terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Minsk

📌BELARUS📌

Minsk






Belarus (ou Bielorrússia) é um país sem litoral na Europa Oriental, entre Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia. Com uma história complexa e arquitetura rica.
Minsk é a capital e também o centro político, econômico, científico e cultural do país, e o centro administrativo da região de Minsk. Uma cidade moderna dominada pela arquitetura stalinista monumental, além de ser super limpa e organizada tem muitos lugares para conhecer.
___

Foram quase 8 meses de planejamento e organização, para que tudo saísse da melhor forma possível. E mesmo chegando no dia do embarque, tiveram coisas que ainda ficaram faltando, mas no decorrer da viagem fomos resolvendo.

Em um sábado nublado embarcamos para Paris/França e de lá para Minsk/Belarus.
Fim da tare, chegamos no aeroporto. Tudo muito diferente, principalmente o alfabeto cirílico que é usado nessa região. Claro não entendemos nadinha e a maioria não fala inglês, ou seja, utilizamos mimicas e Google Tradutor.😁😁

Logo no desembarque já fomos direcionados para a imigração e lá a única coisa que tem são: os guichês policiais e um outro guichê para fazer o Seguro Viagem para quem não o tem ainda. Exigem esse documento específico para Belarus. Não tem, deve comprar ali.
Nós já fizemos tudo pelo Brasil e fomos com tudo pronto, pois seria muito mais fácil e prático.
Passamos na imigração e o policial queria saber tudo: para onde íamos, quantos dias íamos ficar, transportes, hoteis, ... Depois carimbou os passaportes e fomos liberados.

Quando saímos do aeroporto já começamos nossa sessão de fotos, que como vocês podem ver é a coisa mais linda, limpa e tudo organizado.😍😍 Vendo tudo isso logo de cara, já imaginamos que o país e as cidades seriam lindíssimas.


Fomos para a parada de ônibus que fica do lado esquerdo de quem sai do aeroporto. 
Você poderá ir até o centro da cidade de ônibus ou de vans, pois os horários e preços são diferentes.
Ônibus: 300Э - vai direto 
Van 1400-TK - com paradas, dura cerca de 1h. 

E os tickets funcionam assim: nas máquinas com cartão de crédito (em inglês) ou no dinheiro direto com o motorista que não fala inglês😁😁. Se você não tiver os Rublos ($) como nós, dentro do aeroporto tem máquinas que fazem o saque.

Desembarcamos na frente da Estação de Trem👇, pois fomos de van, e ela não entra na rodoviária, apenas os ônibus. Estação de Trem e rodoviária ficam lado a lado. Então tudo tranquilo.
  

Logo em frente a Estação estão os Portões da Cidade em Minsk (The Gates of the City in Minsk), ou "Torres Gêmeas". Os portões são duas torres simétricas no estilo classicismo de Stalin. Do lado esquerdo a torre exibe um relógio alemão, que é o maior do país, e do lado direito o brasão de armas da antiga República Socialista Soviética da Bielorrússia. 


No dia seguinte fomos para Nesvizh e Mir (👈vejam os relatos). Apenas no outro dia que fomos conhecer a cidade. Antes de inciarmos os passeios, compramos o cartão de 24h para uso de ônibus e tram. Nossa primeira parada foi no Museu Belarrusso da Grande Guerra Patriótica (Belarusian Museum of the Great Patriotic War).

Foi o primeiro museu do mundo a contar a história da guerra mais sangrenta do século XX e o único no país criado durante os anos de ocupação nazista. Hoje é um dos museus de guerra mais importantes e maiores do mundo.


O edifício possui uma área total de 15.600 m² e está localizado na Praça dos Heróis. A fachada frontal parece uma saudação festiva com 11 raios brilhantes de aço inoxidável para simbolizar a Grande Vitória e ao mesmo tempo 1.100 dias e noites trágicos da ocupação de Minsk. As placas de metal mencionam a guerra, enquanto o brilho dourado significa a vitória e o maior tesouro que é a Paz.


Compramos nossos tickets na hora, e logo que abriu às 10h já entramos. Para quem gosta de museus de guerra, ou até para quem não é tão chegado, prepare-se, pois esse local é surpreendente. Pode separar umas boas horas para visitá-lo.

O museu possui cerca de 145 mil raridades, mais de 8 mil exposições que estão divididas em 28 coleções e exibidas em 10 salas temáticas.


A exposição termina no Salão da Vitória, representando uma cúpula de vidro do Reichstag Building, onde os soldados soviéticos colocaram a Bandeira da Vitória em 1.945.
Dentro da cúpula transparente é decorado com um painel de vitral representando a cegonha que é símbolo do país.


Saímos de lá, seguimos para o Parque Vitória (Victory Park in Minsk), que fica em volta do museu e possui uns 300 hectares. Sua entrada imponente com esse grande portal.


Há também um enorme lago, além de palco para eventos, área de pedestres e esportes, e a Ilha dos Pássaros, com grande variedade de diferentes pássaros . Não conseguimos aproveitar muito, pois a chuva atrapalhou nossa caminhada. 


Cruzamos quase todo o parque até chegarmos ao Subúrbio de Trindade (Trinity Suburb), que é um bairro na parte antiga da cidade, localizado na margem do rio Svisloch, no centro de Minsk. Atualmente o bairro foi incluído do centro histórico.

Lá encontra-se a Ilha das Lágrimas ou Ilha da Coragem (The Island of tears in Minsk). É uma ilha artificial do rio Svisloch que pode ser acessada por uma ponte.
A ilha na verdade é um memorial dedicado aos soldados belarrussos perdidos entre 1.979 e 1.989 no Afeganistão.


Lá encontram-se: 
-o anjo chorando porque não conseguiu proteger os soldados da morte; 
-uma grande pedra com o ícone da Mãe de Deus escondida em sua alcova; 
-Monumento dos Filhos da Pátria. 


Próximo dali, na Parizhskoi Kommuny Square, o belíssimo Teatro Acadêmico Nacional de Ópera e Balé Bolshoi (National Academic Bolshoi Opera and Balley Theatre), um dos maiores da Europa e é onde os melhores bailarinos do mundo se apresentam.👯💃


Podemos dizer que aqui é o ponto de partida para se perder pelas ruas do centro histórico. De frente para o rio em uma pequena subidinha está a imponente Catedral do Espírito Santo (Holy Spirit Cathedral). É o principal templo da Igreja Ortodoxa, mas que já passou pelo catolicismo no século XVII. 
Hoje, é uma espécie de jóia espiritual da parte central da cidade.


E junto à ela do lado esquerdo a Igreja de São Cirilo de Turov (Church of St. Cyril of Turov), que é uma Igreja doméstica da Academia de Teologia da cidade, onde funcionam sala de conferencias, edifícios educacionais, prédio da administração, dormitórios, sala de jantar, biblioteca, sala de leitura e outras instalações. 


Aí o tempo fechou novamente, subimos mais um pouco até a Prefeitura (Town Hall), todinha branca simbolizando a liberdade, resistência e orgulho. O prédio foi reformado diversas vezes e sua última inauguração foi em 2.003, com salas de exposições, salão de recepção e lojas de souvenirs.


No cruzamento da Rua Nemiga e da Avenida Pobediteley, está a igreja mais antiga sobrevivente de Minsk - Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (Church of the Holy Apostles Peter and Paul in Minsk), um templo ortodoxo que começou a ser construído em 1.611 e sofreu algumas reconstruções e adaptações para habitação. Apenas em 1.991 foi devolvido para a igreja. E assim finalizamos nosso dia.


No dia seguinte, logo pela manhã pegamos um ônibus até o Parque Vesnyanskiy. Fica um pouco afastado do centro, mais ou menos uns 5 km. Na verdade ele começa quando o Parque Vitória termina.

Descemos quase no ponto final, em frente a Igreja da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria (The Church of The Blessed Virgin Mary's Intercession), que é uma igreja ortodoxa em estilo de arquitetura russa antiga. 
Segundo uma lenda, uma visita milagrosa da Mãe de Deus aconteceu lá trezentos anos atrás. Desse modo multidões de peregrinos vão até o local, devido as curas nas pessoas.


Então pegamos novamente o ônibus e descemos no Palácio da Independência (Independence Palace). 

O local possui 50 mil m² todo espelhado, com centenas de quartos e é o símbolo da permanência de Alexander Lukashenko, presidente do país. 
O objetivo do palácio é sediar eventos importantes e marcantes, reuniões de delegações estrangeiras, homenagem a grandes famílias e admissão de crianças em organizações pioneiras. Uma pena que não é aberto ao público.😏


Nesse complexo ainda está o Centro Nacional de Exposições BelExpo (National exhibition center BelExpo) que faz fronteira com a Praça da Bandeira Nacional (National Flag Square), inaugurada em 2.013, um dos pontos turísticos mais novos da capital.


Como estávamos de ônibus, aproveitamos para conhecer os lugares mais distantes do centro, e no caminho vimos o letreiro (vejam outros letreiros de cidades que já passamos), com o nome da cidade, e claro, descemos rapidinhos para tirar umas 📷📷.


Aí seguimos até a Biblioteca Nacional de Belarus (National Library of Belarus), localizada na zona do parque do rio Slepyanka, na avenida Independence. 
Em formato de "diamante" de vidro lapidado e com a entrada principal parecendo um livro aberto, com inscrições em diferentes idiomas.


Abriga 8.600.000 itens disponíveis em vários idiomas e tipos de mídia, além de museu de livros, restaurantes e uma galeria com exposições rotativas.


Há também um passeio pelo terraço da Biblioteca, onde é possível ter uma vista de diferentes ângulos da cidade.


E lá de cima avistamos essa belíssima igreja. E logicamente, fomos lá conferir!😁 
Igreja de todos os Santos (All Saints Church), considerado um dos mais belos templos ortodoxos de edifícios modernos da cidade. 


Na volta mais um ônibus até a Praça da Vitória (Victory Square), que é uma das atrações turísticas mais famosas do país, pois é um lugar de peregrinação para os belarrussos lembrando aqueles que morreram na Segunda Guerra (que eles chamam de Grande Guerra Patriótica).


Sob a praça, na passagem subterrânea, há um salão memorial com placas de bronze com 566 nomes de heróis da União Soviética, que morreram para defender o país.


Do lado esquerdo da praça, está a entrada para o Parque Gorky e seguindo a avenida, o Circo do Estado de Belarus (Belarusian State Circus), que é o único no mundo localizado na avenida central de capital de país. 


Continuando na avenida chegamos na Praça Oktyabrskaya, onde solitariamente está o Palácio da República (Palace of the Republic). É o palácio do governo, utilizado para funções oficiais do estado, incluindo fóruns, reuniões, convenções, shows, orquestras sinfônicas e eventos. 

  
E ao lado, fora da praça, o Palácio do Sindicato (Labour Union Palace of Culture), aberto em 1.956. Por lá acontecem diversos eventos. 
Finalzinho da tarde e encerramos nossa caminhada.


Em nosso último dia pela cidade, ficamos mais próximos da região central. A primeira parada foi na Lenin Square (até 1.991 era usado esse nome), depois passou há ser chamada de Praça da Independência (Independence Square).
Lá podemos ver:

- Edifício do Parlamento com o monumento de Lenin.


- O mais famoso edifício da Igreja Católica em Minsk, Igreja de São Simão e Helena ou Igreja Vermelha, em estilo neo-romano, feita de tijolo vermelho.


- E por fim, no território da praça, existem saídas subterrâneas, que possuem: uma estação de metrô e um shopping👇 de três andares.


Uma caminhada até o Estádio Dínamo (Dínamo Stadium), que fica próximo à Estação de Trem. O estádio remonta uma história a mais de 80 anos. É uma das estruturas mais impressionantes da cidade.
No verão de 2019, sediou os principais eventos do 2º Jogos Europeus. 


Próximo dali, um edifício amarelo em estilo neoclássico que ocupa uma quarteirão todo, fica a Agência da Segurança do Estado da República de Belarus. É a agência de Segurança e inteligência que manteve o nome KGB, após a dissolução da União Soviética. 


Atrás da KGB, encontramos o Museu do Ministério da Administração Interna da República de Belarus (Museum of the Ministry of Internal Affairs of the Republic of Belarus). 
A entrada é gratuita, mas um guarda te acompanha na visita. O museu fornece informações sobre a cultura legal do estado de Belarus, algumas salas separadas são dedicadas aos heróis da Segunda Guerra, do acidente de Chernobyl até o presente.


O museu possui 5 salas: desde a aplicação de leis no território do país, histórias do Império Russo, informações sobre a organização e formação da milícia belarrussa entre 1917 e 1939. E as maiores salas são dedicadas às atividades das milícias durante a Grande Guerra Patriótica, atividades das forças do Ministério do Interior da República de Belarus atualmente.


E assim encerramos nossa viagem por Minsk. Agora da estação de trem, seguimos para Brest em um percurso de mais ou menos 5h.🚉🚉 

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial