terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Lviv

📌UCRÂNIA📌

Lviv







Cidade que entrou na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1.998, possui monumentos mais históricos e arquitetônicos da Ucrânia e ainda existem monumentos preservados do século XII.
É também a menos soviética do país e exala o mesmo charme da Europa Central. 
___

Como comentamos no post anterior (Brest), Brest - Lviv optamos por ônibus, durante toda noite, e foi uma das piores viagens que fizemos até hoje.

Tínhamos duas opções: trem, saindo por volta das 21h e chegando aproximadamente 01h da manhã ou ônibus, das 22h às 6h.
Escolhemos o ônibus, pois além de poder dormir mais tempo já chegaríamos cedinho e podíamos sair passeando. 
Como já tínhamos comprado a passagem do Brasil, e para nós seria uma viagem de ônibus normal, íamos conseguir dar uns cochilos, e no dia seguinte estaríamos tranquilos.
O ônibus da Z-Time chegou atrasado na bela rodoviária de Brest. Ônibus com poltronas horrorosas: sujas, pouco espaço entre umas e outras e inclusive, algumas com o encosto quebrado. Mas o pior ainda estava por se revelar: não tinha banheiro à bordo (imagina viajar em um ônibus a noite toda sem banheiro?). Teve apenas uma parada para o banheiro após cruzar a fronteira, e no local só havia 1 banheiro para atender todos os passageiros do ônibus!😒😒 Pois é, aproximadamente 50 passageiros tentando usar um único banheiro. Assim, muitos acabaram indo para o mato mesmo.

Ficamos a noite inteira em uma posição só. As cortinas estavam caindo, cheirando mofo e os vidros das janelas estavam sujos.   
Ficamos tão chocados que nem tiramos foto desse "ônibus" com pintura que lembra uma zebra. 😑😑

Amanhecendo o dia e já em Lviv. Chegamos à estação que fica hiper afastada da região central da cidade. Conseguimos pegar um circular até a estação de trem, pois era por ali nosso hostel. O trajeto demorou aproximadamente 40 minutos.
Logo que descemos já avistamos muitas pessoas locais vendendo de tudo um pouco no chão das calçadas. Ficava até difícil para caminhar. 


Além dessas vendas aqui na calçada, do lado direito tem um feirão à céu aberto com incontáveis barraquinhas, onde se encontra desde roupa até carne.


Essas vans são um transporte público muito comum na Ucrânia.


Entre a estação de trem e a Cidade Velha, na Praça Kropivnitsky, a Igreja dos Santos Olha e Elizabeth (Olha and Elizabeth Church), em estilo neogótico.


Foi originalmente construída como Igreja Católica Romana e hoje em dia é uma Igreja Católica Grega dos Santos. Seu interior é bem impressionante.


Antes de chegar no centro histórico, mais uma igreja importante para conhecer - Catedral de São Jorge (St. George's Cathedral), uma Igreja Católica Grega, que foi devolvida após 44 anos de controle ortodoxo obrigatório. É também um dos melhores exemplos da arquitetura rococó da Europa.


O complexo é formado por: a igreja, o campanário (seu sino foi fabricado em 1341), o palácio da metrópole, edifícios de escritórios, uma cerca de ferro forjado, dois portões e um jardim.


Depois de uma boa caminhada, chegamos na cidade velha, próximos ao Teatro Acadêmico Nacional de Ópera e Balé de Lviv (Lviv National Academic Opera and Ballet Theatre), que é considerado um dos mais belos teatros de ópera da Europa.


A cidade velha é repleta de igrejas e vamos mostrar algumas:

- Catedral Armênia de Lviv (Armenian Cathedral of Lviv): monumento histórico e arquitetônico;


- Igreja da Transfiguração Lviv (Transfiguration Church Lviv): primeira igreja da cidade a voltar ao catolicismo grego após a independência da Ucrânia em 1991;


Igreja de São Miguel (antiga igreja das carmelitas descalças) (Church of Saint Miguel): em estilo barroco, foi construída em uma colina além dos limites dos antigos muros defensivos; 


- Catedral Dominicana (Dominican Cathedral): considerada um dos melhores monumentos da arquitetura barroca tardia, juntamente com outros edifícios está incluída na lista da Unesco;


- Catedral Latina de Lviv (Lviv Latin Cathedral): uma das igrejas mais impressionantes da cidade; o exterior é mais gótico, enquanto o interior é mais barroco;


- Igreja e Mosteiro Bernardino: um complexo medieval do antigo mosteiro Bernardino, com a Igreja Católica de Santo André, que é um dos monumentos históricos e arquitetônicos mais enigmáticos da cidade velha.


Câmara Municipal de Lviv (Lviv City Council): está localizada no centro da praça do mercado e a torre está aberta ao público para ver a cidade de cima.  


Para chegar à torre, basta acessar a entrada principal entre dois leões de pedra e subir as escadas até a bilheteria. São mais de 400 degraus até o teto da torre com 65 metros de altura. Algumas das vistas da cidade.


Parque de Cultura e Recreação Bohdan Khmelnytsky (Bohdan Khmelnytsky Culture and Recreation Park): conhecido como "Central Park" é um local popular com exibições de filmes, parque de diversões, apresentações de festivais... 


Fomos até Lviv Citadel (Cidadela de Lviv), achando que íamos encontrar uma fortaleza ou algo do tipo, mas demos de cara com um hotel luxuoso.  


Pelas ruas históricas de Lviv.


E saímos na Praça Maryjska onde está o Monumento Adam Mickiewicz (Monument to Adam Mickiewicz), também conhecido como Coluna Adam Mickiewicz (poeta polonês).


E andando pelas ruelas da cidade velha, nos deparamos como o Museum Arsenal, mas não visitamos. A exposição mostra armas antigas de mais de 30 países em ordem cronológica, de acordo com o tipo e local de fabricação. 


Já na rua principal de Lviv - Avenida Svobody, o Monumento Taras Shevchenko (Statue of Taras Shevchenko), poeta nacional ucraniano. Olhando o monumento de pertinho é possível distinguir os personagens de seus poemas.


E no finalzinho da tarde pegamos um trem para à capital da Ucrânia - Kiev.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial