domingo, 27 de janeiro de 2019

--Santa Cruz Cabrália

📌SANTA CRUZ
CABRÁLIA📌

Município localizado na Costa do Descobrimento, no sul baiano e mais tranquila que sua vizinha Porto Seguro, à 23 km. Além de cenário da primeira missa rezada no Brasil, em 1500 - uma cruz simbólica demarca o local na praia de Coroa Vermelha - tem paisagens típicas do Sul da Bahia e da Costa do Descobrimento, emolduradas por um mar de águas cristalinas protegido por recifes e vegetação de mata Atlântica.
___

Chegamos em Porto Seguro, vindos de Arraial d'Ajuda. Apenas deixamos nossas mochilas no hotel e seguimos para Cabrália.

Pegamos o ônibus da empresa Brasileiro que passa pela orla da praia do centro de Porto Seguro e depois de 24 km estávamos em nosso destino. Paramos no centro e fomos em direção ao Mirante da cidade, localizado em frente ao Centro histórico. Claro em uma subidinha!

📹📹

Do outro lado da rua, outra subidinha para o Centro Histórico, onde em 1530 teve início a povoação por oferecer mais segurança aos moradores, pois está em um lugar alto da cidade.
Quando os conflitos entre índios e portugueses diminuíram, a população foi se transferindo para a parte baixa da Vila, abandonando aos poucos esse local.

O local é bem pequeno e pode ser conhecido em pouco tempo. Lá encontram-se:

- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (construída no século XVII); uma das mais belas construções jesuíticas sobreviventes

Assim como no lado externo, no seu interior destaque também para o azul e branco.

- Casa de Câmara e Cadeia (final do século XVIII), juntamente a com a igreja, representava o símbolo do poder no Brasil colonial e no Império.
Desde abril/1997 abriga o Arquivo Público Municipal de Santa Cruz Cabrália.

Ao lado da igreja, ao fundo, encontram-se algumas ruínas que estão classificadas como desconhecidas.
Pertencem há uma construção inacabada com elementos arquitetônicos do século XVIII, que até hoje não identificaram qualquer elemento que evidenciasse a que serviria tal edificação.

Do lado direito da igreja tem-se uma vista de tirar o fôlego tanto do mar como do Rio João de Tiba.

Saindo de lá, descemos até a Praia de Arakakai,
localizada no centro da cidade. A água do mar é azul-esverdeada e há trechos em que ela se torna mais transparente.

Como fomos em uma época em que a maré estava baixa, os recifes dominavam as paisagens com a formação de piscinas naturais. Porém, quando a maré está cheia, eles ficam submersos e se torna muito perigoso tomar banho ali.

📹📹

Em uma das barracas essa escultura de caranguejo.

Seguindo a rua da praia chegamos na Praça do Povo, onde encontra-se o letreiro da cidade.

Em frente à praça fomos para o ponto de ônibus, onde pegamos um táxi compartilhado até Coroa Vermelha, considerada uma enseada pertencente ao município de Cabrália.

Descemos em direção à praia. O acesso se dá por um calçadão cheio de lojas de artesanatos indígenas.

Nesse local é onde fica a aldeia indígena Pataxó e o Museu Indígena. Não vistamos, pois estava fechado.

Terminando o calçadão, chega-se em uma enorme praça, local onde foi rezada a primeira missa do Brasil.

Atrás da cruz fica o acesso à praia, de águas calmas e limpas.

Como a maré estava baixa o mar virou uma piscina natural de águas quentes.

E a nossa sombrinha nesse paraíso!

Final de tarde voltamos para Porto Seguro.