terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Gdansk

📌POLÔNIA📌

Gdansk







A cidade tem uma história de mais de cem anos, monumentos que tiram o fôlego e é mágica, atraindo turistas de todo o mundo. Em 2016 a capital da Pomerânia constou no ranking de cem cidades européias mais visitadas.

É também cidade do âmbar. A cada ano é realizada a maior exposição de âmbar do mundo, sendo o maior evento relacionado com o âmbar da Europa Central e do Leste.

______

Desembarcamos bem cedo na Estação Central, toda construída em tijolos vermelhos, vindos de Wroclaw (Breslávia). As ruas ainda estavam vazias e aproveitamos para começar a desfrutar da cidade.  


Saindo da estação no caminho para o centro histórico, o primeiro monumento que encontramos foi a Estátua do Astrônomo.



Apontando para uma parede com o cosmo pintado.



Ali pertinho a Igreja St. Catherine´s Church (Igreja de Santa Catarina), a mais antiga da cidade. Já foi uma igreja protestante e atualmente é católica romana. Possui também o primeiro pulso de pulsação do mundo.


Já nessa praça está a Fontanna Czterech Kwartałów (Fonte dos Quatro Quartos). Deve ser por isso que tem os quatros leões na frente.😏 Com a King's Chapel (Capela Real), edifício laranja e ao fundo... 



... St. Mary's Church (Igreja de Santa Maria), ou Basílica de Santa Maria. Como estava tudo em reforma, não conseguimos muitas fotos. É atualmente uma das duas ou três maiores igrejas de tijolos do mundo. Dentro da igreja há espaço para 25.000 pessoas. 



Aí saímos na Long Lane, esse calçadão enorme onde encontra-se a Old Town (cidade velha). Aqui é o ponto auge da cidade, repleto de turistas, prédios históricos coloridos, restaurantes, bares e lojas. 


De uma extremidade a outra do calçadão existem dois portões que levam em torno de 15 à 20 minutos para serem percorridos. Esse é o Golden Gate...


... e o Green Gate, junto a Foz do rio Vístula. Os dois juntos formavam a Via Real da cidade, ou seja, as antigas fortificações.


Voltando para o calçadão está a Prefeitura de Gdansk com sua torre do relógio...



... um dos símbolos da cidade - Fonte de Netuno. E ao fundo esse prédio branco é o Artus Court - que hoje é uma filial do Museu de História da cidade.



Continuamos até o final do calçadão até chegarmos à Gdansk Eye ou como é chamada de "AMBERSKY", que se refere à riqueza natural de Gdańsk - âmbar. 


Uma das torres das fortificações da cidade, ainda muito bem preservada. 


Do outro lado do rio inicia-se a Orla - Dlugie Pobrzeze. Esse local também está repleto de restaurantes e lojas especializadas em jóias feitas de âmbar.


Andando pela orla está o Stary Żuraw (antigo guindaste feito em madeira), ou seja, o melhor e mais preservado guindaste portuário da Europa, que servia para retirar os produtos dos navios e também funcionava como um portal.


Caminhamos pela orla até chegarmos em uma ponte levadiça, subindo e descendo de 20 em 20 minutos.


Chegando do outro lado, encontramos esse letreiro (vejam outros letreiros de cidade que já passamos)!!


Essa foi nossa última cidade visitada na Polônia. Final da tarde, de ônibus, partimos para Kaliningrado - Rússia, em uma viagem que durou mais de cinco horas. É super demorado atravessar a fronteira.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial