quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Gothenburg

📌SUÉCIA📌
SWEDEN

Gothenburg






Segunda maior cidade do país, está dividida em duas partes pelo rio, o lado norte da ilha - Hisingen está o porto de Gothenburg o maior a Suécia e dos países nórdicos. Uma cidade onde a maioria das atrações é possível fazer a pé, caminhar pelos canais e desfrutar de uma bela arquitetura neoclássica.

DIA 1
Da estação Stockholm Central Station, em Estocolmo, pegamos o trem às 6h14, chegando ao nosso destino às 9h25.

E adivinhem só!!! Depois de muito frio em Estocolmo, chegamos à cidade com um dia esplêndido, céu azul, e muito sol. E lá fomos conhecer a Lilla Bommen conhecido popularmente como The Lipstick (o batom), um prédio de 83 metros e 23 andares, no edifício funcionam escritórios de empresas. 


E no último andar está a Gotheborgsutkiken, um espaço todo fechado com vidro, onde pudemos ter uma bela vista da cidade.


Próximos ao nosso hotel estava o Keillers Park, local com 31 hectares e há 87 metros acima do nível do mar, com muitas trilhas para caminhadas e alguns mirantes onde se pode ver toda Gothenburg, é uma mistura de parque ajardinado e de floresta natural. Existe também uma estrada para carros.


Um dos mirantes!


DIA 2
Dia de conhecer o outro lado do rio, onde estão quase todas as atrações e começamos pela Deutsche Kirche (Igreja Alemã de Gothemburg), igreja luterana, localizada no centro histórico da cidade.


Agora Gustavi Domkyrka (Catedral de Gothenburg), um templo protestante luterano.


Ruas da cidade.


Chegamos ao City Market (Salão do Mercado), com muitas especiarias, café, queijos, frutas e outras iguarias de todo o mundo. Existem cerca de 40 lojas. 


Stora Teatern (Grande Teatro), com apresentações de teatro e de música, localizado na Rua Kungsportsavenyn, avenida principal da cidade. 


Logo em frente o Baltesp Parken, uma linda e florida praça pública.


Assistam o vídeo, um pouco da praça e seu entorno!


Nessa praça está a entrada do Parque Tradgards Foreningens, do século 19 melhor preservados da Europa. Com entrada gratuita.


Muitas mais muitas plantas exóticas e nativas, edifícios históricos, jardim de rosas, casa de palma, lojas, cafés, um parque ao ar livre e o restaurante Tradgarn.


A elegante estufa de 1.878, desde palmeiras até plantas tropicais.


Saímos por um outro portão, aos fundos e passamos pela charmosa Nya Allén.


Ao lado do parque Igreja Katolska Kyrkan e mais à frente o Gamla Ullevi (Estádio de Futebol de Gothenburg), um campo para jogos de quatro clubes da cidade.


Ullevi, arena esportiva destinada para prática de atletismo e futebol. Inaugurado em 1.958, com capacidade para 43 mil pessoas, já foi utilizada para Copa do Mundo de 58. 


Seguindo pela rua da arena, chegamos ao maior 
Parque de Diversões da Escandinávia: o famoso Liseberg, onde seu símbolo é um coelho🐇 combinando as cores rosa e verde. 
O parque possui 35 atrações, sendo as maiores 👇 Lisebergsbanan (linha de Liseberg), o Balder (montanha russa em madeira), o Kallerado (rafting em botes circulares), o canhão (montanha russa com looping) e o Flumeride (escorregador aquático para canoas). 


Uma pena, mas não conseguimos entrar as filas eram gigantescas e perderíamos muito tempo, e não conseguiríamos conhecer as outras atrações. 

Logo ao lado está o Universeum, é um centro de ciências para crianças e adultos que está dividido em 6 seções, cada uma contendo oficinas experimentais e uma coleção de répteis, peixes e insetos. 
Curiosidade: o Universum ocasionalmente dá aos alunos do ensino secundário sueco a oportunidade de debater com o ganhador do prêmio Nobel do ano.


Voltamos para o centro para fazer um passeio de barco: Paddan Sightseeing. Na verdade, é uma espécie de barca aberta com assentos. O passeio é realizado por canais em meio a cidade. Dura cerca de 40 minutos e um guia vai orientando sobre os pontos turísticos. 


Um dos diferenciais do passeio é que no percurso existem algumas pontes super baixas, o que obriga a todos a se abaixarem. Sensacional!!!!! 
Assistam o vídeo, onde tivemos que quase deitar no barco!!😃


O passeio vai até o porto e depois volta.


Depois desse passeio o Goteborgs Konstmuseum (Museu de Arte de Gothenburg), segundo maior museu do país.


O museu encontra-se na hiper famosa Avenida Avenyn, que realmente merece ser percorrida em toda sua extensão à pé, com muitas lojas, cafés, restaurantes e gente bonita.


Depois de tram, fomos conhecer o Linneplatsen. Outro parque gigantesco. Estava bem cheio. Demos uma voltinha, já que seria impossível conhecer todo o local. Na entrada, nada mais, nada menos que um campo de golfe!!


Mais uma vez de tram, fomos conhecer a Skansen Kronan, uma fortificação no alto de uma rocha, em formato de torre com quatro lados.
Uma pequena subidinha...👇


...a torre...


...uma das vistas...


...em volta da torre, um pequeno parque, que todos aproveitam.


Final da tarde, encerramos nossa visita por essa cidade que nos surpreendeu muito!! No dia seguinte logo cedo seguimos para Helsingborg.

Marcadores: ,

2 Comentários:

Às 28 de junho de 2018 às 10:19 , Blogger Vanessa Orfão disse...

Olha que legal! Irei para Suécia em outubro e não tinha colocado essa cidade no meu roteiro. :) Já to pensando em colocar. Bjs

 
Às 8 de julho de 2018 às 13:47 , Anonymous Anônimo disse...

Coloca sim!!! É perfeita, vai amar!!! E se for depois me conte! Bjus

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial