quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Sabará




📌SABARÁ📌 


Constituído pelos distritos de Ravena, Carvalho de Brito e Mestre Caetano, Sabará fica a 19 km da capital mineira, integrando a Região Metropolitana de BH. Conserva muita história em suas ruas, principalmente no centro da cidade. Casarões, igrejas e capelas setecentistas encantam os visitantes pela sua imponência. 
Sabará possui ainda diversos festejos culturais. Terra da jabuticaba, a cidade realiza todos os anos o famoso Festival da Jabuticaba. Entre música, comidas típicas e muita dança, o hospitaleiro povo sabaraense acolhe com todo prazer a todos os seus visitantes. O Festival do Ora-Pro-Nobis também é realizado na cidade é atrai turistas interessados na gastronomia local.
___

Fizemos um bate-volta de Belo Horizonte - Sabará, é bem fácil, pois existem ônibus intermunicipais que fazem esse trajeto de hora em hora. O ônibus parte do bairro Siderúrgica com destino ao centro de Belo Horizonte (Rua dos Caetés e Guaicurus) passando também pela Av. Cristiano Machado e José Cândido da Silveira.

Depois de uns 40 minutos, chegamos à Sabará. Não é apenas uma cidade histórica, pois novas construções foram acontecendo. Então ficou uma mistura de duas épocas. A parte histórica é interessante. 
Igreja de São Francisco de Assis, templo católico, tombado pelo IPHAN.  


Praça do Rosário, foi construída pela Irmandade dos homens pretos da Barra do Sabará, mas a decadência das minas não permitiu que fosse concluída.   


Chafariz do Rosário, decorado com ornatos de pedra sabão. É considerado o mais belo chafariz da cidade. 


Igreja Nossa Senhora das Mercês, marcada pela simplicidade em estilo barroco colonial.


Museu do Ouro, constam peças e equipamentos utilizados na garimpagem e na arte de ourivesaria.


Igreja Nossa Senhora do Carmo, é um importante exemplar da tradição artística barroca em rococó no país. Também é tombado pelo IPHAN. 


Em meio dia é possível conhecer toda parte histórica. Foi isso que aconteceu conosco e tínhamos tempo ainda, sentamos então na Praça Santa Rita e ficamos um bom tempo por lá.


Final da tarde voltamos para Belo Horizonte.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial