quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Porvoo


📌FINLÂNDIA📌

Porvoo






Fundada há quase 800 anos, Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia e evidências de sua longa história ainda podem ser vistas e sentidas enquanto caminhamos por suas charmosas ruas. Durante séculos, a cidade serviu de casa e fonte de inspiração para muitos artistas finlandeses.

A antiga cidade é um verdadeiro passo para trás no tempo, com suas históricas casas de madeira descansando entre um mosaico de ruas de paralelepípedos e terrenos de tamanho irregular, cujo arranjo remonta à Idade Média.

Localizada a cerca de 50 km a leste de Helsinki, ela está conectada ao Golfo da Finlândia através do rio Porvoo.
____

Chegamos na rodoviária, vindos de Turku e seguimos pela Rua Piispankatu. Lá encontram-se diversas casas de madeira.



Também chegamos ao parque de rosas Ruusupuisto
já na rua Laivurinkatu. O parque tem uma área de lazer cercada com muitas oportunidades para jogar, escalar e fitness. Há também um anel para jogos de bola no parque.


De lá, fomos até o Museu Runeberg, que foi a casa do poeta nacional da Finlândia, Johan Ludvig Runeberg (1804-77). É um dos edifícios do Império mais bem preservados da cidade. O interior permanece como era durante os últimos anos do poeta. Lá pudemos ver: armas de caça (o poeta também era caçador), obras de arte e objetos do cotidiano.



Como estávamos perto do rio, fomos lá pertinho caminhar pela sua margem, que é um dos marcos da cidade. 



Caminhamos um pouco e fomos para o outro lado do rio, onde encontramos esses lindos condomínios residenciais em madeira todo em vermelho e amarelo.


No meio do condomínio está o August Eklöfin puisto (Parque August Eklöfi), construído para o 200º aniversário do aniversário parlamentar de Porvoo em 2009. Há também uma grande variedade de espécies de plantas.


Enfim, chegamos no ponto principal do passeio - Old Porvoo (Porvoo velho), onde encontram-se os armazéns ribeirinhos pintados em vermelho-ocre. É uma das paisagens nacionais mais fotografadas na Finlândia. Já foram usados para armazenar mercadorias e iguarias exóticas de terras distantes.

Originalmente, as casas da costa foram pintadas de vermelho em homenagem à chegada de Gustavo III, o rei da Suécia.


Seguimos a margem do rio, até o final das charmosas casinhas vermelhas e chegamos nessa ponte, onde tivemos a vista para área residencial de Old Porvoo, que é um bairro idílico e pitoresco situado em uma colina de Porvoonjoki. As casas foram construídas de acordo com o zoneamento medieval e, em termos de história arquitetônica, são extremamente importantes.


Entramos por essas casinhas e saímos na Antiga Câmara Municipal (Gamla rådhuset), à mais antiga prefeitura do país. Lá funciona também o Borgå Museum (Museu Borgå), onde são exibidas obras a partir da era de ouro da arte finlandesa, da marca Irisfabriken e Saara Hopea-Untracht da nossa indústria de arte e de exposições históricas. 


Ruas de paralelepípedos da cidade velha, um dos lugares mais pitorescos da Finlândia. 


Mais um museu localizado na cidade velha. Holm House (Casa Holm), uma casa mercantil do século XVIII. Os sons e aromas complementam o ambiente da casa, bem como a história multimídia de uma história de fantasmas. 


Caminho para a Catedral, uma subidinha básica!



A Catedral é um dos edifícios mais conhecidos da cidade. Construída na virada do século XIV, a catedral pegou fogo por cinco vezes, mais recentemente em um incêndio criminoso em 2.006. Após a devastação, a catedral foi renovada por dois anos e finalmente reaberta ao público em 2008.


E depois subimos a The Devil's Stairs (Ladeira do Diabo). Existe uma tradição em que o próprio diabo criou esses degraus para provocar os frequentadores
da igreja. Eles não são realmente degraus, mas sim formações rochosas que formam um caminho gradual para a Igreja.


As casinhas de madeira por toda cidade velha.



Assim, seguimos para capital - Helsinki

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial