quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Helsinque

📌FINLÂNDIA📌

Helsinque/Helsinki

Capital da Finlândia, localizada na costa norte do Mar Báltico, está aqui há quase 470 anos é uma vibrante cidade costeira de belas ilhas (330 ilhas) e grandes parques verdes. O ritmo da cidade é relaxado e, ao mesmo tempo, ativamente revigorante em termos de número e qualidade de restaurantes e casas noturnas.
Cidade compacta muito fácil ser explorada a pé. Design, arquitetura, cultura e compras são todos grandes ângulos de exploração e grandes áreas de parques, florestas, lagos e a costa, com numerosas ilhas salpicadas, garantem a ausência de presença natural.
___

Chegamos na capital, vindos de Porvoo em uma viagem de ônibus de aproximadamente 50 minutos. Fomos direto para o hotel descansar.

No dia seguinte de tram, nossa primeira visita foi no Sibelius Monument (Monumento de Sibelius), que é um monumento abstrato a um compositor sinfônico, o finlandês Jean Sibelius. A obra se assemelha a uma onda sonora feita de aglomerados de tubos de órgão. Consiste em mais de 600 tubos de aço desigualmente agrupados em várias alturas, com o tubo mais alto alcançando mais de 27 pés no ar.

Existe uma versão menor do Monumento Sibelius localizada na sede da UNESCO em Paris.

O restante do dia fizemos tudo na caminhada. Seguimos pela Rua Mannerheimintie e no cruzamento com a Rua Helsinginkatu, está o Finnish National Opera (Ópera e Balé Nacional Finlandês), que é rodeado por um parque, situado ao lado da baía de Töölönlahti, construído em 1.993. As óperas geralmente são realizadas em seus idiomas originais.

Seguindo a mesma avenida o The National Museum of Finland (Museu Nacional da Finlândia), que ilustra a história finlandesa desde os tempos pré-históricos até o século XIX. As exposições únicas do museu contam a vida de um período de mais de 10 mil anos.

No período que passamos por lá estava acontecendo a exposição temporária da Barbie, com mais de 400 bonecas Barbie e documentos deste ícone mundialmente famoso de sua estreia em 1.959 até os dias atuais.

Falando do edifício do prédio agora, sua fachada de granito e decoração de esteatita, é uma das obras de arquitetura nacional-românticas mais significativas da Finlândia.

Um pouquinho mais à frente o Parliament of Finland
(Parlamento da Finlândia), edifício que representa o classicismo da época de 1.920. A fachada é feita de granito vermelho de Kalvola, que inclui 14 colunas.

Saindo de lá, caminhamos uns 20 minutos até o final da Fredrikinkatu, no coração da cidade, onde está a
Temppeliaukio Rock Church (Igreja de Pedra), que foi escavada diretamente em rocha sólida.
O salão da igreja é coberto por uma cúpula, revestida de cobre e apoiada nas paredes rochosas por vigas de concreto armado. As paredes interiores são de rocha e parede de entulho.

Uma das construções que nos chamou atenção foi o Baana. Na verdade é uma avenida de grande fluxo e foi feito esse subsolo aberto, para os pedestres e ciclistas. Demais né!!

Chegamos então ao Kampens Kapell (Capela do Silêncio), pena que não era permitido fotos de seu interior. O local é bem simples, mas transmitia muita paz, no meio daquele vai e vem de pessoas, do lado de fora. A estrutura de construção ondulada da capela significa a agitada vida além.

Estávamos bem no centro da cidade, com muitas pessoas indo e vindo. Descemos um pouquinho e chegamos na Helsinki Central Station (Estação Central de Helsinque), considerada uma pérola entre os prédios art nouveau da capital, o local é usado por aproximadamente 200 mil passageiros diariamente.

Na parte de trás da estação, além de uma grande praça, está também o Ateneum Art Museum, o museu mais conhecido do país e o lar da arte finlandesa.

E agora, a Railway Square (Praça da Ferrovia), serve também como estação rodoviária.

Ao lado norte da praça está o Finnish National Theatre (Teatro Nacional Finlandês), sendo este o teatro mais antigo a atuar na Finlândia.

Uma das lindas e movimentadas ruas da cidade dessa capital encantadora!!

E chegamos na impressionante Helsinki Cathedral (Catedral de Helsinque), localizada ao lado norte da Praça do Senado. A igreja faz parte do centro da era do Império da cidade.
Anteriormente chamada Igreja de São Nicolau e Grande Catedral, a atual igreja principal da Diocese de Helsinque foi concluída em 1.852. Esculturas dos doze apóstolos protegem a cidade do telhado da igreja.

Praça do Senado com vista das escadarias da igreja formam um exemplo único e coeso da arquitetura neoclássica. É dominada por quatro edifícios projetados por Carl Ludvig Engel (1778-1840):
- Catedral de Helsinque;
- Palácio do Governo;
- Prédio principal da Universidade de Helsinque;
- Biblioteca Nacional da Finlândia.

E no meio da praça uma estátua de Alexandre II (1.894).

Apenas um quarteirão da praça está o parque Esplanade e a Praça do Mercado, que depois falaremos.

Antes disso passamos pela Uspenski Cathedral (Catedral Uspenski), pena que estava fechada, pois é uma beleza sem igual, imagine por dentro.

É a maior igreja ortodoxa da Europa Ocidental. Com suas cúpulas douradas e fachada de tijolos vermelhos, é um dos símbolos mais claros do impacto russo na história finlandesa.

Agora sim, fomos em direção a praça do mercado. Lá nossa primeira parada foi no SkyWheel Helsinki. É a roda-gigante de 40 metros de altura que oferece uma visão de 360° de Helsinque e suas atrações mais importantes nos arredores.

Ao lado o Allas Sea Pool Helsinki é um spa marinho e um oásis de cultura urbana. Aberto todo o ano, o local oferece três saunas, duas piscinas de água morna e uma piscina de água do mar, para a qual a água é bombeada de riachos próximos e filtrada limpa. Além destes, um ginásio ao ar livre, restaurante e café-serviços, lições guiadas de bem-estar e esportes e eventos culturais. Em um dos piers, toda a vista para Praça do mercado.

The Market Square (Praça do Mercado), o mercado mais internacional e famoso de Helsinque. Os estandes vendem alimentos e iguarias tradicionais, bem como artesanato e lembranças e também é daqui que saem diversas balsas e barcos para os passeios nas milhares de ilhas.

Então no dia seguinte, bem cedo voltamos para praça do mercado e nesse guichê compramos nossos bilhetes de barco para irmos até a Fortaleza Suomenlinna.

Lembrando que Suomenlinna é acessível apenas por barco, e foi nesse que seguimos. O trajeto demora entre 15 e 20 minutos.

Vídeo do trajeto!!📹📹

Suomenlinna - Uma ilha fortaleza cheia de vida, não é apenas uma atração turística e sim uma "vila" com cerca de 800 moradores, que está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Passamos por essa pequena ponte, e logo em frente, fomos ao centro turístico onde pegamos um mapa da ilha. Lá consta a rota azul para ser seguida a pé, sendo a principal que atravessa Suomenlinna de norte a sul. Foi a que seguimos. Existe uma outra para pessoas com mobilidade reduzida, usuários de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê.

Seguindo a rota azul, vimos primeiro a Igreja de Suomenlinna, construída como um templo militar ortodoxo russo em 1.854. Já a partir de 1.920, durante os primeiros anos da independência da Finlândia, a igreja foi transformada em um templo evangélico luterano. Um farol para o tráfego aéreo e marítimo ainda opera na torre da igreja.

Passamos por essa ponte, onde podem ver uma placa indicativa, com diversas atrações. A ilha também contém 6 museus e estão localizados em diferentes áreas da fortaleza. Os ingressos são vendidos em cada um dos museus.

Depois da ponte vimos uma muralha, com um portão aberto e foi por lá que passamos.

Vista do lago de dentro da muralha!

Passando a muralha, chegamos ao Pátio de armas, projetado pelo fundador da fortaleza, tem sido a principal praça da fortaleza desde a década de 1.760. Ele foi seriamente danificado pelos bombardeios da Guerra da Criméia em 1.855. Neste pátio é o túmulo por Augustin Ehrensvärd.

Ainda ali, pudemos avistar a Barragem de Suomenlinna é uma das mais antigas docas secas do mundo ainda em operação. Este é o lugar onde os navios da frota costeira sueca foram construídos na década de 1.760. Atualmente, o dique é dedicado à restauração de navios antigos com cascos de madeira.

Depois de um caminhada, chegamos nessa linda prainha!!

Caminhamos ao longo da costa, até o Kustaanmiekka que oferece uma visão da fortaleza de bastion original e da linha de defesa costeira com seus aterros e cânions construídos pelos russos no final do século XIX.

Vista do mar!

E um dos locais mais importantes da ilha - Porta do Rei, construído entre 1.753 e 1.754 como o portão cerimonial da fortaleza, escolhendo para a sua localização o local onde o navio que transportava o fundador do forte, o rei Adolf Frederico da Suécia, ancorou para sua visita.
Nós conseguimos conhecer a Ilha em meio período, pois não entramos em nenhum museu. Alguns estavam fechados e não nos interessamos por outros. Mas se você optar por visitar algum, ou fazer uma caminhada mais lenta, provavelmente precisará de um dia.

Esperamos o barco de retorno, e desembarcamos novamente na praça do mercado. Almoçamos, pegamos um tram e fomos até o Bad Bad Boy, uma estátua enorme de um menino fazendo xixi, localizada no meio do porto da cidade.

Voltamos para o centro e conhecemos nossa última atração - Vanha Kirkko (Igreja Velha), igreja evangélica luterana mais respeitável da cidade, toda e madeira branca.

Em volta da igreja está o Vanha Kirkkopuisto (Parque da igreja velha), que conta com freixos e macieiras ornamentais, além de magnólias experimentais, faias de cobre e pereiras. Os arbustos do parque incluem lilases, madressilvas, roseiras, forsythia, arbustos de coníferas e rododendros, sob os quais crescem plantas perenes. Novo solo e grama foram adicionados para criar um gramado saudável, onde muitos habitantes passam o tempo livre por lá.

No dia seguinte, acordamos de madrugada, caminhamos com nossas mochilas para a estação, pelas ruas ainda escuras e um vazias, mas tudo com muita segurança e tranquilidade, sem medo nenhum.

Pegamos esse impecável trem e seguimos para o Aeroporto e, de lá, uma viagem de aproximadamente 4 horas até Lisboa/ Portugal.