terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Bucareste

📌ROMÊNIA📌

Bucareste








A Romênia está localizada na parte oriental da Europa, é considerada o nono maior país em extensão da União Européia e tem a sétima maior população do continente. Sua cultura é repleta de lendas e histórias de mistérios. Isso pode ser observado por exemplo, na região da Transilvânia, que é popular por ser cenário de histórias de vampiros, como o Conde Drácula. 
Sua capital Bucareste é o centro comercial do país, conhecida por suas amplas avenidas arborizadas e  gloriosos edifícios. É uma metrópole muito movimentada e de trânsito caótico. Entrou na União Européia em 2.007 e a partir daí vive um crescimento cultural nítido.
___

Como contamos no post de Chisinau-Moldávia, sobre nossa viagem em um trem soviético, finalmente chegamos em Bucareste às 6h05. Já estava claro, fomos tomar café e depois seguimos para o hotel, onde deixamos nossas malas. Saímos para passear.



Alguns lugares que passamos no primeiro dia:




Paramos para descansar no Parque Cișmigiu (Cișmigiu Gardens), localizado em frente à Prefeitura da cidade, o mais antigo de Bucareste. Um ótimo lugar para passear e desfrutar em meio dos seus gramados verdejantes e caminhos sinuosos. O parque ainda oferece um lago com aluguel de barcos a remo, um jardim de cerveja, playground, área de xadrez e muitos bancos para relaxar. 


Seguimos até o Memorial do Holocausto (Holocaust Memorial), um local bem simples, inaugurado em 2.009 com apenas uma coluna na qual cada lado está escrito uma única letra hebraica e também um salão de lembranças com várias placas contendo os nomes de muitas vítimas romenas do Holocausto.


Já próximo ao centro histórico na Avenida Victoriei, um local que deve ser visitado é a Igreja Zlătari (Zlătari Church), datada em 1.705. Lá estão as relíquias de São Cipriano, o Mago. É o santo padroeiro dos necromantes, bruxas e feiticeiros que viveram no século III dC. 


E seu interior! 


Logo em frente, o Palácio CEC, construído entre 1.896 e 1.900 em estilo eclético, é a sede do CEC Bank.


E também o Museu Nacional de História da Romênia, em um edifício neoclássico do século XX que já foi a principal agência dos correios da cidade. A exposição conta com o desenvolvimento do país desde os tempos pré-históricos até o século XX.


A Cidade Velha de Bucareste abriga a antiga corte de Vlad, o empalador. Hoje um museu ao ar livre de escavações de ruínas medievais. A área é delimitada pelo rio Dambovita ao sul, Calea Victoriei ao oeste, Bulevardul Bratianu ao leste e Regina Elisabeta ao norte. É praticamente tudo o que resta da cidade antes da Segunda Guerra Mundial.



Foi aqui que Bucareste foi fundada. Suas ruas estreitas já foram as principais ruas comerciais da cidade, além de ser o coração financeiro da capital.








Hoje a área abriga galerias de arte, antiquários, cafés, restaurantes e boates. 








A rua mais conhecida é a Lipscani, localizada na parte superior da cidade velha. 









Alguns destaques na cidade velha: 
Igreja e Mosteiro Stavropoleos (Stavropoleos Monastery Church), uma igreja ortodoxa oriental, um das mais antigas da cidade, fundada por um grego com uma combinação de arquitetura romena e bizantina. 


Seu interior chama atenção, mas o exterior é o mais diferente. 



Pasajul Macca - Vilacrosse, um local coberto com um teto de vidro amarelo de arcada para permitir a luz natural. Lá você encontrará muitos cafés, onde a maioria oferece cachimbos de água e tabacos exóticos. Foi construída em 1.891 como um canal entre Calea Victoriei - a rua mais movimentada da cidade e o Banco Nacional.


Vídeo da passagem!!📹📹



Igreja ortodoxa de São Nicolau (Biserica Sfântul Nicolae Șelari), que data o século XVII e considerada monumento histórico. 



Igreja de Santo Antônio (Biserica Sfântul Anton), a mais antiga da cidade, construída em 1.558-1.559. Dentro da igreja está o túmulo do príncipe Mircea Ciobanul, seu fundador, e também o ícone de Santo Antonio, O Grande, considerado pelos crentes como milagroso.


Saindo do centro histórico, caminhando pela Avenida Brătianu, chegamos até a Praça da Universidade (Piata Universitatti). É um dos locais mais populares da cidade, sendo muito movimentada e com tráfego intenso. A travessia ara pedestres é feita por passagens subterrâneas. 
A praça reúne algumas obras arquitetônicas notáveis como: Universidade de Bucareste (prédio branco), Teatro Nacional de Bucareste (teto vermelho), Hospital Coltea (com as bandeiras) e a Igreja que faz parte do hospital.



Nesse mesmo local, em frente ao teatro está também o marco zero da cidade.



E caminhamos mais um pouco até chegarmos na rua Calea Victoriei, onde por acaso encontramos uma outra passagem: Pasajul Victoriei. E lá que estão os guarda-chuvas coloridos pendurados.



Voltando para avenida Calea, seguimos mas um pouco até a Igreja Ortodoxa Oriental de Kretzulescu - Cretulescu, considerada um dos monumentos arquitetônicos mais valiosos do final do período Brancovano. É dedicada à Assunção da Virgem Maria e os Santos Arcanjos Miguel e Gavriil.



Em frente à igreja está o Memorial do Renascimento dedicado às lutas e vítimas da Revolução Romena de 1.989, na Praça da Revolução. 


No perímetro da praça mais alguns pontos turísticos:



No dia seguinte de metrô fomos até o Parque da Juventude (Tineretului Park), que é um grande parque público dividido em duas partes: seção principal (próxima do metrô de Tineretului), que possui playgrounds, avenidas arborizadas.


No meio do parque fica a Sala Polivalenta - um local popular para shows, exposições e grandes eventos esportivos em recinto fechado. 


A melhor parte de Tineretului, no entanto, é provavelmente o lado sul, conhecido como Parcul Vacaresti ou Parcul Copiilor, na esquina da B-dul Tineretului e Calea Vacaresti.
Dali, seguimos para o Parque Carol (Carol Park), criado para a exposição Romênia no Mundo, realizada em 1.906.

 O parque oferece alguns agradáveis ​​passeios por caminhos arborizados, playgrounds e terraços. Apesar de bem bacana, achamos que estava um pouco abandonado e mal cuidado.



O parque é hoje dominado pelo enorme Monumento aos Heróis da Luta pela Liberdade e Socialismo. 

Nesse dia quente tivemos um pequeno problema, e não conseguimos conhecer mais nada. Mas, no outro dia começamos cedo. E nossa primeira visita foi o famoso Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului), considerado o maior palácio do mundo e o terceiro maior edifício, atrás apenas do New Century Global Centre e do Pentágono.


Vamos lá! O Palácio é realmente impressionante: possui 350.000 m², 270 metros de comprimento, 245 metros de largura, 86 metros de altura acima do solo e 96 metros de profundidade. Conta com 1.000 quartos, 440 escritórios, mais de 30 salões, 4 restaurantes, 3 bibliotecas, um salão para shows e 2 estacionamentos subterrâneos. Em estilo arquitetônico neo-clássico, nele foram usados mármore, cristal, aço, bronze, madeira, tapetes de lã, cortinas de veludo e brocado (em ouro e prata). 

Salão de espera

Quem determinou a "reconstrução" foi o ex-ditador Comunista Nicolae Ceausescu, depois de um grande terremoto em 1.977 que arrasou a cidade. A construção começou em 1.984 com o esforço de mais de 100 mil pessoas no total. Em determinado período chegou a cotar com cerca de 20 mil trabalhadores durante 24 horas por dia. Foi concluído nos anos 90, mas ele não ficou como o antigo ditador tinha em mente. Hoje, abriga a Câmara dos Deputados, o Senado, o Conselho Legislativo e a Corte Constitucional da Romênia.

Para visitar seu interior: consultando a internet aparecem alguns tipos de passeio e constavam a necessidade de agendamento prévio. Não agendamos e fomos até lá. Conseguimos comprar um passeio.  

Acho que como compramos na hora, nos venderam apenas o Tour Standard que estava disponível no momento. O que incluía: Salão "CA Rosetti", Galeria de Imprensa, Salão Nicolae Iorga, Salão Nicolae Balcescu, Salão Nicolae Titulescu...


...Salão "Direitos Humanos", Salão C4, Salão IIC Bratianu, Salão Ionescu, Salão "Unirii", Salão "Al. I Cuza", Galeria de Honra, Galeria de Imprensa.


Vista da Varanda, também inclusa no tour.


Terminando o passeio, fomos para Praça da União (Unirii Boulevard). É essa avenida enorme na foto acima. Dela é possível observar o Parlamento de frente.


A Praça da União, que durante o período comunista era conhecida como Praça Nacional, é uma das maiores da cidade e onde encontram-se os principais pontos de transporte e principais shopping's.


Caminhamos por toda a Praça da União. Subimos na Colina do Patriarcado (Dealul Patriarhiei) que é uma importante colina histórica, cultural, arquitetônica e um ponto turístico religioso. Um dos centros da ortodoxia Romena: sede do Patriarcado Romeno e a residência do Patriarca.
Lá estão os seguintes edifícios:

-Catedral Patriarcal Romena


-Palácio Patriarcal


-A Igreja Peregrina - A Catedral Patriarcal Pangar


Descemos e voltamos para Praça da União, bem ao lado do Unirea Shopping Center. Local com fontes e bancos para descansar. 


Vídeo da praça!📹📹


Depois de um descanso, pegamos o metrô sentido Aviatorilor até o Parque Rei Michael I da Romênia (King Michael I Park), considerad o pulmão da cidade. Ele simplesmente possui 187 hectares dos quais 74 hectares são o lago.


Conta com duas entradas principais, embora de longe a mais elegante seja a que faz fronteira com Piata Charles de Gaulle. A outra entrada, na extremidade de Soseaua Kisellef, em frente à Casa Scanteii, é melhor para quem chega de carro.


Saímos pela Piata Arcul de Triumf, para claro, conhecer o Arco do Triunfo! Localizado em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, o monumento lembra aos transeuntes a vitória do Exército romeno na Primeira Guerra Mundial e na Grande União de 1.918, um dos eventos mais importantes da história da Romênia. 


Declarado monumento histórico em 2.004, é um dos marcos mais notáveis da capital, ao lado do Parlamento, e pode ser considerado símbolo de Bucareste.


Seguimos na caminhada pela Şoseaua Pavel D. Kiseleff até o Parque Kiseleff e chegamos ao Museu Nacional do Camponês Romeno, mas estava fechado. Nele existe uma coleção de tecidos, ícones, cerâmicas e outros artefatos da vida camponesa romena.


Aqui finalizamos nosso tour por essa capital que nos encantou demais!!
Às 06h05 do dia seguinte da estação de trem, embarcamos para Sinaia, em uma viagem de mais ou menos 1h40. 

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial