quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--São João Del Rei


📌SÃO JOÃO DEL REI






Situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, o município fica a 185 km da capital mineira. 
Com arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, no século XVIII, São João del-Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. 
Cidade natal do ex-presidente que nem chegou a tomar posse, Tancredo Neves, é a maior cidade setecentista do estado de Minas Gerais e oferece uma vasta biografia a ser explorada pelo turista. 
Suas centenárias igrejas trazem o melhor do barroco mineiro através de abastados e delineados altares dourados. 
___

Chegamos na cidade, vindos de Tiradentes. Aqui mais uma cidade diferente de todas as outras. Considerada uma das microrregiões de Minas Gerais, a cidade aparenta estar dividida em duas partes: uma parte moderna e agitada na área contemporânea com escolas, faculdades (uma até bem conhecida UFSJ), pessoas para lá e para cá, mini shoppings, academias, etc., tudo que uma cidade grande tem.  
E outra parte, a histórica e cultural, que por sinal é muito pacata, a não ser pelos turistas.
Conseguimos conhecer esses dois lados primeiramente a parte histórica, com suas igrejas e alguns museus: 

Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais monumentos religiosos da cidade e um dos mais belos templos coloniais de MG. A autoria do projeto é uma dúvida, pois envolvem, o Aleijadinho e Francisco de Lima Cerqueira. Paga-se taxa para visitação.



Memorial Tancredo Neves, acervo referente à memória do ex-presidente Tancredo Neves.

Informações sobre o Museu, acessem


Ponte do Rosário, primeira ponte de pedra. 


Igreja Nossa Senhora do Rosário, considerada a mais antiga da cidade, e seu interior é bem simples. Entrada Gratuita. 


Solar dos Neves, residência do ex-presidente Tancredo Neves. Visita apenas externa.


Pelas charmosas ruas da cidade!




Igreja Nossa Senhora das Mercês, foi reformada em 1853 e na sua atual fachada surpreende pela torre lateral ligada ao corpo da igreja por um estreito corredor. Entrada gratuita. 


Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um dos monumentos religiosos mais ornamentados de MG.
Entrada gratuita.


Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi erguida no ponto alto do rococó, trazendo inovações no seu estilo: a portada elaborada por elementos escultórios, e as torres octogonais ligeiramente recuadas do plano da fachada. Paga-se taxa para visitação. 


Ponte da Cadeia, construída por volta de 1798, em estilo romano, recebeu esse nome após serem erguidas a Casa da Câmara e Cadeia na margem direita do córrego. 


Prefeitura da cidade.


Igreja de São Gonçalo Garcia, construída para substituir a antiga capela do ano 1772. Anualmente reúne muitos fiéis militares em uma grande festa na cidade. Entrada gratuita. 


Monumento aos Expedicionários, homenagem aos combatentes brasileiros da 2º Guerra Mundial.


Capela de Nossa Senhora das Dores, pertence a Santa Casa de misericórdia, única construção em estilo neogótico da cidade. Entrada gratuita.


E nossa viagem continuou, agora para São Thomé das Letras.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial