terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Transilvânia: Sibiu

📌ROMÊNIA📌

Sibiu
(Transilvânia Histórica)






A cidade foi fundada no século XII como o lar de colonos alemães na Transilvânia. Já dois séculos depois, era um importante centro comercial com 19 guildas. Logo se tornou a principal cidade alemã na Transilvânia, conhecida como o lugar mais oriental da cultura da Europa Ocidental.
Sibiu é uma cidade para pedestres com dois níveis de fácil acesso: a cidade Alta, lar da maioria das atrações históricas e a Cidade Baixa, alinhada com casas coloridas nas ruas de paralelepípedos, delimitada por imponentes muralhas da cidade e torres de defesa com vista para o rio Cibin.
A população romena tornou-se importante aqui no século XVIII, com inúmeras instituições e sede metropolitana operando na cidade. Após a Primeira Guerra Mundial e o colapso da Áustria-Hungria, Sibiu passou a fazer parte da Romênia, ainda com uma grande população alemã e húngara. Até o atual presidente da Romênia, Klaus Johannis, é um dos alemães da Transilvânia.


Chegamos na cidade vindos de Brasov em uma viagem de mais de 2 horas de trem. Guardamos nossas mochilas nos lockers da estação de trens e já saímos para conhecer a bem falada cidade.

Saindo da estação seguimos pela Rua General Magheru. No cruzamento com a Rua Constitutiei, vimos - A Grande Sinagoga em Sibiu (Sinagoga Mare din Sibiu), local de culto judaico e que está na lista de monumentos históricos no condado de Sibiu desde 2015.


Continuamos subindo pela rua General até nos depararmos com mais um igreja: Igreja Católica Romana de Santa Úrsula (Biserica Ursulinelor), construída no século XV. Seu nome deriva dos nomes das freiras patrocinadas por Santa Úrsula.


Atualmente a Igreja é usada pelas comunidades católica romana e greco-católica. Os serviços religiosos católicos romanos são celebrados em latim às segundas, quartas e sábados e em alemão, aos domingos e feriados.



Na frente da igreja tem uma bifurcação: você pode continuar na mesma rua ou seguir pela Rua Avram Iancus, que foi o que fizemos.



Assim saímos exatamente entre as duas principais praças da cidade velha, mais precisamente na Torre do Conselho (The Council Tower), um dos monumentos mais famosos de Sibiu. 
A torre liga a Grande Praça com a Pequena Praça e já serviu de armazenamento de grãos, uma prisão e uma torre de vigia ao longo de sua longa história.


A Grande Praça (Piata Mare) possui mais de 140 metros de largura e é o principal centro da Cidade Velha de Sibiu. Abriga algumas das arquiteturas mais impressionantes do distrito.



Lá pudemos ver:
-  Igreja da Santíssima Trindade, conhecida como "Igreja Jesuíta", um templo católico e uma das igrejas barrocas mais notáveis da Transilvânia.  


Prefeitura (Town Hall) do início do século XX, com sua fachada cheia de elementos decorativos e com design de interiores Art Nouveau. Ela fica praticamente colada com a Igreja Jesuíta.👆


- Romanian Art Gallery e Museu Brukenthal (Brukenthal Museum)👇, baseado na coleção de Samuel von Brukenthal, governador de Sibiu no século XVIII. O museu moderno abriga mais de 1.000 obras de arte de artistas diversos. 
Outras exposições incluem as esculturas da Transilvânia em pedra, gravuras, carimbos, tapetes e a exposição gótica: esta é a primeira exposição permanente a explorar as raízes do fenômeno nas artes visuais dos séculos XVIII e XIX, enfatizando fontes literárias e o contexto histórico da reação neogótica ao esclarecimento. 



- Casa Haller (Haller House), uma das residencias mais importantes da grande praça, construída em estilo gótico renascentista. A casa pertenceu a várias personalidades locais.


- Casa Hecht (Hecht House), é um monumento histórico arquitetônico, que serviu de sede da Universidade Saxônica, a representação política dos saxões da Transilvânia.
Obs: observem os olhos no telhado!👀



Depois voltamos e passamos por debaixo da Torre do Conselho, na Passagem Torre da Ponta (Turnul Sfatului) que nos levou até a Pequena Praça (Piata Mica) localizada dentro do segundo recinto de fortificação da fortaleza. Representa o antigo centro comercial da cidade. Dividida em duas partes: o lado norte com uma forma circular, com edifícios de forma côncava e o lado sul tem edifícios com arcos semicirculares.
O que chama muita atenção são os prédios altos que possuem claraboias lenticulares conhecidas com "Olhos de Sibiu"👀



Lá pudemos ver:
- Casa Antelor (Arts House - Butchers Guild Hall), uma das mais antigas da cidade, hoje é o Museu Tradicional da Civilização popular de Astra, que abriga uma exposição de tecidos da região de Sibiu.



- Antiga Prefeitura, edifício do século XVII que hoje abriga restaurantes e cafés 


- Casa Luxembourg (House Luxembourg), do século XVI é uma das melhores de Sibiu, tendo sido recentemente renovada e inaugurada como hotel.


- Ponte dos Mentirosos (Podul Minciunilor), acima da Rua Ocne, principal da cidade baixa. Um dos símbolos mais importantes de Sibiu. Foi a segunda ponte européia feita de ferro fundido e a primeira no espaço romeno.


Em cima da ponte e seus muitos edifícios com os olhos no telhado.


Embaixo da ponte, que também é passagem de veículos. 



Atravessando a ponte e seguindo para o outro lado da cidade saímos em frente a Igreja Evangélica de Santa Maria (Biserica Evanghelica Sfanta Maria din), um dos edifícios góticos mais impressionantes da Transilvânia. 


Na direção da Rua Turnului, sob o muro cercado que separa o jardim da Casa Paroquial, você verá a Passagem Torre das Escadas (The Stairs' Tower), em arco que conectam a cidade baixa e cidade alta. Nós apenas descemos, demos uma olhada e já subimos novamente. 


E assim passamos pela Passagem das Escadas (Stair's Passage) até a Rua Alexandru Odobescu. 


Onde encontramos a Passagem Metropolitana (Pasajul Mitropoliei). 


E seguindo na rua novamente chegamos na Catedral Ortodoxa da Santíssima Trindade (Catedrala ortodoxă "Sf. Treime"inspirada na arquitetura da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla. Atrai turistas romenos e estrangeiros ansiosos por descobrir os mistérios da fé ortodoxa.


Seu interior repleto de turistas curiosos, como nós!! 


Um pouco à frente paramos para descansar no Parque Astra (Parcul Astra), construído depois da derrubada dos muros da fortaleza. Lá encontram-se os bustos de personalidades romenas, o Palácio de Astra, Clínica da Criança, Biblioteca de Astra (mais importante da cidade), Escola de Aparelhos Auditivos, uma séria de edifícios do século XIX, mesas de xadrez e uma fonte artesiana.


E seguimos pela Rua Nicolae Balcescu, com lojas, restaurantes e cafés, até a Grande Praça.


E mais olhos nos telhados. Estão por toda parte!👀



Nós não voltamos para Praça. Fomos em direção ao Parque da Citadela (Parcul Cetatti). Basta, entrar em qualquer rua à direta e seguir reto. O principal beco do parque está marcado com os nomes de personalidades que marcaram cultura na cidade. 



Aqui pudemos ver algumas das torres da fortificação que ainda restaram:

- Torre dos Arcebisbos (Turnul Archebuzierilor), construída no século XIV, fazia parte do terceiro cinturão de fortificação da cidade.



- Torre de Cerâmica (Turnul Olarilor), construída no século XIV, fazia parte do terceiro cinturão de fortificação da cidade.


- Torre dos Carpinteiros (Turnul Dulgherilor), construída no século XIV, pela guilda saxônica de carpinteiros da cidade.


Ainda dentro da muralha caminhando pela Rua Cetatii com suas casinhas coloridas coladinhas uma nas outras! Um charme!!


De frente para essas casinhas o edifício neo-renascentista que abriga o Museu de História Natural, com dois dinossauros em tamanho natural no pátio. 


E mais uma torre - Grande Torre - construída no século XVI, fazia parte das fortificações posteriormente incorporadas aos cintos de defesa. Hoje é a sede da Filarmônica do Estado de Sibiu. 


No final da tarde, voltamos para estação de trens e seguimos viagem para Sighisoara, em uma viagem de mais de duas horas.


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial