terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Wroclaw (Breslávia)

📌POLÔNIA📌

Breslávia/Wroclaw






Localizada na região sudoeste da Polônia, Wroclaw é a capital do estado da Baixa Silésia. Escolhemos conhecê-la pela sua grande importância cultural, além de possuir um verdadeiro labirinto de ilhas e pontes que dão a cidade o título de “Veneza da Polônia”.
Outro ponto que se destaca na cidade são as mais de 400 estátuas de gnomos e duendes espalhadas por toda a cidade. Mas, claro que não conseguimos achar todas!😅😅
__

Chegamos na cidade com esse ônibus da empresa Flixbus, por volta das 21h da noite, vindos de Cracóvia.

 
A rodoviária está interligada com um shopping e também com a Estação de Trem, que por sinal é um prédio belíssimo em amarelo e que fica todo iluminado ao anoitecer. 


Antes de começar nosso passeio, esses foram alguns dos gnomos e duendes que conseguimos encontrar pela cidade. 


Eles nasceram como símbolo do movimento de oposição ao comunismo - Alternativa Laranja.


Iniciamos pela movimentada Pilsudskiego, a mesma da Estação, um pouco mais à frente. E na encruzilhada dessa avenida com a Świdnicka está o Monument to the Anonymous Passerby (Monumento de um Transeunte Anônimo ou Pedestres Anônimos). 

Formado por um grupo de 14 pessoas naturais afundando no chão de um lado da rua Swidnicka... 


...e ressurgindo do outro lado. É um memorial aos cidadãos que foram mortos ou desapareceram durante o período da lei marcial na Polônia nos anos 80. 


Seguindo nossa caminhada pela Świdnicka, chegamos à Plac Wolności (Praça da Liberdade), já no centro da cidade e próximo dali está a Ópera de Wroclaw, um edifício deslumbrante.


E mais para o meio da praça está o National Forum of Music (Fórum Nacional da Música), que abriga uma grande sala de concertos com 1.800 lugares. 


Na foto acima, já é possível ver o District Court in Wrocław (Tribunal Distrital de Wrocław), da cidade velha, um prédio histórico com tom avermelhado e que chama bastante a atenção.



Contornando a praça, avistamos esse prédio lindíssimo do outro lado da rua e fomos lá conferir. O Kolejkowo um museu/mundo de miniaturas. Para quem já conhece O Mini-Mundo de Gramado, é bem parecido.


Chegamos então na Plac Solny (Praça do Sal), ao lado da praça antiga, conhecida como mercado das flores, com várias banquinhas.


E também com a impressionante e enorme Prefeitura em estilo gótico tardio. Sua torre de 66 metros de altura abriga o mais antigo relógio de torre do sino, instalado por volta em 1.368. 


Já do outro lado o edifício novo e menor, é a parte norte da Câmara Municipal, com o poste de chicoteamento.


A Praça do Mercado - Rynek, uma das maiores praças medievais da Europa e segunda maior da Polônia, com 3,8 hectares separadas por ruelas e cheio de prédios coloridos. 


Ainda na praça está a Fonte "Zdrój", construída em 1.996, com esses vidros ao meio. Um ótimo lugar para se refrescar no verão.


Depois de algum tempo apreciando esse lugar maravilhoso, seguimos um pouco e encontramos a Catedral de Maria Madalena (Katedra św. Marii Magdaleny), um dos templos mais antigos da cidade.


Seu interior é belíssimo com esses tijolos vermelhos. 


Sua atração mesmo é a Most Penitencjarny (Ponte Penitente ou Ponte das Bruxas), é uma passarela entre as duas torres da igreja, a uma altura de 45 metros.


Uma das vistas da cidade!


Voltamos para praça do mercado e fomos até a Igreja Santa Elizabeth, a mais alta do município. Para entrar basta passar nesse portal, que são ligados por esses dois prédios, conhecidos como - Casa do Joãozinho e da Mariazinha.


Não conseguimos boas fotos e nem subir na torre, pois estava em reforma e muitas partes do edifício estavam com equipamentos de obras. Mas dizem que a vista é imperdível!! 

Descendo a rua da Igreja, chegamos em um pátio onde estão alguns animais (cabra, porco, galo, ganso com um ovo e um coelho) de bronze - Jatki (a balbúrdia). Antigamente era o local onde os açougueiros comercializavam seus produtos e hoje virou um local muito visitado pelos turistas.


Fomos em direção da Universidade de Wroclaw, com uma história rica de mais de três séculos. Uma das maiores instituições acadêmicas da Polônia.


Lá está a mais famosa sala da Universidade - Aula Leopoldinum (Aula Leopoldina), conhecida pela maravilhosa acústica, reúne os acadêmicos nas importantes ocasiões e eventos da vida acadêmica.


Do outro lado do rio essas plaquinhas chamaram nossa atenção.


Enfim, chegamos na Ilha da Catedral – para chegar é preciso atravessar uma pequena ilhota (Ilha de Areia ou Wyspa Piazec), que é conectada com outras partes da cidade por 3 pontes: Tumski, Mynski e Piaskowy. Como estávamos na Universidade (ao fundo) entramos pela Mynski.


Logo avistamos a Ponte de Tumski - Ponte dos cadeados, uma construção de aço de 1.889 e com muitos cadeados do amor!!


Passando a ponte o cenário é magnífico. Até parece que mudamos de cidade. Logo já avistamos a Catedral. Mas antes dela à esquerda da rua, está a Igreja Santa Cruz.  


Aí sim, a Catedral de São João Batista (Katedra Wrocławska, Archikatedra pw. Św. Jana Chrzciciela nós Wrocławiu) foi destruída muitas vezes e reconstruída em 1.951.


Dentro da catedral podemos admirar preciosas estátuas e pinturas.


Saindo da ilhota fomos até o Market Hall (Mercado Municipal), construído em 1.905 - 1.908. Hoje, em dois andares, existem mais de 190 lojas e tornou-se atração turística.


Se estiver agendando uma viagem para Polônia, não deixe de fora essa cidade.

Ainda muito claro mas já de noite, partimos para uma longa viagem até Gdansk, onde chegamos às 5h.


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial