terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Complexo Orheiul Vechi

📌MOLDÁVIA📌

Orheiul Vechi

Uma comuna no distrito de Orhei, composta por três aldeias: Butuceni, Morovaia e Trebujeni. Situada à 60 km da capital - Chisinau, a comuna situa-se nas margens do rio Raut.
___

Nossa ida até o local foi para conhecer o Complexo do Mosteiro Ortodoxo Oriental Orheiul Vechi, esculpido em uma enorme falésia de calcário com vista pra o rio Raut. É considerado um dos lugares mais visitados do país. O mosteiro foi escavado por monges ortodoxos no século XIII. E a maioria das pessoas que estão por lá, não são turistas e sim peregrinos ortodoxos que vêm de todo o mundo.

Em nosso primeiro dia em Chisinau, resolvemos conhecer o Mosteiro, e para isso fomos até à Rodoviária Central onde também fica o Mercado Central. Foi um pouco complicado para encontrar o guichê que vendia os tickets. Ele não fica dentro da rodoviária e sim nessas casinhas fora dela, em frente ao estacionamento das vans. Inclusive o guichê para comprar o ticket é esse com letreiro azul.

E essa foi nossa van. Observem que na parte superior do parabrisa está o nome do mosteiro e logo abaixo existe uma paca escrito Butuceni-Chisinau. Verifique os horários de volta, para não perder a van e ter que ficar por lá, pois não tem de hora em hora.

Depois de aproximadamente uma hora de viagem, chegamos na Vila de Butuceni.

E descemos exatamente aqui👇

Basta subir essa trilha de terra por aproximadamente uns 15 minutos até chegar ao mosteiro.

Lá em cima já é possível ter uma linda vista do Rio Raut...

...e também do mosteiro.

Enfim, o portão de entrada do mosteiro.

Passando o portão, você verá a Igreja Ortodoxa dedicada à Ascensão de Santa Maria, construída em 1.905.

A área interna da igreja é bem pequena, mais cheia de detalhes e muito bonita como quase todas as igrejas ortodoxas que conhecemos.

A caverna do mosteiro fica um pouco abaixo da igreja, voltando pela trilha. E sua entrada é apenas essa portinha.

E depois vem as escadarias.

Seu interior é assim, bem simples. Com muitas imagens, um altar à frente e o monge que fica cuidando do local.

Do lado esquerdo, existe uma outra escada que te leva até um pouco mais para baixo da caverna: lá não tem muita iluminação e o teto é bem baixo. Tivemos que caminhar abaixados.

E do lado de fora, de frente para o rio, existe uma espécie de sacada. Vista maravilhosa!

Aqui também é o local onde você pode fazer um pedido e inserir uma moeda nessas centenas de buraquinhos que a rocha possui.

Depois voltamos para trilha e fomos aguardar o próximo ônibus para Chisinau, e como perdemos o anterior o próximo só sairia depois de quase 2 horas.😭😭. Alternativas: esperar ou caminhar até outra aldeia (longe e inviável).