quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Turku


📌FINLÂNDIA📌

Turku






Turku fica na costa sudoeste da Finlândia, a cerca de 170 km de Helsinki. É uma cidade histórica e a mais antiga também. Já foi capital do país, antes de ser transferida para Helsinki. Apesar da cidade ter sido fundada apenas no século XIII, podem ser encontradas ruinas arqueológicos que datam a idade da pedra.

Existem muitas atrações na cidade, além de ser um dos centros comerciais importantes, pelo porto que possui. É também considerada a cidade oficial do Natal, além de sediar dois dos festivais mais antigos tanto da Finlândia, como da Escandinávia, o Festival de Música de Turku e o Festival de Rock Ruisrock.
___

Chegamos à noite, vindos de Hameenlinna. Ficamos hospedados em frente a rodoviária. Vista do nosso quarto.



No dia seguinte, compramos nosso café e saboreamos bem no coração cidade, em frente ao Rio Aura, com vista para a Cathedral of Turku (Catedral de Turku), que está bem ao lado da Grande Praça Velha. Além de ser a Igreja Matriz da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia é também o Santuário Nacional do País. 


Algumas curiosidades:
- sua presença se estende para além da delegacia local, fazendo com que o som de seus sinos tocando, sejam transmitidos ao meio-dia pela rádio nacional.
- cada parte deste Santuário reflete os detalhes da história da Finlândia. 
- é considerada o monumento histórico mais valioso do país.


Logo atrás da igreja, existem alguns museus, e esse é o Museum "Ett hem" (Museu "Uma Casa"), mas não visitamos, pois ainda esteva fechado.
Essa bela casa amarela foi casa particular do cônsul Alfred Jacobsson e sua esposa Hélène, preservada para a posteridade para ilustrar como era a vida na virada do século XX. A atmosfera burguesa é criada pela decoração encantadora, que inclui uma coleção de artefatos e arte, característica do período.



Depois seguimos caminhando um pouquinho pelas margens do Rio Aura. Podem ver que na água encontram-se vários objetos. São esculturas de pinguins. 



Ao lado do rio está o Aboa Vetus & Ars Nova, um museu que combina história, arqueologia e arte contemporânea. Lá encontra-se ruínas medievais, ruínas de casas de pedra, escavadas e expostas por arqueólogos exposições de alta qualidade de arte contemporânea estrangeira e finlandesa.
A exposição permanente conta como era a vida medieval no bairro do convento de Turku. Os dois andares exibem exposições temporárias de arte contemporânea, além de apresentar a coleção de arte do museu. 


Passando para o outro lado do rio, essa graça de arquitetura nos chamou atenção. É a Turku City Main Library (Biblioteca Principal da Cidade de Turku), sendo a biblioteca mais usada nos países nórdicos. Opera em dois edifícios: o antigo edifício foi concluído em 1.903 e o novo em 2.007.


Depois seguimos para o centro e saímos na Praça do Mercado (Turku Market Square), o ponto central da cidade. Que atualmente é um shopping popular, ponto de encontro e uma autêntica atração turística.


Ao redor da praça encontramos: pontos de ônibus de transporte coletivo, o Shopping Center Hansa e a Igreja Ortodoxa de Turku ou a Igreja da Santa Mártir Imperatriz Alexandra.


E ali pertinho, seguimos pela Rua Yliopistonkatu - principal do centro da cidade.


Voltamos para as margens do rio Aura, mas agora já um pouco afastado do centro. Pois, nossa intenção era chegar ao Castelo. E a distância seria mais ou menos uns 3 km. Decidimos ir caminhando beirando o rio e conhecendo melhor a cidade.

E no caminho já encontramos uma escultura/fonte muito interessante. Com o nome Harmonia, feita pelo escultor alemão Achim Kuhn. É uma peça de arte com 6 metros na parte superior e um grande número de placas de sofisticadas "escalas" de aço que criam esta coloração brilhante. A escultura se parece com a cauda de uma sereia de onde sai água.


Um pouco mais a frente, outra escultura - Symbiosis, que é uma obra do artista Stefan Lindfors.
A simbiose é uma combinação de itens característicos da natureza do arquipélago, dos peixes e pássaros, bem como do mar.
O nome Simbiose significa coexistência e interação mútua, beneficiando todas as partes. A superfície da simbiose é coberta pelos ladrilhos designados, que são um sinal de um compromisso de proteção comum.


Mais uma linda escultura - Jani Rättyä and Antti Stöckel: Daisy (Daisy), situada na área de grama entre o navio Suomen Joutsen (Cisne da Finlândia) e Forum Marinum, é uma obra temporária da coleção ao ar livre de Turku com uma estimativa de tempo de vida de 3 a 5 anos. O caule da planta é composto por 12 partes de madeira, as pétalas foram feitas de fibra de vidro reforçada com aço e o centro amarelo da flor é feito de madeira.
Os artistas, Jani Rättyä e Antti Stöckell, esperam que a escultura lembre aos espectadores a beleza da natureza e a responsabilidade humana de preservar sua diversidade. A curta duração do trabalho também reflete a curta vida das flores silvestres.


Até que chegamos ao esperado Turku Castle (Castelo de Turku), localizado na Rua Linnankatu 80. A fortaleza do Castelo fica à beira do rio Aura desde os anos 1.280. Durante a sua história, foi um bastião defensivo, um tribunal majestoso, um centro administrativo, uma prisão, um armazém e um quartel. Hoje em dia o castelo é uma atração turística obrigatória na cidade.
Depois da entrada, um pequeno portão que fica em meio a um jardim. Já chegamos nesse primeiro pátio.

 

Passando essa portinha do meio, chegamos em um segundo pátio. Nesses dois locais, o acesso é livre para qualquer pessoa.


Depois voltamos para o primeiro pátio e subimos as escadas laterais, onde estão as bilheterias. Compramos nossos ingressos e começamos nosso tour. Reservem pelo menos umas 2 horas ou mais, pois são muitas exposições.


Uma das exposições foca a vida cotidiana no castelo, suas festividades, corte e equipe. Os destaques incluem figuras de cera em tamanho natural que retratam figuras históricas do passado.


Um dos quartos elegantes, decorado com móveis, trajes e tesouros periódicos da coleção do museu.


Os salões e câmaras do castelo testemunharam grandes pontos de virada e eventos dramáticos na história.


Quando saímos do castelo, retornamos caminhando de volta. Já havíamos avistado esse barco na ida, mas até aí tudo bem. Na volta chegamos mais perto e descobrimos que se tratava se um barco-hostel. Incrível né!



E ao lado o Forum Marinum (Fórum Marino), um museu nacional especializado em história marítima e naval finlandesa.
O museu tem exposições permanentes, uma fascinante coleção de embarcações e uma notável frota de navios-museu: veleiros, o Suomen Joutsen (fragata) e o Sigyn (barque), quatro navios de guerra e muitos pequenos navios a vapor, como um rebocador e um barco da polícia.


Já, um pouco mais próximos do nosso destino de retorno, avistamos essa pequena balsa toda laranja. Ela faz a travessia gratuitamente de pedestres e ciclistas de um lado para outro do Rio Aura. Muito bacana, né!! 


Saindo das margens do rio, nos embrenhamos pelas ruas da cidade novamente e sem querer, achamos o Turku Market Hall (Mercado de Turku), que existe há mais de cem anos e traz uma atmosfera de tempos passados. Lá você vai encontrar balcões tradicionais de carne, peixe, comidas exóticas, lojas especializadas, pão, leite, queijo, restaurantes e cafés.


E por fim, o Turku Art Museum (Museu de Arte de Turku), que não visitamos pois estava fechado. Mas, existem exposições diversas e de alta qualidade que apresentam o fascinante mundo da arte, desde obras clássicas até o mais recente em arte contemporânea, além de exposições em constante mudança.
O edifício de granito nacional romântico do museu é um dos marcos mais proeminentes da cidade e também uma atração em si.


No dia seguinte, seguimos para Helsinque. Chegando lá, apenas descemos do ônibus, passamos no mercado e já embarcamos para Porvoo. Já havíamos comprado a passagem anteriormente. 

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial