terça-feira, 22 de janeiro de 2019

📌ROMÊNIA📌

Brasov
(Transilvânia História)

Brasov é uma das cidades que fazem parte da Transilvânia.
Rodeada pelos picos das montanhas dos Cárpatos com arquitetura gótica, barroca e renascentista é um dos lugares mais atrativos e visitadas da Transilvânia.
Exala um ambiente medieval distinto e tem sido usado como pano de fundo em muitos filmes.

_____
Chegamos na Estação Central de Trem🚆, vindos de Sinaia. Deixamos nossas mochilas no hotel que ficava próximo dali e já saímos para passear.

Aqui nossa visita seria mesmo conhecer o centro histórico, onde estão a maioria das atrações turísticas.
E foi para lá que fomos com o o ônibus nº 51 que parte da frente da estação. Os tickets são vendidos ida e volta, podem ser comprados nos guichês, em máquinas e com o motorista.
Descemos no ponto final onde existe um pequeno terminal de ônibus. Seguimos pela Rua Mureșenilor👇 e já fomos percebendo como a cidade é linda e bem preservada.

Chegamos na Praça do Conselho (Piata Sfatului), principal praça da cidade velha. Local com a maior concentração de turistas, bares, restaurantes, lojas...

Conhecida pela população saxã como Marktplatz, é uma das mais belas praças da Romênia.

É totalmente de pedestres, e foi reformada há alguns anos. Ao seu redor existem casas robustas com altos lofts para guardar mercadorias, embora poucas ainda existam. E ao centro está a Antiga Prefeitura.

Como mencionamos, essa é a Antiga Câmara Municipal, construída no século XIII e que serviu como ponto de encontro para vereadores conhecidos como centuriões. Hoje abriga o Museu Histórico de Brasov.

Vídeo da praça com o nome da cidade escrito em cima do morro!

Ainda na praça: a Igreja da Assunção da Virgem Maria é um templo ortodoxo, que fica "escondida" em um pátio e não tem frente para rua.

Subindo pela praça pela rua de pedestres, chegamos na Igreja Negra (Biserica Neagra), principal igreja gótica do país. Construída entre 1.385 e 1.477, seu nome foi dado após um desaste que ocorreu em 1.689 quando um grande incêndio atingiu a maior parte da cidade, enegrecendo as paredes da igreja. A restauração levou quase 100 anos.

Então fomos conhecer a Rua mais estreita da Europa - Rua da Corda (Strada Sforii). Tem mais ou menos um metro e meio de largura e liga a Rua Cerbului à Rua Poarta Schei. Foi inicialmente usada como via de acesso pelos bombeiros.

Essa é a entradinha.

Essa parte da rua é entrando pela Strada Sforii.

Já essa outra é saindo na Rua Cerbului.

E sua entrada e/ou saída, um pouquinho diferente da outra.

Depois voltamos para Strada Sforii, subimos um pouco e já chegamos ao Portão Schei (Schei Gate), que foi utilizado durante o domínio saxão do século XIII ao XVII, pois os romenos foram proibidos de possuir propriedades dentro dos muros da fortaleza e assim se estabeleceram fora do muro, no bairro vizinho chamado Schei.

Ao lado, em um jardim, mais um portão - Portão de Catarina (Catherine's Gate): erguido em 1.559 pela Aliança dos Alfaiates, é o único portão original que sobreviveu desde os tempos medievais. Hoje é um museu.

Último passeio do dia - Teleférico de Tampa.🚠🚠

A montanha com vista para Brasov e com o nome da cidade escrito lá em cima até lembra a cidade californiana de Hollywood. O Monte Tampa pode ser acessível por trilhas ou teleférico. Nós claro, fomos de teleférico!😁🚠🚠

O trajeto dura em torno de 3 minutos e meio até o topo, que está a uma altura de 940 metros.

No alto a atração é a vista para cidade velha e a placa com seu nome, só sendo possível tirar fotos detrás dela.

De volta à cidade, em frente a subida do teleférico, estão as muralhas da fortaleza. Essa é uma das torres - Turnul Vanatorilor. São mais quatro: Turnul Artelor, Turnul, Funarilor, Turnul Lemnarului e Bastionul Postavarilor.
As que estão abertas ao público com entrada gratuita, das 9hs às 18hs: Turnul Artelor, Turnul Vanatorilor e Bastionul Postavarilor.

Aí descemos pela Rua da República (Strada Republicii), uma rua inteiramente de pedestres com casas de três e quatro andares. A maioria que esconde pequenos bares e pubs.

Caminhamos por toda essa charmosa rua e saímos nesse belíssimo edifício que abriga a Prefeitura, Conselho do Condado e o Tribunal de Recurso.

Em frente está o Parque Nicolae Titulescu que além de ser super limpo, organizado, cheio de flores e fontes é excelente para caminhar, descansar, bater papo...

Igreja da Boa Anunciação (Biserica Buna Vestire), um templo ortodoxo em frente ao parque Nicolae.