domingo, 27 de janeiro de 2019

--Arraial d'Ajuda

📌ARRAIAL D'AJUDA

Distrito do município de Porto Seguro, litoral baiano. Um dos destinos mais visitados da região, rusticamente charmoso, o vilarejo mais parece uma pequena cidade peculiar e totalmente diferente do município. Em cada esquina, um estilo, o multicolorido que embeleza a vila.
Ensolarado, praias lindas de águas calmas, quentes e transparentes, acolhem o sol a cada amanhecer....
___

Chegamos vindos de Trancoso. Existem algumas opções de como chegar:
Ônibus da empresa Águia Azul com diversas saídas durante o dia, mas não tão confortável, pois segue por um trecho de terra da Estrada Trancoso, por 20 km demorando mais;
- Vans que partem da praça do centro e seguem pela Estrada de Trancoso (BA-001) numa viagem de 32 km pelo asfalto, mais rápido.
- Ou de táxi que a viagem sai mais cara.
Nos optamos pela van e foi tudo bem tranquilo, um pouco mais apertado que no ônibus, mas pelo menos tinha ar-condicionado, o que no ônibus não existia.

Deixamos nossas mochilas no hotel e já fomos conhecer a cidade. Primeira parada, Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda, localizada no Largo da Ajuda. A igreja começou a ser construída em 1549 e recebeu esse nome em homenagem ao aparecimento da imagem da Santa a São Tomé de Souza e aos jesuítas que ali chegaram. Considerada o primeiro santuário do Brasil.

Seu interior não deixa de ser encantador pela sua simplicidade. Ainda na lateral existe uma sala de objetos dos ex-votos evidenciando as graças alcançadas.

O cenário ao redor da Igreja e da praça é composto por diversas casinhas coloridas que abrigam lojas, bares e restaurantes e compõem a beleza do local.

As lojinhas são recheadas de artesanatos da região.

Logo atrás da igrejinha fica o Mirante das Fitas, um anteparo coberto de fitinhas coloridas balançando ao vento, com uma vista fantástica para o mar

De outro ângulo!

Esse lugar é simplesmente fantástico!

Atrás do muro das fitinhas existe uma escadaria que nos leva até a praia. E foi por aí que seguimos.
No final dela está a Fonte Nossa Senhora D'Ajuda, que foi encontrada pelos padres jesuítas e que eles consideraram sagrada.

Passamos em frente ao Arraial d'Ajuda Eco Parque, e seguimos as placas indicativas entrando no caminho da praia.

E saímos nessa imensidão azul, Praia dos Pescadores. É um trecho protegido, com mar calmo, repleto de barquinhos de pescadores.

Frequentada principalmente por moradores de Arraial.

Repleta de coqueiros!!

A água é simplesmente transparente!📹📹

Como a maré estava baixa era possível avistar esses recifes e até caminhar sobre eles.

vista para o mar

vista para areia

Entre a areia e os recifes formavam essas piscinas naturais.

Dali, seguimos pela praia até chegar na Praia do Mucugê. E no caminho fomos apreciando esse mar maravilhoso!

O local é muito mais lotado que a praia anterior, pois a maioria dos turistas se concentram aqui, devido a maior infraestrutura de quiosques.

Saindo da concentração de quiosques, é um pouco mais tranquilo.

A faixa de areia é bem extensa e branquinha. Ao redor dela há uma exuberante vegetação, composta por coqueiros e outros tipos de árvores para quem deseja desfrutar de sombra fresca.

📹📹📹📹

Fim de tarde, fim de praia. Seguimos para a Rua do Mucugê, que liga a praia ao centro.

No início subida. Mas quando se chega no topo a rua fica plana e a vista é fantástica! Nessa área existem muitas casas e hotéis de alto padrão.

A Rua do Mucugê, considerada por muitos como a mais charmosa do Brasil, é uma das principais atrações da vila.

Nessa rua está o Beco das Cores, que é outro lugar interessante para quem quer ouvir música. Com várias lojinhas e bares, o lugar tem música ao vivo nos finais de semana. É um ambiente bem transado e descontraído, animado para quem quer curtir a noite.

Quando cai a noite o centro da cidade fica completamente lotado de turistas, andando para lá e para cá!

Mais uma vez na Rua do Mucugê (Beco das Cores)

Rua do Mucugê

Mais uma rua famosa por lá: Broadway, uma pequena ruazinha recheada de lojas de artesanatos, casarões seculares, restaurantes com culinária baiana, bares, galerias e pequenos shoppings. Local ideal para comprar aquela lembrancinha.

E finalizamos a noite com um delicioso acarajé e depois açaí!
No dia seguinte seguimos para Porto Seguro.