terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Brest

📌BELARUS📌

Brest





Brest é uma cidade com uma história longa e complexa. Está situada na parte ocidental do país, a 350 km da capital - Minsk. Faz fronteira com a Polônia e a Ucrânia, por isso as peculiaridades do dialeto local.
A cidade também é conhecida mundialmente por suas enormes conquistas durante a Segunda Guerra Mundial. A fortaleza de Brest foi a segunda entre as cidades de Belarus a receber este título de honorável por uma batalha desesperada.
Então, vamos conhecer??
___

Nossa ida para Brest, foi sem dúvidas para conhecer sua Fortaleza, principal atração da cidade. Chegamos de trem vindos de Minsk, por volta das 23 h da noite. Sorte que nosso hotel era na frente da estação.

No dia seguinte saímos cedo, direto para fortaleza que ficava a aproximadamente 4 km à pé, mas logicamente aproveitamos para ir conhecendo outros locais.

Na ida, fomos por dentro do Parque de Cultura e Descanso de Brest ou Parque da Cidade de Brest (Park Kul'tury I Otdykha ou Brest City Park), que é o maior parque público urbano da cidade, com mais de 20 hectares. 
Lá existem diversas atrações, muitas espécies de árvores raras, palco de concertos, parque de diversões, dois lagos chamados: 1- Lower Lake e 2- Upper Lake.


Pertinho do segundo lago☝, esse lindo monumento de flores em forma de 💗, há vários outros diferentes monumentos também. 


Saindo do parque, apenas atravessamos uma avenida e a linha do trem, chegando na Fortaleza.

Mas, vamos lá conhecer uma pouco da sua história: é uma fortaleza russa construída no início do século XIX, um dos monumentos de guerra soviéticos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, comemorando a resistência à invasão da Alemanha Nazista. Pois, eles resistiram heroicamente durante 8 dias, em junho de 1941, a uma ataque pesado dos nazistas buscando conquistar a União Soviética.
No país, a Segunda Guerra é chamada de Grande Guerra Patriótica, sendo até os dias de hoje muito exaltada e respeitada pelos locais.

Logo na entrada já ficamos de queixo caído, pois tem um monumento gigante em formato de estrela cortada em bloco retangular de concreto que é a entrada principal. 


Conforme nos aproximamos já era possível escutar transmissões da rádio nacional da URSS, convocando o povo para a luta, assim como o batimento cardíaco do soldado que defende a fortaleza e bombas caindo. 
Isso fará com que você sinta a vibração do lugar e ainda imaginar tudo o que passou por lá. É de arrepiar!!


Atravessando o portão de entrada, as transmissões de rádio informando sobre a invasão do exército alemão não param em momento algum. E nessa passagem podemos ver também as casamatas de tijolo vermelho embaixo das muralhas.


Passando o portão principal, também já conseguimos visualizar as enormes esculturas. Mas vamos à primeira, que está na margem esquerda do braço do rio Mukhavets, chamada "Thirst" ou "Sede": um grande monumento representando um soldado ferido tentando tirar água do rio. O monumento reflete a bravura dos últimos soldados remanescentes que defenderam a fortaleza por muitos dias sem comida e água.


Vejam o monumento de pertinho no vídeo!📹


Seguindo para Praça Cerimonial no centro da Fortaleza, que podem acomodar até 30 mil pessoas, estão: 

- o Cemitério Memorial com os restos mortais de 1.038 militares soviéticos e 276 nomes identificados foram colocados nas placas do memorial.  
- a Chama Eterna que está em um pequeno quadrado com um relevo na forma de uma estrela de 5 pontas e no piso escrito: "Eles lutaram até a morte. Glória aos heróis". 
- e o Obelisco de Baioneta com 100 metros de altura, na forma de uma baioneta cruciforme anexada ao famoso rifle russo Mosin. Simbolizando a vitória sobre o inimigo. 


E chegamos na escultura mais conhecida e mais esperada - "Courage" ou Coragem, esculpida em um pedaço de pedra de 33,5 metros de altura, representando a cara de desespero e ira de um soldado ao ver os nazistas tentando tomar a fortaleza.
A escultura possui certos detalhes que podem passar despercebidos, como: a foice e o martelo - símbolo da União Soviética, no ombro dele. 


Tem um vídeo bem rapidinho, mas é possível ver!📹


Na parte de trás da escultura estão retratados os episódios e eventos mais significativos da defesa heróica.


Continuando na parte de trás da escultura, está a Igreja da Guarnição de São Nicolau (St. Nicholas Garrison Church), uma Igreja Ortodoxa Russa, construída em estilo bizantino entre 1.851 e 1.876. Em 1.941 foi basicamente destruída e, mais tarde, depois da guerra, foi reconstruída e hoje é utilizada para adoração e celebrações de casamento. Inclusive quando visitamos estava acontecendo um.  


Seu interior é mais lindo ainda, as paredes de tijolos, com inúmeros ícones pendurados ao redor de um lustre enorme decorado são realmente impressionantes.


Depois passamos pelo Portão Kholmskie (Kholmskie Gate), que desempenhou um papel fundamental da defesa de Brest e ainda está com centenas de estilhaços e buracos de bala na parte interna... 


... e externa do edifício.


E para finalizar a Escultura dos Heróis da Fronteira, Mulheres e Crianças que entraram na Imortalidade com Coragem (To the Heroes of the border, women and children, who stepped into immortality with courage)

Representa uma imagem de três soldados, realizando um ataque, a esposa do oficial com filhos, um guarda de fronteira ferido, a quem uma mulher dá água para beber. No centro, há um poste de fronteira com o emblema da URSS e uma placa comemorativa. O principal conceito da composição: uma luta determinada pela Pátria como símbolo da unidade nacional.


Em frente à Fortaleza, do outro lado, mais um ponto interessante para ser visitado - Museu Ferroviário de Brest (Brest Railway Museum).
Inaugurado em 2.002 é o primeiro museu ferroviário a céu aberto do país, com cerca de 60 unidades expostas, a maioria locomotivas a vapor antigas ou carros antigos de passageiros. As locomotivas mais elegantes exibiam fotos de Lenin ou Dzerzhynsky orgulhosamente na frente.
O mais bacana é que podíamos entrar em algumas locomotivas e ver todos os seus detalhes do interior.


Segundo a caminhada, paramos para "almoçar" no parque Praspekt Masherava. Logo na entrada, esse monumento representando os oficiais de controle de fronteira soviéticos. 


Um pouco mais à frente a Catedral Ortodoxa de São Simeão (St. Simeon Cathedral), construída em 1.865 no estilo bizantino russo, com o ouro das cúpulas tendo sido adicionados em 1.997


De lá seguimos para a principal rua de pedestres - Sovetskaya. É um lugar lindo, cheio de cafés, restaurantes, lojas e cinema. 
O que chama bastante atenção, são várias esculturas peculiares e lâmpadas de gás. Um lampião à moda antiga os acende todos os dias ao anoitecer. Brest é uma das últimas cidades da Europa que ainda usa esse tipo de iluminação.





Boulevard em volta da
rua de pedestres, e suas esculturas 
inusitadas.







Na esquina das ruas Sovetskaya (pedestres) e Gogol, está o Monumento do Milênio de Brest, que foi erguido em 2.009 para comemorar o milênio da cidade e mostra as histórias de Brest, incluindo as principais figuras que desempenharam um papel importante no passado da cidade.


Em frente à Praça Lenin Square, a Igreja Católica Romana Exaltação da Santa Cruz (Church of the Exaltation of the Holy Cross), que data 1.856.


E na praça onde está a estátua de Lenin, onde ele aparece mais ou menos do mesmo jeito em quase todas as esculturas pelo país. E o lugar onde encontra-se mais símbolos da era soviética.  


Para terminar nossa visita por essa cidade que nos surpreendeu demais, outro ponto que pode ser considerado um pequeno passeio é a belíssima Estação de trem, é um dos melhores exemplos da época do Império Russo. Inaugurada em 1.886, na presença do Imperador Alexandre III.


Seguimos para Lviv - Ucrânia, e podemos dizer que foi uma das piores experiências de viagens de ônibus noturnas que tivemos.
Confiram o post de Lviv para descobrir o por quê. 

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial