domingo, 27 de janeiro de 2019

📌BRASIL: BAHIA

ESTADO DA BAHIA



NOME OFICIAL: Bahia

ÁREA: 564.692,669 KM²

CAPITAL: Salvador

POPULAÇÃO:  14.873.064 habitantes (estimativa 2019)

GENTÍLICO: Baiano ou Baiense

REGIÃO: Nordeste

PRINCIPAIS CIDADES: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Camaçari e Jequié.

CLIMA: Tropical e Semiárido

IDH: Índice de desenvolvimento humano - 0,714

--Porto Seguro





Berço do Brasil, o lugar onde a história começou diz muita coisa sobre a natureza e a cultura do nosso país. Local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, ocorrida aproximadamente três meses após o descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón em Pernambuco.
O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535 e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos.
São quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias.
___

Chegamos em Porto Seguro com esse lindo nascer do sol, vindos de São Paulo, capital.



Entrada/Saída do Aeroporto. 




Primeiro visitamos Trancoso e Arraial d'Ajuda, onde  pegamos a balsa para Porto Seguro (pagamos a ida, mas a volta não).



📹📹




Passamos por Porto Seguro, indo primeiro direto para Santa Cruz Cabrália. Daí sim, retornamos para Porto.

Nosso primeiro passeio na cidade foi conhecer o Centro Histórico da cidade, que encontra-se na lista do  Patrimônio Mundial da Unesco (Costa do Descobrimento).

Estávamos hospedados no centro da cidade e fomos até lá de Uber, algo em torno de 10 minutos. O local é pequeno e fácil de ser conhecido a pé. Abriga um casario colonial preservado, igrejas e museus.

- Igreja de São Benedito, construída pelos Jesuítas. 



Ao lado ficam as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.


- Na praça da Igreja, várias casas coloridas e históricas onde hoje funcionam lojinhas de artesanato e centros culturais. 

📹📹




















O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem. É como uma certidão de nascimento do Brasil.



- No entorno da Praça Pero Campos de Tourinho ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro; 


Ao lado fica a antiga câmara e cadeia onde hoje funciona o Museu do Descobrimento. Dente as peças em exposição, há um pouco da cultura indígena e instrumentos usados pelos portugueses para navegação.



Atrás do Marco de Descobrimento, tem-se uma linda vista do mar e também o letreiro da cidade.



Seguindo por trás do museu chega-se à Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, que raramente abre, só em datas especiais e sem aviso prévio. Isso por conta do seu rico acervo sacro e o risco de roubos. 


Ali perto fica o Farol de Porto Seguro, com uma linda vista do mar e da cidade atual.


📹📹


Assim como em Arraial d'Ajuda, aqui já virou costume que os turistas amarrem suas fitinhas. 



Saindo de lá, fomos até a rodoviária que fica na saída na cidade histórica e pegamos um ônibus até a Praia de Taperapuan, a mais badalada de Porto Seguro.
Descemos bem em frente ao famoso Complexo de Lazer Axé Moi. Na entrada tem vários desses bonecos que representa a cultura da Bahia.



Claro, que não podia faltar o famoso axé para a galera dançar junto.



A praia possui águas azuis, de temperatura agradável, cercada por coqueiros, faixa de areia extensa, fofa, branca e muito boa para caminhadas. 


Nessa mesma praia está outro complexo bem famoso - Tôa Tôa.



Lá também rola muito axé e lambaeróbica.



Mais um pouquinho da Praia de Taperapuan, já no final da tarde.



No início da noite fomos para passarela do Descobrimento é o ponto mais popular da cidade. A área, cheia de casinhas coloridas, fica repleta de barracas vendendo bebidas e artesanato, com muitas pessoas nos bares e nos restaurantes. 

Lá está a Igreja Nossa Senhora do Brasil.


Foto tirada pela manhã

Que também possui muitas fitinhas em seu portão.



Em frente à igreja essa linda vista!



As barraquinhas, lojas e restaurantes.
























E assim finalizamos mais uma trip pelo nordeste do Brasil.



--Santa Cruz Cabrália


📌SANTA CRUZ 
CABRÁLIA📌








Município localizado na Costa do Descobrimento, no sul baiano e mais tranquila que sua vizinha Porto Seguro, à 23 km. Além de cenário da primeira missa rezada no Brasil, em 1500 - uma cruz simbólica demarca o local na praia de Coroa Vermelha - tem paisagens típicas do Sul da Bahia e da Costa do Descobrimento, emolduradas por um mar de águas cristalinas protegido por recifes e vegetação de mata Atlântica. 
___

Chegamos em Porto Seguro, vindos de Arraial d'Ajuda. Apenas deixamos nossas mochilas no hotel e seguimos para Cabrália.

Pegamos o ônibus da empresa Brasileiro que passa pela orla da praia do centro de Porto Seguro e depois de 24 km estávamos em nosso destino. Paramos no centro e fomos em direção ao Mirante da cidade, localizado em frente ao Centro histórico. Claro em uma subidinha!



📹📹

Do outro lado da rua, outra subidinha para o Centro Histórico, onde em 1530 teve início a povoação por oferecer mais segurança aos moradores, pois está em um lugar alto da cidade.
Quando os conflitos entre índios e portugueses diminuíram, a população foi se transferindo para a parte baixa da Vila, abandonando aos poucos esse local.


O local é bem pequeno e pode ser conhecido em pouco tempo. Lá encontram-se:

- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (construída no século XVII); uma das mais belas construções jesuíticas sobreviventes




Assim como no lado externo, no seu interior destaque também para o azul e branco. 



- Casa de Câmara e Cadeia (final do século XVIII), juntamente a com a igreja, representava o símbolo do poder no Brasil colonial e no Império.
Desde abril/1997 abriga o Arquivo Público Municipal de Santa Cruz Cabrália. 



Ao lado da igreja, ao fundo, encontram-se algumas ruínas que estão classificadas como desconhecidas.
Pertencem há uma construção inacabada com elementos arquitetônicos do século XVIII, que até hoje não identificaram qualquer elemento que evidenciasse a que serviria tal edificação.



Do lado direito da igreja tem-se uma vista de tirar o fôlego tanto do mar como do Rio João de Tiba.



 📹📹



Saindo de lá, descemos até a Praia de Arakakai, 
localizada no centro da cidade. A água do mar é azul-esverdeada e há trechos em que ela se torna mais transparente. 


 

Como fomos em uma época em que a maré estava baixa, os recifes dominavam as paisagens com a formação de piscinas naturais. Porém, quando a maré está cheia, eles ficam submersos e se torna muito perigoso tomar banho ali. 



📹📹



Em uma das barracas essa escultura de caranguejo. 



Seguindo a rua da praia chegamos na Praça do Povo, onde encontra-se o letreiro da cidade. 


Em frente à praça fomos para o ponto de ônibus, onde pegamos um táxi compartilhado até Coroa Vermelha, considerada uma enseada pertencente ao município de Cabrália.

Descemos em direção à praia. O acesso se dá por um calçadão cheio de lojas de artesanatos indígenas.







Nesse local é onde fica a aldeia indígena Pataxó e o Museu Indígena. Não vistamos, pois estava fechado.



Terminando o calçadão, chega-se em uma enorme praça, local onde foi rezada a primeira missa do Brasil. 






























Atrás da cruz fica o acesso à praia, de águas calmas e limpas.



Como a maré estava baixa o mar virou uma piscina natural de águas quentes.



E a nossa sombrinha nesse paraíso!



Final de tarde voltamos para Porto Seguro.