quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Congonhas


📌CONGONHAS📌







Situada a 70 km de Belo Horizonte, na região do Alto Paraopeba, Congonhas recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo para apreciar a grande obra do artista barroco Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. O nome Congonhas, vem do tupi Congói, e quer dizer o que sustenta, o que alimenta.
A cidade também ganhou fama na década de 60 em virtude das curas efetuadas pelo médium Zé Arigó, que incorporava o espírito do médico alemão Fritz. Pessoas do mundo inteiro visitavam Congonhas em busca de cura. Até cientistas americanos da Nasa estudaram o fenômeno.
___

Seguimos de carro de Ouro Preto por mais ou menos 56 km, chegando em Congonhas, que é outra cidade histórica e faz parte do circuito histórico de MG. A cidade não é muito bonita se comparando com Ouro Preto, mais tem suas preciosidades também. 

Um dos principais pontos da cidade, e que é visitada por muitos turistas anualmente é o Santuário Bom Jesus de Matosinhos👇, que fica no alto de uma colina, o mestre Aleijadinho esculpiu em pedra sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real.


Fora isso em frente à Igreja, está o Jardim dos Passos, onde existem seis capelas👇 que representam a Via Sacra. Todo esse conjunto foi tombado pela UNESCO (confiram nossa lista da Unesco), e transformado em patrimônio cultural da Humanidade. 


Por dentro das capelas.







Realmente um local impressionante, pois para cada escultura👇 que se olha parece que nos transmite algo. O semblante de cada profeta parece triste. A posição e o gesto parecem estar revelando algo que vivenciaram de uma época trágica com desfecho da Inconfidência. 




























Depois visitamos à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, nela se encontra várias fases do barroco, tem Aleijadinho e pintura dos melhores artistas mineiros da época. Sua fachada está representada a Arca de Noé e a Pomba Imaculada.


Agora mais 114 km até Tiradentes.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial