-ocre. É uma das paisagens nacionais mais fotografadas na Finlândia. Já foram usados para armazenar mercadorias e iguarias exóticas de terras distantes.

Originalmente, as casas da costa foram pintadas de vermelho em homenagem à chegada de Gustavo III, o rei da Suécia.


Seguimos a margem do rio, até o final das charmosas casinhas vermelhas e chegamos nessa ponte, onde tivemos a vista para área residencial de Old Porvoo, que é um bairro idílico e pitoresco situado em uma colina de Porvoonjoki. As casas foram construídas de acordo com o zoneamento medieval e, em termos de história arquitetônica, são extremamente importantes.


Entramos por essas casinhas e saímos na Antiga Câmara Municipal (Gamla rådhuset), à mais antiga prefeitura do país. Lá funciona também o Borgå Museum (Museu Borgå), onde são exibidas obras a partir da era de ouro da arte finlandesa, da marca Irisfabriken e Saara Hopea-Untracht da nossa indústria de arte e de exposições históricas. 


Ruas de paralelepípedos da cidade velha, um dos lugares mais pitorescos da Finlândia. 


Mais um museu localizado na cidade velha. Holm House (Casa Holm), uma casa mercantil do século XVIII. Os sons e aromas complementam o ambiente da casa, bem como a história multimídia de uma história de fantasmas. 


Caminho para a Catedral, uma subidinha básica!



A Catedral é um dos edifícios mais conhecidos da cidade. Construída na virada do século XIV, a catedral pegou fogo por cinco vezes, mais recentemente em um incêndio criminoso em 2.006. Após a devastação, a catedral foi renovada por dois anos e finalmente reaberta ao público em 2008.


E depois subimos a The Devil's Stairs (Ladeira do Diabo). Existe uma tradição em que o próprio diabo criou esses degraus para provocar os frequentadores
da igreja. Eles não são realmente degraus, mas sim formações rochosas que formam um caminho gradual para a Igreja.


As casinhas de madeira por toda cidade velha.



Assim, seguimos para capital - Helsinki

Marcadores: ,