quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--São Thomé das Letras - Cidade mística!

📌SÃO
THOMÉ 
DAS
LETRAS
🔮✨🌄🌌🌠🌟




Uma cidade que alguns acreditam ser um dos sete pontos energéticos da Terra. Um lugar místico, espiritual, científico e alternativo.  
Localizada em uma região serrana (alto da montanha), sobre um largo depósito mineral de quartzito (pedras brancas), que foram utilizadas na construção de quase toda cidade e atualmente, muito utilizada na elaboração do artesanato local.


__
Viajamos de São João Del Rei, até São Thomé, uns 170 km. Como chegamos no final da tarde, tentamos assistir ao pôr do sol🌄 na famosa "Pirâmide"👇, cartão postal da cidade mineira, mas infelizmente não deu tempo.😏 Mas, claro ficamos por lá curtindo a vibe do lugar. 
Ahh, está localizada há 1 km do centro. Basta, caminhar morro acima, até o final da cidade.
Bom, seu nome surgiu devido ao formato arquitetônico adotado em sua construção, mas ninguém sabe ao certo os motivos que levaram sua construção.


De lá se tem uma vista panorâmica de 360º, a uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar. 
Simplesmente espetacular, principalmente às diversas vistas que podemos apreciar.


Uma sensação de paz!!👼 Energia Pura. A pedida e conseguir um lugar para sentar no telhado e apreciar o pôr do sol, que não foi nosso caso, mas esperamos anoitecer para sentar bem no centro na pirâmide.



No dia seguinte, tomamos um belo café mineiro e seguimos para a Cachoeira da Lua, uns 7 km de centro, saindo pela estrada de terra em direção a Baependi. 
No caminho você passará por: Estádio Municipal... 



...Praça do Extrator...



...e Gruta Toca do Leão. 



Que os mais antigos contam que a formação rochosa era de dois animais, sendo que um deles estava engolindo o outro. 


Depois de 2 km na estrada de terra, à esquerda terá uma placa do Camping do Jhonny, pegue essa entrada. Mais uns 5 km e estará na Cachoeira da Lua. Tem um pequeno estacionamento, alguns artesãos vendendo seus produtos, uma pequena trilha e já é possível ver a cachu. 



A queda d'água é baixa, forma-se uma piscina não tão grande. Como o poço é fundo, o pessoal se pendura em uma corda que já está ali, e vai que nem Tarzan, até se jogar na água.



Depois seguimos para Cachoeira da Eubiose. Basta voltar para o Camping do Jhonny, um pouco mais à frente está a entrada para a cachoeira. 



Do lado direita da estrada de terra, há um lugar para estacionar. E do lado esquerdo é a trilha, super tranquila, bem sinalizada e até gostosa de percorrer, são 500 metros e no trajeto também irá encontrar artesões.  



A cachoeira forma uma piscina rasa e tranquila, e você consegue caminhar, deitar e até ficar embaixo de sua queda d'água. Comparando com a anterior achamos essa muito melhor, pois a mata é mais aberta, entra mais sol, e a água é mais cristalina.



Aqui até parece outra cachoeira né? Mas não é, o sol tinha escondido um pouco, e a foto foi feita de outro ângulo.



Depois de um tempo aproveitando essa maravilha, seguimos para a Cachoeira do Flávio. Basta seguir mais 3 km, parar no estacionamento e descer um pequeno barranco de uns 50 metros.
Bem procurada por famílias, forma poços rasos e a queda d'água e bem baixa e você conseguirá ficar embaixo dela.



Final da tarde e voltamos para cidade, uma paradinha na Igreja Nossa Senhora do Rosário, conhecida como "Igreja de Pedra". Foi construída totalmente de pedras extraídas da região, com pedras sobrepostas, sem argamassas, iniciada pelos escravos no século XVIII.



No outro dia, levantamos cedo tomamos café e saímos em direção ao centro histórico, tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Composto por: 

- Praça Barão de Alfenas e imediações, ruas e casas que cercam tal núcleo. E a principal da cidade e onde está a Igreja Matriz.



- Igreja Matriz de São Thomé, sua construção teve início em 1.785, por iniciativa de João Francisco da Junqueira (um português que imigrou para a capitania de Minas Gerais durante a colonização do Brasil). Na parte interna encontra-se pinturas de José Joaquim da Natividade, discípulo de Aleijadinho.



- Gruta de São Thomé ao lado da igreja, que deu origem a história da cidade. 



História sobre o local: o escravo, conhecido como João Antão, fugiu em 1780 de seu "senhor" e se refugiou na gruta por muito tempo. Um senhor trajado apareceu na gruta e entregou a João um bilhete. Pediu para que o bilhete fosse entregue ao dono da fazenda e que se João entregasse seria perdoado. 
João que era analfabeto, entregou o tal bilhete que continha dizeres sobre uma imagem de São Thomé. O dono da fazenda recebeu o bilhete, ficou impressionado com os dizeres, a caligrafia, a qualidade do papel e determinou que João o levasse a tal caverna, onde ficou foragido. 
O capitão coletou a imagem, levou-a para a casa e libertou João. A imagem talhada sumiu e reapareceu misteriosamente na gruta. Por diversas vezes a imagem era recuperada e passada alguns dias aparecia novamente na gruta.
Com isso o capitão acreditou em tal milagre divino e pediu para construir uma capela ao lado da gruta para abrigar a imagem. Na gruta havia anagramas e símbolos, logo começou a ser visitada e tornou-se uma espaço muito procurado pelos turistas.




Entrada 
para gruta 


 






Caminhando por dentro 
dela












Um altar 🙏













Em cima da gruta










A pé, seguimos para o Parque Municipal Antônio Rosa, trata-se de um conjunto paisagístico tombado pela prefeitura. Lá encontra-se: A Pirâmide, a Gruta Toca do Leão e o Cruzeiro👇 que conhecemos no primeiro dia.


A Pedra da Bruxa, que fica na mesma direção da "Pirâmide", um pouco mais há frente. Segundo alguns moradores, a pedra teria o poder mágico de atrair discos voadores.😵
Olhando de perfil para pedra, lembra a silhueta e a face de uma bruxa, foi assim que surgiu seu nome.



Logo ao lado, o Mirante São Thomé das Letras, é uma casinha de pedra, onde é possível se ter uma visão 360º das belezas da cidade. Outro local onde pode-se assistir um pôr do sol.



Dentro da 
casinha 
de pedra com vista para as montanhas



Do lado de fora outra linda vista.




 




Agora de carro seguimos para Cachoeira mais badalada: Vale das Borboletas, mais ou menos um 1,5 km do portal de entrada da cidade, na saída de Três Corações. Na entrada terá um estacionamento bem grande, onde há dois restaurantes e uma criação de gado.🐄🐄 
Depois seguir por uma trilha a pé e chegar no alto da cachoeira. 



E para descer, terá que passar por um barranco escorregadio. Tome cuidado para não cair!!
Lá embaixo, é bem bonito e gostoso de se ficar. As diversas pedras formam piscinas naturais. 



É possível também ficar embaixo da queda d'água e passar atrás dela que estão repletas de samambaias.



E antes de voltar para casa paramos na famosa Ladeira do Amendoim, localizada à 6km do centro da cidade, acesso pela estrada de Três Corações.
O local é bem diferente de tudo que já vimos. É uma ladeira com pequena inclinação e uma certa "magia".
Basta, parar o carro em ponto morto e com o freio de mão abaixado, o carro parece subir a ladeira.
Mas que loucura é essa? Bem, nada mais nos restava senão testar!! E não é que era verdade!? Vale a pena conferir!



E assim retornamos para casa.🏠

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial