P√°ginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 1980

Monte Verde - MG

ūüĒĽMONTE VERDE-MGūüĒĽ

Localizada no extremo sul de Minas Gerais, √© o destino certo para quem procura baixas temperaturas, pois est√° em meio √†s montanhas da Serra da Mantiqueira. O inverno √© bem rigoroso, com isso atrai turistas de todos os cantos. Al√©m desse frio a cidade conta com muitas outras atra√ß√Ķes como f√°brica de cerveja e de geleias, trilhas, esportes e aventuras. Ent√£o voc√™ poder√° vistar em qualquer √©poca do ano.

DIA 1
A avenida Monte Verde √© a principal da cidade e √© por l√° que o passeio come√ßou. Partindo do portal da cidade, pela avenida, seguimos pela Trilha do Pinheiro Velho (FOTO), que fica dentro da cidade. Trilha curta e muito f√°cil. Nos leva at√© o aeroporto em aproximadamente 500 metros e seguindo um pouco mais, chegando aos 700 metros, tem seu fim na Avenida Sol Nascente. A trilha √© bonita e caminhando por ela, passa-se sobre o riacho que cruza a cidade e nascente com √°gua pot√°vel. Por ali tinham poucas pessoas no trajeto. Sem d√ļvida l√° do alto, no aeroporto, deve-se ficar um tempo, pois √© um bom local para se apreciar a cidade, com os morros no entorno.

A descida foi tranquila e na sequencia, o passeio pela avenida principal. Depois, para iniciar a tarde, mais uma trilha. A escolhida dessa vez foi a Trilha da Pedra Partida (FOTO). A cidadezinha √© bem sinalizada.

O caminho para l√° se inicia pela Avenida das Montanhas, passando pelo Portal das Montanhas. O percurso de carro at√© o in√≠cio da trilha foi um pouco demorado, mas com certeza valeria muita a pena.
Aproximadamente 14h. O carro ficaria estacionado junto a uma caixa d'√°gua e dali para frente, era a p√© por trilha e subindo sempre. Desse ponto saem duas trilhas. Mas a escolha j√° tinha sido feita para essa tarde, conforme mencionado. E √© a trilha que leva ao ponto mais longe da cidade. A trilha √© boa, sem qualquer obst√°culo, mas cansativa. Nela tamb√©m n√£o tinha muita gente. Nessa trilha se inicia a Trilha da Pedra Redonda, sinalizada por uma placa. Depois de muito tempo, o final da trilha: a Pedra Partida (FOTO), com seus 2.050 metros de altura.

DIA 2
8h30m mais ou menos, era sair para mais um dia de trilhas.
Seguindo de carro pela Rua Mantiqueira, a parada agora foi a outra caixa d'√°gua, onde a trilha tinha in√≠cio. Muita subida, mas foi bem tranquilo.
Mais ou menos 1h de caminhada (na verdade, subida) e chega-se ao Plat√ī (FOTO), aos 1.900 metros de altura. Maravilhoso!!ūüėÉūüėĄ

Do plat√ī saem duas trilhas, em dire√ß√Ķes opostas. Uma leva ao Chap√©u do Bispo...

...e a outra, ao Pico do Selado.

Aqui tamb√©m existe a marca de divisa entre os Estados de SP e MG.
Depois de um tempo por ali, a caminhada continuou pela trilha at√© o Chap√©u do Bispo (FOTO), √† 2.030 metros de altura. Foi uma trilha, digamos plana. Sim, plana, j√° que at√© ali foi s√≥ subir, subir e subir. E haja f√īlego!!ūüėĆ

Decididamente ali eram as trilhas mais visitadas. Outro local fabuloso.
Aqui, existe uma fenda estreita na pedra por onde alguns se aventuram a descer.
Com ajuda e orienta√ß√£o dos guias, escorrega dali, desliza daqui, rasteja e pronto. Obst√°culo (fenda) transposta. Sensacional!!
Da√≠ j√° foi passando do meio dia. O retorno se deu pela mesma trilha at√© o Plat√ī.
Um tempo descansando e apreciando a paisagem, linda por sinal.
14h e era hora de seguir em dire√ß√£o ao Pico Selado (FOTO), a 2.080 metros de altura. Depois de uma longa caminhada, com subidas e descidas relativamente suaves, pronto. Mais um local visitado.

De volta ao Plat√ī, o caminho seria ent√£o s√≥ descida pela trilha at√© o carro. Desce, desce, desce,... Cad√™ o fim da trilha???

DIA 3
Ainda faltava a visita √† Pedra Redonda. E esse seria o passeio.
Partindo da pousada, o mesmo percurso da tarde do primeiro dia na cidade.
Seguimos √† p√© subindo pela trilha logo cedo. Na metade da trilha que d√° acesso √† Pedra Partida, foi pegar a bifurca√ß√£o que conduziria para √† Pedra Redonda. Depois de muito subir, a Pedra Redonda (FOTO). Uhhhhhh!!!ūüėĄūüėÉ Como em todos os lugares anteriormente visitados, a vista era encantadora.
Lugar igualmente lindo!!ūüíĖ

Ali também tinha um ponto sinalizando a divisa dos estados de SP e MG.
A descida se deu no final da manh√£, pois a inten√ß√£o era almo√ßar em Monte Verde.
Agora era passear ent√£o, mais uma vez pela Avenida Monte Verde. O percurso se iniciou na Galeria Su√≠√ßa, passando pelo Shopping Inverness e a pra√ßa central. Ali tinha uma bela feirinha, com banquinhas de comida, inclusive.
Pouco mais e 13h e a visita agora foi √† Roda d'√Āgua (FOTO).

Fica a dica: visite a cidade, mas n√£o deixe de conhecer as trilhas, pois as vistas s√£o sensacionais!!ūüĎćūüėÉ