terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Odessa

📌UCRÂNIA📌

Odessa







Odessa é uma cidade costeira às margens do Mar Negro, sendo a quarta maior cidade do país, com um pouco mais de um milhão de habitantes.
Com uma arquitetura esplêndida, com seus edifícios neoclássicos em pastel que revestem uma grade geométrica de ruas arborizadas. Vamos conhecer??
___

Como falamos no post anterior, viajamos à noite inteira de trem para chegar na cidade. E essa foi nossa cabine. Duas camas, televisão, travesseiros, cobertores, bagageiro, toalhas e duas garrafas de água. Depois que o bilheteiro passou, pudemos trancar nossa cabine e tentar dormir até o dia seguinte, pois não tem como dormir direto: o trem dá uns trancos de vez em quando. Mas, foi uma experiência e tanto!!!


E pela manhãzinha, umas 6h, chegamos em Odessa, com cara de cansados!😁


Essa é a principal estação de trem da cidade (Odesa-Holovna), foi construída na metade do século XIX, danificada na segunda guerra e reconstruída em 1.952. Nessa praça, à sua frente ficam muitos taxistas e vans. Ali as pessoas ficam falando no megafone, informando a saída das vans. 


Em frente à estação esse majestoso edifício ortodoxo - Mosteiro de St. Panteleimon (St. Panteleimon Monastery). É bem impressionante sair da estação e vê-lo. Realmente algo maravilhoso!
Considerado o maior da cidade e construído em estilo bizantino. 


De lá seguimos para a esquerda até o Mercado Privoz, o famoso "Mercadão", que é o maior mercado de alimentos de Odessa desde 1.827. 


Lá são vendidas frutas e verduras frescas, além de objetos de segunda mão e roupas baratas.

Fonte: tic.in.ua

Depois tomamos um café da manhã, e caminhamos até a Praça Soborna, onde está a Catedral da Transfiguração, uma das maiores igrejas da cidade. 


Seu interior é impressionante, parecendo um palácio. Pode acomodar mais de 10 mil pessoas.😳


Até que chegamos no coração de cidade, na rua de pedestres - Deribasivska, com a maior concentração de bares, restaurantes e lojas do município.


Lá está também o Jardim Central (City Garden), com algumas estátuas, jardins, fontes e flores. 


Fomos caminhando pela cidade debaixo de um sol forte. Passamos pela pequena Igreja Católica Romana de São Pedro e pela Casa Atlantes até chegarmos no coração do amor. Uma grande estrutura de metal com os famosos cadeados dos apaixonados.


Desse ponto já avistamos a Ponte da Sogra (Mother-In-Law Bridge) construída sobre um barranco para conectar duas entradas da cidade. 
Esses cadeados☝ no coração ficavam pendurados nesse ponte👇, mas ela não estava mais suportando o peso. Então foi construído o coração e os cadeados transferidos para lá. 

  
No final da ponte ou começo dela, depende o lado que você estiver, está O Colunata do Palácio Vorontsov (Colonnade of Vorontsov Palace), localizada no Boulevard Primorsky.  


Abaixo do Palácio👆 está o Parque Grego (Greek Park) inaugurado em 2.018. É repleto de árvores e lugares para descansar e se proteger do sol durante o verão.


Voltando para o Boulevard Primorsky, que te leva do antigo prédio da bolsa de valores até o Palácio Vorontsov que é um dos cartões de vista da cidade, bem pertinho do mar.


É nesse ponto☝ que está a famosa Escadaria Potemkin, entrada oficial da cidade para quem vem do mar. O porto do Golfo de Karkinitsky no Mar Negro ao fundo. 


A escada possui 142 metros de comprimentos com 192 degraus ligando a cidade velha ao porto. Sua estrutura perspectiva faz com que ela pareça ainda mais longa: 21,7 metros de largura na parte inferior, que se estreitam a 13,4 metros no topo. 


Depois de descer as escadas, atravessamos a avenida por uma passagem subterrânea e fomos dar uma olhadinha no porto. É o maior porto marítimo da Ucrânia e um dos maiores da bacia do Mar Negro.


Nosso último passeio e também a maior atração da cidade, foi conhecer as Catacumbas de Odessa (Odessa Catacombs): formadas por uma rede de túneis parecidos com labirintos que estão sob a cidade e seus arredores, resultados da mineração de pedra, principalmente a coquina (calcário poroso bioclático constituído principalmente de conchas e seus fragmentos).

Uma das entradas das Catacumbas

As catacumbas atingem uma profundidade de 60 metros abaixo do nível do mar e é um dos maiores labirintos urbanos do mundo, com até 2.500 km. Elas já foram abandonadas, usadas por contrabandistas locais e também por partidários que se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial.

O acesso pode ser feito de quatro formas:

-Museu partidário de Nerubayske, que fica cerca de 30 km da cidade. Local foi usado como esconderijo pelos guerrilheiros durante a 2ª Guerra Mundial.
-Através de uma das mais de 1.000 entradas "selvagens" no subúrbio.
-Em um passeio guiado pela cidade, incluindo uma descida às catacumbas na rua Bunin.
-Museu "Segredos subterrâneos de Odessa" no centro da cidade, com visita guiada - fizemos esse.

Logo na entrada uma breve explicação e algumas instruções de segurança de nosso guia, que contratamos quando chegamos na cidade. 
Colocamos o capacete, pegamos uma lanterna e começamos à descer muitos degraus. O local foi ficando cada vez mais escuro e a temperatura foi caindo: gira em torno dos 15 gruas lá embaixo. O passeio durou umas 2hs e no final foi servido chá, bolachas e umas bebidas.


À todo momento temos que caminhar com as lanternas acessas, pois lá embaixo não há nenhuma iluminação. Até nosso guia parou por um momento e pediu para que todos desligassem as lanternas e ficassem em silêncio. Desesperador!!!




Os túneis foram usados em certa época para retirar pedras de calcário para construção da cidade.








Há várias lendas de pessoas perdidas aqui que morreram de desidratação.











Até hoje artefatos do passado ainda são encontrados de vez em quando. Inclusive objetos da Segunda Guerra e até arcada dentária de animais gigantes.





Lá também existem cavernas naturais, com água completamente transparente, com temperatura de 14 graus o ano todo. Às vezes até as pessoas tomam banho nela. 





O dia seguinte, reservamos para conhecer a praia, logo pela manhã o tempo estava ótimo e ensolarado, achamos que íamos conseguir tomar um banho no Mar Morto, mas não deu. Caiu uma chuva torrencial. Mas mesmo assim, fomos apenas conhecer.

Antes de chegar na praia, fomos parando em alguns lugares que faltavam para conhecer, como o Teatro Acadêmico Nacional de Ópera e Balé de Odessa (Odessa National Academic Theater of Opera and Ballet), que foi o 13º teatro a ser construído na Europa, a partir do material local - calcário de Odessa.


Um dos mais belos do mundo, possui uma fachada italiana em estilo barroco. Já a entrada é feita em estilo renascentista, decorada com estátuas de Aristófanes e Eurípedes. 


Descendo o teatro, no cruzamento do Boulervard Primorskiy com a travessa da Chaikovskogo, chegamos na Câmara Municipal (City Hall Odessa): um edifício neoclássico e quem vem de encontro de quem está passeando pelo Boulevard.

O mais interessante é que a cada meia hora, o relógio acima da entrada toca a melodia "Odessa, minha cidade", mesma música que cumprimenta os trens que chegam na estação ferroviária. 


Seguimos para a região central passando por diversas ruas e observando a vida da cidade. Atravessamos a Ponte Kotsebu, até chegarmos na entrada do Parque Taras Shevchenko (Taras Shevchenko Park), que nos daria acesso à praia.
Além disso o parque possui: monumentos, o Estádio Chornomorets, Beco da Glória, Arcos de Quarentena, Ruínas do Teatro, Pavilhão especial de verão e Portal da mansão de Langeron. 


Ficamos "presos" no parque umas duas horas por causa da chuva que caiu. Muito forte e com vento. Sorte que encontramos uma tenda para nos abrigar. Aí quando começou à garoar corremos em direção a praia, senão nem íamos conseguir conhecer.
Entramos pelo parque e nessa parte não tem praia apenas, mas também lojas, quiosques, restaurantes e pousadas com vista para o mar. 


A praia mesmo fica um pouco mais à frente e chama-se "Luzanovka". No local não existe calçadão, e sim esses becos como esse👇, cheios de comércio.


E o jeito foi só observar mesmo, pois a chuva que tinha dado uma trégua, estava ameaçando voltar.


Mar Negro!📹📹



Yellow Stone, uma grande pedra amarela, ótima para marcar um ponto de encontro e tirar belas fotos.


E nossa última parada foi na Praça Starosinnyi (Starosinnyi Square) que fica ao lado da estação. Um local super agradável com vários tipos de restaurantes, cafeterias, mercados, praça central para descansar e tem até uma pequena estação de tram. E foi lá que encontramos o famoso letreiro (vejam outros letreiros de cidades que já passamos).


Depois voltamos para o hotel para pegar nossas mochilas, jantar e pegar o trem para capital da Moldávia - Chisinau.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial