quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Mariana



📌MARIANA📌







Mariana é uma cidade no leste do Brasil conhecida pela sua arquitetura barroca colonial. Erguida por entre suntuosas montanhas, faz parte do Circuito do Ouro e, chamada de berço da civilização mineira, foi a primeira capital, cidade e vila do estado, sendo também a primeira sede de bispado de Minas.
Com mais de 300 anos de existência, a cidade, resguarda grande parte do patrimônio histórico cultural de Minas Gerais. Possui diversas obras históricas de valor inestimável, como museus, capelas, pontes, ruas, casarões, entre outras. 
___ 

Embarcamos em ônibus circular (fácil e tem a cada 30 minutos mais ou menos), que liga Ouro Preto à Mariana. Na metade do trajeto, chegamos na Mina da Passagem (FOTO), considerada a maior Mina de Ouro aberta à visitação do mundo.


A descida é feita através de um Trolley/Carrinho👇 de madeira sobre os trilhos e os túneis, num percurso de 315 m e 120 m de profundidade. Lá embaixo enquanto andávamos pelos túneis o guia vai explicando todo processo do ouro, tem também um lago natural, onde as pessoas praticam mergulho. 
A temperatura varia entre 17 a 20 graus. O valor da entrada é bem salgado. 



Segundo o guia, desde o início da exploração no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro e ainda existe ouro na Mina. Mas não é permitido retirar, pois está entre as rochas e a tentativa de retirada com abertura de valas e buracos, pode ocasionar o desmoronamento de tudo. Nos dias de hoje além do turismo a mina é um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de cavernas do Brasil. É um grande campo para pessoas que vem do mundo todo pesquisar os segredos e mistérios ainda não descobertos no seu interior. Mais uma experiência inesquecível!



Voltamos para o ponto de ônibus, esperamos mais um pouquinho e embarcamos novamente. Depois de alguns minutos chegávamos em Mariana. Assim como Ouro Preto preserva parte da história colonial brasileira. Vamos conhecer?? 
Começamos pela Catedral Basílica da Sé ou de Nossa Senhora da Assunção, foi concluída em meados do século 18, com rico interior com detalhes de Mestre Ataíde e Aleijadinho.



Capela de Sant'Ana, uma das mais antigas da cidade, sua fachada passou por reformas, no interior, a capela-mor possui a primeira fase do barroco.



Casa da Cultura;



Sede Guarany Futebol Clube, Seminário de São José👇; 



Nossa Senhora do Rosário, Arquiconfraria de São Francisco dos Cordões, Nossa Senhora das Mercês👇;



Capela de Santo Antônio, Nossa Senhora da Boa Morte, Basílica de São Pedro dos Clérigos,👇 foge do padrão da arquitetura colonial brasileira e segue linhas da influência Italiana, localizada no alto da cidade, tem-se uma bela vista.



O cartão postal da cidade fica na Praça de Minas Gerais e são as duas Igrejas: Nossa Senhora do Carmo (direita) e São Francisco de Assis (esquerda). 
A Igreja São Francisco tem a nave e sacristia com trabalho em pintura de Mestre Ataíde e os púlpitos em pedra e sabão são atribuídos a Aleijadinho. A Igreja do Carmo tinha o teto pintado por Francisco Xavier Carneiro, mas sofreu um incêndio, as pinturas se perderam e restou apenas o altar-mor.  


Ainda na mesma praça, o Pelourinho que lembra a memória dos tristes dias em que o trabalho escravo era comum no Brasil. 



Casa da Câmara e Cadeia,👇 que preservam o mobiliário e arquitetura da época.



Final da tarde voltamos para Ouro Preto.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial