quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Sales: Praias do Rio Tietê


📌SALES📌







Com aproximadamente 5.000 habitantes, é um município privilegiado. Suas áreas verdes nativas e belos rios têm permitido a descoberta de um novo potencial de desenvolvimento econômico e humano: o turismo. Com temperaturas elevadas quase o ano todo, a cidade possui três praias municipais às margens do lago formado pela barragem de Promissão no rio Tietê. Com uma imensidão de águas claras e límpidas, a cidade simula um verdadeiro ambiente de mar, em pleno interior paulista.
___
Saímos de Itirapina logo após meio dia e seguimos para Sales, com o intuito de conhecer as praias de água doce da cidade.
Chegamos no final da tarde. Passamos pelo portal com o Cristo, mas como o tempo estava fechado ao invés de ir para praia fomos para o centro da cidade.


Já na praça central a Igreja São Benedito com o comércio na rua ao entorno. A vida parece passar devagar por lá!


No outro dia logo cedo, depois do café da manhã seguimos para Praia do Richelieu, situada uns 8 km do centro da cidade. Logo no início da estrada de acesso existe esse portal.


Mais um portal, agora para acessar a Praia. Na cidade existem três praias, e todas elas são pagas. Para valores e outras informações, basta acessar: http://www.sales.sp.gov.br/

Aqui na guarita é feito o pagamento. Forneceram um recibo que daria direito ao acesso nas outras duas prainhas da cidade, válido por alguns dias (era feriadão).


O local possui uma área municipal de 2 alqueires com: área de camping, quiosques👇, minicampo, estacionamento, sanitários...  


praia possui areias naturais do rio Tietê.





📹📹

Tivemos sorte que nesse dia o sol arrebentou🌞!! E precisamos usar até o guarda-sol.


Caminhando para o lado esquerdo, a água está repleta desses troncos de árvores. Local dos pescadores.




📹📹

A prainha tem boias demarcatórias para não ultrapassar. Até lá, é raso. Tranquilo.


De dentro da água, você consegue ver o carro e os quiosques.


Mudança de tempo no final da tarde. Olha a diferença!!















E encerramos aqui, com esse tímido pôr-do-sol!


No dia seguinte, primeiramente fomos conhecer o Cemitério dos Esquecidos localizado dentro de uma mata às margens do Rio Cervinho, no caminho para a Praia do Torres, que era nosso destino final. O local possui sinalização bem fácil de encontrar.


Lá estão enterrados corpos de índios e brancos que viveram no final do século XIX e início do século XX. 
Um dos principais pontos turísticos da cidade.


Construído pelos índios guaranis que habitavam as proximidades do Córrego do Barreiro do Meio, o cemitério é considerado um patrimônio histórico pelos moradores da cidade. 


No cemitério estão enterrados 115 corpos. Entre eles chefes indígenas e também os primeiros moradores do vilarejo “Capoeirinha”, antigo nome da cidade de Sales e que foi fundado no final do século XIX.


Registros no cartório da cidade comprovam que os primeiros brancos que povoaram o vilarejo foram enterrados no cemitério.


De lá, seguimos para Praia do Torres. Na entrada, um portal/guarita. Como já estávamos como o recibo do dia anterior, apenas apresentamos e entramos.


Logo que cruzamos a portaria, já conseguimos ver a praia, os quiosques e estacionamentos. O local possui excelente infra-estrutura (iluminação, água, luz, ruas asfaltadas, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamentos, área de camping, minicampo, sanitários). Fica a uns 11 km do centro da cidade.


Considerada o xodó turístico de Sales, foi batizada pelos turistas de "paraíso". 




São 23.958 m² de pura natureza, às margens do rio Tietê.






Podem perceber que não tem muitos guarda-sóis na areia, mas não é que está vazia, e sim porque o pessoal fica lá em cima nos quiosques, ouvindo música, fazendo churrasco, ...


📹📹

Tem até conchinhas pela areia. É uma verdadeira praia🌊 em pleno interior paulista!


📹📹

Finalizamos assim, apreciando essa maravilha!! 


Agora seguimos para última praia da cidade - Praia do Cervinho. Querendo ou não você passará por ela na ida e na volta para Praia do Torres. Nós paramos na volta. Localizada no bairro Jardim Beira Rio, às margens do rio Cervinho, fica a 2 km do centro de Sales.


Possui a mesma estrutura das outras praias, mas achamos bem menor e fica beirando a estrada. Tem bem mais cara de rio do que de praia. Entramos com nosso recibo, ficamos um tempinho por lá apenas para conhecer mesmo e fomos embora. 

















UBARANA
No dia seguinte seguimos até o município de Ubarana, pois descobrimos que tinha prainha também. Por que não conhecer, não é mesmo?
Foram 48 km de Sales até lá. A estrutura da praia é igual as outras: paga-se a mesma taxa para acessar o local, que também possui toda a infra estrutura. O local é a principal atração turística da pequena cidade.


A única diferença que aqui o rio é um afluente do Rio Tietê, o Rio Fartura.


Também conhecido como Centro de Lazer Gentil Moreira. Aqui também existem as boias demarcatórias e guarda-vidas!


A água é mais parada do que nas praias de Sales, mas é super limpa. 


📹📹

Como iríamos passar à noite na cidade, no final da tarde fomos para o centro para comer algo. Na praça principal fica a Igreja de São Pedro. 



BARBOSA
Já no dia seguinte, depois do café da manhã, seguimos para outra cidade com praia: Barbosa, uns 40 km dali.  


Possui a mesma estrutura das praias das outras cidades, mas para quem chega parece um lugar abandonado. Existe até a guarita, mas não havia ninguém lá, nem precisamos pagar para entrar. O que foi muito justo.


Tinham algumas famílias por lá, mas estavam apenas acampando nos quiosques. Praia vazia.


Não ficamos. Retornamos para Sales, distante dali uns 88 km, e fomos curtir as praias de lá.
Final da tarde retornamos para Campinas.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial