quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Capitólio - " O Mar de Minas"

📌CAPITÓLIO📌

"O Mar de Minas"

Cidade localizada no Sudoeste do Estado de Minas Gerais à 475 km de São Paulo. Banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. A região é repleta de belíssimas cachoeira, além do famoso Mirante e os Canyons.

Dia 01
Tudo começou pela Cachoeira do Filó (FOTO), localizada no município São João Batista do Glória, às margens da Rod. MG-050, no Km 300. Existe um acostamento na estrada, com um "pequeno estacionamento". Basta descer uma trilha de fácil acesso, para ter essa vista.

É possível visitar a parte de cima da cachoeira também. Basta retornar para entrada da trilha e seguir em uma outra trilha ao lado da estrada.

Depois de curtir esse visual de cima, seguimos estrada afora. A próxima parada foi no Mirante dos Canyons (FOTO), localizado também na rodovia MG-050 entre os Kms 312 e 313.
Muito fácil de encontrar, na própria estrada, já visualizamos muitos carros, ônibus e motos parados nos acostamentos e uma fila de pessoas seguindo para o Mirante.

Do outro lado da rodovia, mais uma atração: Cachoeira Diquadinha ou Dicadinha (FOTO). Com águas cristalinas, diferentes quedas e um poço/piscina natural.

Quase hora do almoço. Optamos por almoçar em um restaurante pertinho da ponte do Rio do Turvo e de frente ao “porto” de onde saem os passeios de barcos.

Dali, fomos para o passeio de lancha pelo Lago de Furnas, com duração de 3h. Mas existem passeios com chalana, catamarã e escuna. Lá encontramos muitas agências que fazem o passeio, então não deixaremos o link aqui.

Em nosso lancha foram 8 pessoas e foi assim👇:

1º - Bar Flutuante: parada rápida para comer, beber alguma coisa e usar o banheiro. Essa é a vista!

2º - Cachoeira do Canyon: visual de tirar o fôlego, água cristalina e esses paredões deixam o lugar único.

3º - Cascatinha: só acessível de embarcação. É bem diferente, pois descemos nessas pedras, onde é possível andar tranquilamente (mas tome cuidado com as pedras, escorregam demais).

Continuamos caminhando, em um certo momento bem ao meio vira uma poço enorme e fundo. Para passarmos esse poço, tivemos que andar do lado esquerdo onde existe uma passagem, que nos levou a outra piscina👇, que já não era fundo.

Na frente dessa piscina👆 a Cachoeira Cascatinha👇

4º - Lagoa Azul: com um bar flutuante para quem chega de barco, mas tem opção de fazer através do Empório Lagoa Azul, que o visitante pagará uma taxa e descerá através de uma trilha. As águas cristalinas em um tom de verde formam uma pequena piscina natural. Simplesmente Exuberante!!

Dia 02
Trilha do Sol, também na Rodovia MG-050, Km 304. Na verdade esse local é um complexo com pousada, cachoeiras e trilhas. Para quem não é hóspede, cobram uma taxa para visitação.

O local é composto por um mirante, 3 cachoeiras abertas para visitação, com trilhas muito bem sinalizadas para se chegar em cada atração. Fizemos a sequência:

1º - No Limite: seguindo a trilha, no meio do caminho, encontramos o pequeno mirante

Continuamos a trilha e avistamos a cachoeira No Limite.

Ficamos um bom tempo, pois estávamos criando coragem para entrar na água gelada. Mas também não tinha como não entrar. Lentamente e aos poucos, fomos entrando. Logo o corpo acostumou. Frio? Nada! Até mergulhamos!! RsRsRs...

2º - Cachoeira do Grito: mais uma longa caminhada e chegamos no cartão postal da Trilha do Sol. Dizem que quem toma banho nessas águas deixa as superstições e medos para trás com um grito bem forte.

3º - Poço Dourado: Para chegar, tem que caminhar por dentro de um riacho estreito entre paredes de pedras. A água bate no joelho, mas é bem tranquilo.

Saímos do complexo no final da tarde e fomos lá perto do Mirante dos Canyons, na verdade ao lado, pois existia mais uma cachoeira. Como não tinha sinalização alguma no local, não sabemos o nome. Basta apenas parar o carro no acostamento da rodovia e descer por uma pequena trilha.

Caminhando, descendo acompanhando o fluxo d’água, chega-se em um poço natural, como mostra a foto.

Finalizando o dia, já em Capitólio (FOTO), fomos conhecer o complexo de praças e orla da pequena cidade. Parece um calçadão de praia.

Dia 03
Hidrelétrica de Furnas (FOTO), localizada no Rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória. Existe um pequeno local com banheiros, barraquinhas de artesanato e um mirante para ter essa vista.

Após a visita, seguimos para o Paraíso Perdido (FOTO), em São João Batista do Glória. A entrada fica na Rodovia MG-050, Km 321. Um acesso de terra com uns 4km em condições razoáveis. Não é permitido entrar com comidas nas cachoeiras, apenas água. Mas existe uma estrutura com banheiros, restaurantes, área de lazer, churrasqueira, lanchonetes e até camping.

Pagamos R$ 40,00 p/ pessoa para passar o dia (8h às 18h), são 18 piscinas naturais e 8 quedas de águas límpidas, o local é muito grande. E se quiser conhecer todas prepare as pernas, pois terá que ficar subindo morro à cima em pedras, que algumas vezes são bem escorregadias. Vale muito a pena, o lugar é cinematográfico, nós diríamos!!

Dia 04
Último dia. Logo que saímos do hotel já tiramos uma foto, da Igreja Matriz São Sebastião.

Parada em Alpinópolis, para rápida visita à praça e Igreja Matriz da cidade.

Dali, chegamos em Carmo do Rio Claro, para visitar a Serra da Tormenta (FOTO), que é uma elevação montanhosa de 1.287 m de altitude. Estradinha de acesso ruim, que além de subida muito íngreme, é extremamente estreita, com curvas e com penhasco ao lado. O visual lá de cima compensou o sacrifício, e muito!

Almoçamos na cidade mesmo. Então, seguimos para Fama, às margens do Lago de Furnas. Tempos atrás a cidadezinha era muito procurada para banhos. Infelizmente hoje é imprópria.

E assim foi nossa trip pelo mar de Minas!!