quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Tiradentes


📌TIRADENTES📌







Simpática cidade mineira localizada a 203 km de Belo Horizonte. Engastado no sopé da Serra São José, o município possui um acervo turístico, recreativo e cultural de dar inveja a qualquer outro lugar. 
Dessas terras extraíram-se centenas de quilos de ouro e nos anos iniciais de vida do arraial a primitiva capela foi substituída por um magnífico templo, a Matriz de Santo Antônio, patrimônio cuidadosamente conservado juntamente com o centro histórico. 
Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local.
___

Agora mais 114 km de Congonhas até Tiradentes, muito aconchegante, romântica e bem arrumadinha. Apresenta um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados de todas. Bom como já é de costume conhecemos mais um bocado de Igrejas!😊 


Principal praça da cidade, o Largo das Forras. Daqui partem os passeios de charretes e também é um ótimo lugar para começar explorar cidade, fora as grandes árvores que fazem um boa sombra. 


Capela do Bom Jesus da Pobreza, localizada no centro e inaugurada em 1750, possui a imagem de Cristo Agonizante, estava fechada.


Ruas super charmosas!!


Igreja Nossa Senhora do Rosário, considerada a mais antiga da cidade, datada em 1708, um belo exemplo da arte barroca. Frequentada pelos escravos, o único branco a entrar na igreja era o padre durante as missas.


E sua capelinha!!


Praça da Câmara Municipal.


Matriz de Santo Antônio, localizada em um dos locais mais elevados da cidade e que pode ser vista de quase todos os pontos, na época isso significava um tipo de lembrete para indicar a posição de destaque da religião, no período colonial. É também um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais.




Santuário da Santíssima Trindade, construída em 1810, mas sofreu diversas transformações, em 1923 tornou-se um centro de romaria.  


Capela São João Evangelista, construída em 1760 a capela abriga as irmandades do santo padroeiro. 


Capela de Nossa Senhora das Mercês, possui em seu interior um magnífico estilo rococó.


Capela São Francisco de Paula, localizada no alto de uma colina, oferece uma bela vista da cidade. Em seu interior abriga a imagem do santo padroeiro.


Chafariz São José construído em meados do século XVIII, servia para o fornecimento de água aos moradores de Tiradentes. O local é marcado por uma construção que se assemelha às fachadas das igrejas barrocas. Ao todo, havia três pontos de água: um para o consumo humano, outro para os animais e o terceiro servia para os escravos lavarem roupas. 


A água chegava ao chafariz através de um pequeno aqueduto com origem no Bosque Mãe d’Água👇, localizado nos fundos do local. Lá existe uma trilha com mais ou menos um 1 km dentro da mata nativa e todo o caminho segue o aqueduto (canal para conduzir água) que coleta água em uma nascente, conduzindo para o Chafariz São José. Passeio sensacional. Para quem gosta de trilhas, eis uma dica!


E seguimos viagem para São João Del Rey, passando pela Estrada Real.


Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial