PĂĄginas

SWEDEN

Estocolmo/
Stockholm

Pode ser chamada também de Reino da Suécia, estå localizada ao norte da Europa, cortado pelo Círculo Polar Ártico, com clima predominantemente temperado. Seu índice de desenvolvimento econÎmico é muito alto e o país ocupa um lugar de destaque entre as economias europeias.
Estocolmo capital do paĂ­s e o centro cultural, polĂ­tico e econĂŽmico da SuĂ©cia, muito moderna e dinĂąmica. Bora conhecer??

DIA 1
9h30, desembarcamos em Estocolmo, vindos de Oslo, Noruega.
Optamos por seguir do aeroporto para Estocolmo, de Înibus. A viagem não foi tão råpida, até porque pegamos um pouco de congestionamento na chegada à metrópole.

Quando desembarcamos jĂĄ era perto das 11h. A fome era grande e decidimos encontrar local para comermos. E foi por ali mesmo que nos deliciamos com um maravilhoso Kebab.

Seguimos nosso passeio e na caminhada jĂĄ encontramos a St. Johannes (Igreja de SĂŁo JoĂŁo), localizada no distrito de Norrmalm.

Pelas ruas de City Conference Centre.

E chegamos Ă  Drottninggatan, que Ă© uma das principais ruas da regiĂŁo central, repleta de lojas, restaurantes, pubs. Tem praticamente 1,5 km.

Sergel's Square, uma enorme praça localizada no centro, com uma fonte em forma de super elipse.

Uma outra praça pĂșblica Ă© a Gustav Adolfs Torg, onde Ă© o lar de diversos pontos turĂ­sticos.

Como a Helgeandsholmen, uma pequena ilha ao norte de Stadsholmen.

O The Royal Palace (PalĂĄcio de Estocolmo), residĂȘncia oficial e o principal palĂĄcio real do monarca sueco.

E os palĂĄcios Arvfurstens, e Riksdag👇 (Parlamento da SuĂ©cia).

National Museum (Museu Nacional), possuem cerca de meio milhão de desenhos da idade média.

O belĂ­ssimo Kungs Garden, um dos parques pĂșblicos mais populares da cidade, com muitos cafĂ©s ao ar livre.

Akobskyrka (Igreja de SĂŁo Tiago), dedicada ao apĂłstolo SĂŁo Tiago, maior santo padroeiro dos viajantes.🚀

DIA 2
Primeiro dia apenas caminhamos e muito, mas hoje nosso passeio começaria pela Sky View (Ericsson Globe). Fomos de metrĂŽ da estação central atĂ© a estação Globen.

Com ingressos comprados ainda no Brasil, fomos na primeira viagem da esfera. O passeio acontece em uma esfera de vidro que sobe por um trilho encaixado em um globo enorme. A subida (e descida tambĂ©m) Ă© lenta. LĂĄ do topo, onde a esfera fica parada por alguns minutos, pode-se ver parte da cidade, em 360Âș graus.

Vista interessante. SĂŁo duas “gĂŽndolas” (como eles chamam) que sobem alternadamente a cada 10 minutos e a visita dura ao todo, no mĂĄximo 30 minutos.

Ao lado estĂĄ a Globe Arena e o Globen Shopping. Dali seguimos direto para a Gamla Stam, Ă© o centro histĂłrico ou cidade antiga de Estocolmo, onde visitamos o PalĂĄcio Real.

Que por sinal estava acontecendo a troca da guarda quando chegamos.

SaĂ­mos dali e fomos para o Museu Kungliga Myntkabinettet. É um museu de vĂĄrios temas: moedas antigas, roupas de Ă©poca, invençÔes estranhas, etc. Adoramos e recomendamos muito.

Depois um super passeio de barco Stockholm Sightseeing, também logo ali em frente, com mais ou menos 1h de duração.

Bem, ainda faltava a Ășltima atração planejada, Vasamuseet.

O Vasa Ă© o Ășnico navio de guerra do sĂ©culo XVII existente no mundo. Com 95% do casco original do barco preservado e ornamentado com centenas de esculturas talhadas, o Vasa Ă© um tesouro artĂ­stico Ășnico e uma das maiores atraçÔes turĂ­sticas do mundo. O navio gigante encontra-se exposto num museu especialmente construĂ­do para albergĂĄ-lo. 2h foram suficientes para a visita. E se vale a pena? Muuuito!

Mas logo ali ao lado estava o Nordiska Museet (Museu Nórdico), é o maior museu de história cultural da Suécia. Um palåcio do dia-a-dia, e um lugar de histórias sobre a vida e as pessoas da região nórdica - ontem, hoje e amanhã.

Exposição de roupas e moda, tĂȘxteis, jĂłias, casas e mĂłveis, fotografia, brinquedos, arte popular, vidro e porcelana. HĂĄ tambĂ©m uma exposição sobre os Ășnicos indĂ­genas da SuĂ©cia, o Sami.

DIA 3
O dia estava chuvoso e muito frio, mas mesmo assim saĂ­mos e agora conhecer o The City Hall (CĂąmara Municipal de Estocolmo), famoso por seus grandes salĂ”es cerimoniais e peças de arte Ășnicas no mundo. É tambĂ©m o local do banquete do PrĂȘmio Nobel, realizado em 10 de dezembro de cada ano.

Utilizamos nosso Stockholm Card e subimos na Torre da CĂąmara com 106 metros de altura. Detalhe, a subida foi feita em escadas, em muitos pontos super estreitas. LĂĄ de cima, que vista incrĂ­vel!! A chuva atrapalhou um pouco, mas valeu muita a pena.

E assim continuamos nossa caminhada com muito frio e garoa, aí ficava mais frio ainda. Fomos em direção a Gamla Stan, que estå sobre a ilha de Stadsholmenm e agora passamos por essa entrada.

Riddar Holms Kyrkan (Igreja de Riddarholmen), onde sĂŁo sepultados os monarcas do paĂ­s, bem prĂłximo ao PalĂĄcio Real.

A praça Stortorget, a mais antiga da cidade no 💓 de Gamla Stan, cheio de predinhos coloridos, o que lembra a Noruega tambĂ©m.

Nesse mesmo local estĂĄ o The Nobel Museum, museu dedicado Ă  histĂłria do PrĂȘmio Nobel e de seu criador, Alfred Nobel.

O charme das ruazinhas!!

Tyska Kirkan (Igreja AlemĂŁ), dedicada Ă  Santa Gertrudes de Nivelles.

E para finalizar nosso passeio o Musik Museet (Museu de MĂșsica), que engloba mais ou menos 5.500 instrumentos na mĂșsica de arte ocidental e instrumentos de mĂșsica folclĂłrica escandinavas.

Acompanhem nossa prĂłxima trip por Gothenburg.