terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Wieliczka - Mina de Sal


📌MINA DE SAL DE WIELICZKA 







As Minas de Sal de Wieliczka, foram criadas pela natureza há 15 milhões de anos e são exploradas há mais de 800, desde o século XIII.

Com mais de 300 quilômetros de galerias, 3.000 câmaras e 9 níveis, a primeira visita ocorreu no século XV, e foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1.978.
______

Logo pela manhã fomos até a Estação de Trem - Kraków Glówny (Cracóvia), que fica dentro de um grande shopping, o Galleria Krakowska. De lá seguimos para cidade de Wieliczka. O bilhete de trem pode ser comprado no próprio trem, nos caixas disponíveis ou com as vendedoras que ficam no primeiro vagão.   


Depois de uns 30 minutos de viagem, descemos na Estação Wieliczka Rynek Kopalnia, última parada. Importante lembrar que há trens a cada meia hora, inclusive tem os horários fixados na plataforma. 

Saindo da pequena estação, existem duas entradas para mina: uma que fica à esquerda de quem chega à estação de trem (essa é para quem deseja fazer a rota ao estilo dos mineiros), e a outra à direita, que é a entrada principal, que foi pela qual entramos. 


Já estávamos com os ingressos comprados do Brasil, mas pode-se comprar no local. O problema é enfrentar as grandes filas. Em nosso caso só foi trocar os ingressos pelos vouchers.  


O tour é obrigatoriamente guiado, em grupos e dura no máximo 3h dentro da Mina. Com aproximadamente 3,5 km à serem percorridos, 135 metros de profundidade e uns 800 degraus para descer. 
Mas, para quem pensa que a mina é apenas isso, não é não!! Para percorre-la todinha, levaria uns 4 meses, segunda a guia!!😱

O passeio já começa descendo uns 300 degraus sem parar. Parece não ter fim.


É uma verdadeira cidade subterrânea com ampla infraestrutura (luz, água, lojas…), construída diretamente na rocha. Durante a caminhada passamos por diferentes túneis que interligam aos salões.


Em vários pontos, tem essas placas explicando um pouquinho daquele lugar e quando foi aberta.


Para ilustrar o passeio, há bonecos representando os mineiros que trabalharam por lá e contando suas histórias.


Túneis com as paredes repletas de sal.


Mais escadas para descer!!


Agora, foi a vez de experimentar uma água salgadinha!


Passamos também por algumas capelas esculpidas na rocha.


Até que chegamos no ponto mais esperado da visita - Capela de St. Kinga, a maior igreja do mundo construída no subsolo, em uma profundidade de 101 metros. Feito exclusivamente de sal-gema, é dedicado a St. Kinga, o santo padroeiro dos trabalhadores das minas de sal. 

Possui 54 metros de comprimento, 12 metros de altura e 18 metros de largura, é projetada com a luz de candelabros, elaborados e feitos de cristais de sal.


Estátua de João Paulo II foi instalada na capela em 1.999. A figura é o único monumento do mundo do santo papa feito de sal.


Altar-mor, a parte mais importante da capela. 


O salão principal, tudo feito na rocha de sal.


Lagos subterrâneos.


As lojas de souvenir e cafés.


Mais um pouquinho de escadas!


Outro lago, agora com uma figura religiosa.


E agora, subir todos aqueles degraus até a saída? Não! Existem apenas dois elevadores para subida. São de ferro, super antigos, para no máximo 10 pessoas. Apertado, viu! Subida muito rápida, aliás.


Retornamos para estação, esperamos o próximo trem, e voltamos para Cracóvia.


Sinceramente, passeio imperdível!

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial