terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Kiev

📌UCRÂNIA📌

Kiev







A Ucrânia está localizada na Europa Oriental, faz fronteira com diversos países, abriga uma série de lugares bonitos com uma grande variedade de atividades turísticas.
O país fez parte da União Soviética e na época era a segunda maior economia do bloco. Mas, com a dissolução fez uma parte importante do país mergulhar na pobreza.
Hoje vive recentes dificuldades políticas, territoriais e econômicas, sendo um dos país mais pobres da Europa.

Sua capital Kiev, começou há mais de 1.500 anos, quando foram construídas cerca de 950 igrejas, catedrais e monumentos, está entre as mais velhas cidades do continente europeu.
Sede do governo do Óblast (subdivisão administrativa e territorial), Kiev conta com grandes indústrias de tecnologia de ponta, centros científicos, escolas, universidades, monumentos históricos e um dos melhores sistemas de transporte em escala global. 
__

Chegamos na capital no começo da noite, vindos de Lviv e nosso hotel ficava próximo à Estação Kyiv-Pasazhyrskyi, que também está próxima ao centro. 
A estação é composta por duas estações: Central👇 (mais antiga)


E Sul, (nova e mais moderna)👇 uma de cada lado dos trilhos, ligados por uma ponte. 


E na plataforma 14 da Estação, onde é possível avistá-la pela ponte de uma estação à outra, está o Museu Ferroviário de Kiev (Museum of Railway Transport). Possui uma coleção de locomotivas, onde algumas podem ser vistos de dentro. É um bom lugar para passar uma hora enquanto espera seu 🚉.


No dia seguinte, começamos nosso passeio pelo Parque Taras Shevchenko (Taras Shevchenko Park), localizado na esquina da Volodymyrs'ka e Shevchenka. Em frente ao parque está também a Universidade Nacional Taras Shevchenko.


Fomos até o Estádio Olímpico de Kiev para pegar um ônibus que nos levaria até o Complexo do Monumento Mãe Pátria (The Motherland Monument), que possui mais de 10 hectares e abriga: um parque, o Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial (The Ukrainian State Museum of the Great Patriotic War) e um incrível memorial pelos heróis que lutaram pela pátria.


O museu é bem interessante, exibe mais de 15 mil exposições incluindo documentos oficiais, pertences pessoais dos soldados, suas armas e fotografias, prêmios, fragmentos de correspondência militar e diários pessoais. 
Está dividido em dois andares com 16 salas interligadas, onde vamos passando e conhecendo toda história do conflito. 


Na área externa do complexo, estão exposições de canhões e tanques de guerra.


E o memorial, que é um túnel com paredes esculpidas com alto relevos de 5 metros de altura, onde é possível ver a dor e sofrimento em cada rosto.


Esse memorial retrata "a defesa da fronteira soviética da invasão alemã de 1941, os terrores da ocupação nazista, a luta partidária, o trabalho dedicado à frente doméstica e a Batalha do Dniepre de 1943"


Saindo desse complexo fomos até o Mosteiro de Kiev Pechersk, que fica muito próximo. Considerado o maior monastério ortodoxo cristão do mundo, que está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco e também já foi uma das sete maravilhas da Ucrânia.
Está localizado em uma colina inteira de mais ou menos 28 hectares, rodeado por muralhas. Seu interior está repleto de igrejas, monastérios, cavernas subterrâneas e museus. 


É cobrado ingresso apenas para visitar museus e cavernas. Não conseguimos visitar, pois estava fechando quando chegamos. A entrada é até às 16h.


Catedral da Dormição (Dormition Cathedral), dentro do Mosteiro de Kiev Pechersk. 📹📹


Se estiver com tempo, reserve pelo menos meio dia para conhecer todo esse complexo religioso. Vale muito a pena!!

Saindo de lá, seguimos à pé pela Avenida Lavrska e chegamos ao Parque da Glória Eterna (Park of Eternal Glory), onde está o Museu Nacional do Holodomor-genocídio (Holodomor Genocide Museum). A palavra Holodomor significa "matar por fome", que matou milhões de ucranianos, e também é conhecida como Terror-Fome, Fome-Genocídio na Ucrânia, Grande Fome e Genocídio Ucraniano de 1932-1933.


Uma das esculturas do museu é essa garotinha👆, chamada de "Memórias amargas da infância" e o outro monumento bem atrás dela é essa escultura em forma de vela: "Vela da Memória".

E assim finalizamos nosso dia, mas como estávamos bem longe do nosso hotel, pegamos o metrô para voltar. O embarque foi na estação mais profunda do mundo - Arsenalna da linha Sviatoshynsko-Brovarska, que está localizada a 105,5 metros abaixo da superfície. Para chegar lá embaixo tivemos que pegar duas intermináveis escadas rolantes. Sério!! Não era possível ver o fim dela. Demorou por volta de 5 minutos para fazer todo o trajeto. Chega à dar desespero até!! 


Dia seguinte fomos conhecer o Museu Nacional de Chernobyl (Chernobyl National Museum), inaugurado em 1992 e que conta a história do pior acidente nuclear da história em termos de custo e de mortes. Nele são apresentados também as conexões com as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que também tiveram que lidar com as consequências da radioatividade.


O museu não é muito grande e é dividido em dois salões no segundo andar. Possui mais de 7.000 objetos em exposição.
Se você pretende saber tudo o que está vendo no museu, terá que acrescentar mais umas Hryvnias para poder utilizar o audioguia, pois o museu está todo em cirílico, não tendo nada escrito em inglês.😳
A exibição se inicia já subindo essas escadas, com placas penduradas contendo os nomes de aldeias abandonadas. 
Essa primeira foto é a frente das placas e a segunda é o verso, com as placas pretas cortadas por uma faixa vermelha que significa "fim do assentamento".


Salão 1: maquetes, artefatos, vídeos, fotos, documentos, notícias, imagens, uniformes militares e folhetos da época


Salão 2: com um design psicodélico, contendo manequins com roupas usadas na época do desastre, a evolução dos dosímetros e mapas mostrando onde existem usinas nucleares no mundo.


Próximo ao museu, está a Praça Kontraktova, localizada no bairro histórico de Podil. O local é um importante centro econômico e cultural, com numerosos monumentos arquitetônicos e históricos.  


Podem observar que do lado direito da roda-gigante, tem a torre de uma igreja. E é para lá que vamos!!

Essa bela arquitetura barroca de ouro e azul é a Igreja de Santo André (St. Andrew's Church), localizada no alto de uma colina, no centro histórico. É um dos templos ortodoxos mais famosos do país. E a entrada é paga.


Mais uma Igreja de deixar qualquer um de queixo caído é a Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas (St. Michael's Golden-Domed Monastery), que foi originalmente construído na Idade Média. A entrada é gratuita.


Passando o portão principal, nos deparamos com essa beleza toda!


E sua parte interna é rica em detalhes.


Na frente do Mosteiro de São Miguel, está o Complexo da Catedral de Santa Sophia, inscrita no Patrimônio Mundial da Unesco. Essa é a Torre do Sino, entrada do local e onde já compramos os tickets. Ela possui 76 metros de altura, é possível subir seus degraus e ter uma linda vista da cidade.


E a belíssima Catedral com suas 13 cúpulas douradas, é uma das atrações mais populares em Kiev e um dos marcos da cidade há mais de mil anos. No complexo além da Catedral existem museus e construções que apresentam exposições.


Uma caminhadinha até a Praça da Independência (Independence Square), que é a praça central da cidade. Desfiles, concertos, festivais, protestos, ... tudo acontece aqui. Nela estão: seis fontes, Coluna da Independência, cachoeira artificial, shopping central e muitos edifícios administrativos. 


E de lá, uma boa caminhada até o Golden Gate (Portão Dourado). É um monumento único da arquitetura da fortificação que sobreviveu até os dias de hoje. Foi construído em 1.017-1.24 e serviu como entrada principal de gala para Kiev.


Pertinho dali, o Ópera Nacional da Ucrânia (National Opera of Ukrania). É o teatro musical mais antigo e bem mais sucedido do país. 


No caminho de volta para o hotel, uma paradinha na Catedral de São Vladimir (St. Vladimir's Cathedral), dedicada ao Santo Príncipe Vladimir, que batizou a Rússia e tornou a religião oficial do cristianismo.
Sua arquitetura interior e exterior são projetados em estilo bizantino antigo que torna a Catedral semelhante aos templos da Rússia.
Não deixe de visitar, pois ela é mundialmente famosa por seus afrescos e mosaicos únicos.


Continuando a Avenida Tarasa Shevchenko Blvd, chegamos até o Jardim Botânico de Fomin (A.V. Fomin Botanical Garden) fundado pela Universidade de Kiev. Exibe muitos tipos de flores, plantas, árvores locais e exóticas. A entrada é gratuita e está localizada ao lado da estação de metrô Universytet.


Dia seguinte, de ônibus fomos até o Palácio Mariyinsky (Mariyinsky Palace), um pitoresco palácio barroco localizado na margem do Rio Dniepre. É a residência oficial do Presidente da Ucrânia. 


Descendo a avenida que margeia o palácio e que também é um parque, chegamos até o Estádio Olímpico de Kiev, usado pela Selecão Ucraniana de Futebol e pelo Dínamo de Kiev. Já sediou Eurocopa e Final da Liga dos Campeões da UEFA.


E no fim da avenida do lado direito, o Parque Vladimirskaya Gorka, considerado o cartão de visita da cidade. Lá você passará pelo Arco da Amizade das Pessoas (People's Friendship Arch), inaugurado em 1.982 para comemorar a unificação da Ucrânia e da Rússia em 1.653. O monumento simboliza a amizade e o respeito mútuo entre as duas nações.


Um pouco à frente do arco há uma plataforma de observação com vistas para o Rio Dnipro.📹


E também um ponte de pedestres e de bike que leva até o Parque Volodymyska Hill.


Não fomos no parque Volodymyska Hill, e sim voltamos pela ponte, passamos novamente do Arco e fomos caminhar pela principal rua da cidade - Khreshchatyk que possui 1,2 km e foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde reconstruída no estilo neoclássico da arquitetura stalinista. Depois da independência da Ucrânia a rua foi renovada e hoje é uma das ruas comercias mais caras da Europa.


E para finalizar nosso tour por essa cidade que nos surpreendeu positivamente, mais um letreiro(vejam outros letreiros de cidades que já passamos), para coleção.


Voltamos para o hotel fizemos o check-out e fomos para Estação, pois faríamos nossa primeira viagem de trem com cabine (2 camas) noturna para cidade litorânea de Odessa.


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial