quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Oslo

📌NORUEGA📌
NORWAY

Oslo






País localizado na península escandinava, local onde o sol permanece visível durante 24 horas no verão, daí vem o termo "Terra do Sol da Meia Noite".
Sua capital Oslo, com seus poucos mais de 2 milhões de habitantes, já foi eleita umas das cidades mais caras e com melhor qualidade de vida do mundo para se viver.

DIA 1
Estávamos em Stavanger, chegando em Oslo, deixamos nossas mochilas nos lockers (armário de vários tamanhos), da estação central e quando saímos já avistamos Operaen (Opera House de Oslo), é o mais importante centro de artes cênicas do país.


Construção toda em mármore e vidro, inspirada na natureza norueguesa (lembrando uma geleira que sai da água), na frente do fiorde de Oslo. Não deixe de caminhar pelo telhado, é uma praça pública.

Seguimos passando pelos museus: Museet for Samtidskunst e Nasjonal Museet Arkitektur até chegar ao surpreendente Akershus slott og Festning, (Fortaleza de Akershus), construído como uma fortaleza para proteger Oslo de batalhas e guerras. Hoje ainda tem uso militar, mas é aberto ao público.


Localizada perto da Câmara Municipal, a rua principal do recinto da fortaleza passa pela porta da rua Kirkegata. A ponte levadiça que atravessa o portão de Kongens leva ao Centro de Informação da Fortaleza, ao Museu da Resistência e ao Castelo de Akershus. 
Na praça principal está o Monumento Nacional que comemora as vítimas da Segunda Guerra Mundial.

O Castelo de Akershus foi construído em torno do ano 1.300. 
Pelo interior dos muros desse castelo, grandes caminhos e jardins. 


Saímos próximos à baía de Pipervika e a Radhusplassen, praça aberta decorada com jardins e esculturas.


Ali, existe um porto de onde partem diversas embarcações, tanto rumo à península Bygdoy, como com destino aos fiordes mais próximos. 
Em frente está a bela Radhus (prefeitura), sede política e administrativa da cidade, inaugurada em 1950. Decorada com a história, a cultura e a vida profissional norueguesa.


Nobel Museum, Utviklingshuset - Centro do Prêmio Nobel da Paz. Uma exibição de alta tecnologia da vida, trabalho e filosofia daqueles agraciados com o Prêmio Nobel da Paz.


Ainda nessa região ao lado do porto, Aker Brygge, desde 1986, o lugar foi convertido em uma área popular de lojas, restaurantes, etc. Os estaleiros navais elegantes que combinam arquitetura moderna e funcional proporcionam à área um estilo peculiar.


Mais distante o Stenersen Museet, praticamente ao lado do Slottsparken, o parque que encerra o Palácio Real, é caracterizado por árvores grandes e bonitas, gramados bem preparados e lindos estanques.


O Palácio Real, residência oficial da família real norueguesa, fica no final da rua Karl Johans Gate. 


Fomos conhecer o famoso, Vigelandsparken. Fica situado no Parque Frogner a 3km do centro. Optamos por caminhar até o local para conhecer mais a cidade, mas sem dúvida o melhor é chegar de metro, desembarcando na estação Majorstuen. 


Realmente um lugar incrível, com 320.000 m². Se quiser conhecer com calma reserve pelo menos um dia, pois é gigantesco.


O mais interessante do parque, fora a beleza em si, são as 212 esculturas em bronze e granito de autoria de Gustav Vigeland em que as pessoas se encontram muitas vezes em situações bizarras. Elas materializam inerências da existência humana como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade dentre outros. 
Algumas das esculturas, Sinnataggen - o menino irritado!


A maioria das esculturas está posicionada em 5 grupos ao longo da avenida de 850 metros de cumprimento.


O destaque literal e figurado é o "Monolitten" (Monólito), uma coluna de 14 metros de altura localizada no ponto mais alto do parque.


Na volta do parque, passamos pela Uranien Borg Kirke e Historisk Museum, possui as maiores coleções arqueológicas, pré-históricas e medievais do país.


Nasjonal Galleriet, Universitetet Oslo, Nasjonalteateret (Teatro Nacional da Noruega), um dos maiores mais proeminentes casas de espetáculo norueguesas para apresentação das artes dramáticas.


Os belos jardins da Spikersuppa. 


Stortinget (parlamento), é a Assembléia Nacional da Noruega.


Oslo Domkirke (Catedral de Oslo), localizada Karl Johans Gate.


E a super famosa Karl Johans Gate!


Nossa Eurotrip continua agora na Suécia.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial