terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Chisinau

📌MOLDÁVIA📌

Chișinău





Moldávia/Moldova, localizada no Leste Europeu entre a Ucrânia e a Romênia, já fez parte do bloco soviético. Considerado um dos países mais pobres e menos visitados da Europa, mas ainda conta com paisagens intocadas e excelentes passeios de vinho.
Sua capital - Chisinau, é a maior cidade do país. Com mais de 700 mil habitantes sua arquitetura tem um estilo soviético intercalada por parques e espaços verdes, além de várias avenidas largas de três faixas alinhadas.
____

Porque escolhemos a Moldávia? Porque estávamos na Ucrânia e iriamos para Romênia, e não poderíamos pular esse país que estava no trajeto né!!😁😁
Quando montamos nossos roteiros, seguimos uma sequência de países. Não costumamos pular um, para ir para outro. Uma sequência. 

E foi assim que fomos para Chisinau. Chegamos à noite, vindos de Odessa-Ucrânia. No dia seguinte fomos conhecer o Complexo Orheiul Vechi e quando voltamos ainda conseguimos conhecer alguns lugares, no centro da cidade.

Logo paramos no Arco do Triunfo (Arch of Triumph), que existem em outras cidades bem famosas, mas que aqui também não deixa nada a desejar. Está localizado na praça central da cidade, em frente ao prédio do governo. Foi construído para homenagear a vitória do Império Russo sobre o Império Otomano (Guerra Russo-Turca).


Em frente ao Arco no centro da praça está a Catedral da Natividade Chisinau (Nativity Cathedral Chisinau), que é a principal igreja ortodoxa da cidade. Data de 1.830.  


Como em todas as igrejas ortodoxas, seu interior sempre impressiona.


Finalizamos nosso dia no Mercado Central (Piaţa Centrală). É o maior e mais movimentado mercado agroalimentar de Chisinau. Ocupa uma área de 3,5 hectares entre as ruas Armênia e avenidas Varlaam e Tighina. 
Lá os vendedores gritam chamando à clientela. Loucura. Tem de tudo um pouco por ali: frutas, legumes, carnes, chapéus tradicionais, chapéus de pele, lembrancinhas, doces, biscoitos, bolachas, doces caseiros, entre outras coisas. 


E vai um videozinho da feira aí!!


No finalzinho da tarde, já no hotel, essa era nossa vista, o que nos fez lembrar demais a cidade de Prypiat.


Depois de um café da manhã um pouco diferente do que estamos acostumados, saímos para conhecer mais um pouco de Chisinau. E fomos logo para o Parque Central Stefan cel Mare, localizado ao lado do Arco do Triunfo.
É o parque mais antigo projetado de forma clássica, e tem o apelido "O parque dos amantes"devido ao fato de ser um local de encontro para casais. Além disso ele possui vários tipos de árvores, fontes e monumentos.


Em volta do parque alguns prédios atrativos:


Balé de Ópera Nacional da Moldávia  



Ministério de Assuntos Internos










Teatro Nacional Mihai Eminescu de Chisinau









Palácio 
Presidencial











Museu Nacional de Belas Artes 









Igreja da Transfiguração










E para finalizar esse perímetro central, o Parlamento da República da Moldávia. Construído pelos soviéticos entre 1.976-1.979, a antiga sede do então poderoso Partido Comunista agora abriga o Parlamento do país.
O edifício tem forma de livro aberto, as paredes são de concreto armado e o piso é coberto com granito vermelho. É possível fazer visitas guiadas, mas é preciso agendamento prévio. Como não sabíamos, não conseguimos visitar.


Depois seguimos na caminhada até o Parque Vale dos Moinhos (Valea Morillor Park) e no percurso passamos pelo Museu Nacional de Etnografia e História Natural fundado em 1.889, que contém coleções geológica, paleontológica, zoológica, entomológica, arqueológica e numismáticas.


Chegamos ao parque e a primeira vista que tivemos foi essa: da Escada com Cascata (Scara Cascadelor). Maior parque da cidade. Além de ser super limpo e bonito, tem pista de corrida, caminha, e um lago enorme.


Agora as escadas vista lá de baixo.


Terminando as escadas, já saímos de frente para o lago.


Como avistamos uma prainha lá do outro lado, fomos conferir. E não é que era mesmo! Pessoas estavam se refrescando na água e outras tomando sol. Nós que não imaginávamos que iríamos encontrar essa maravilha, não fomos com roupa de banho. Só foi passar vontade e ficar apreciando mesmo.


Vídeo prainha!⛱📹⛱📹


De lá voltamos para o centro, na avenida principal da cidade. Ali está também a Casa do Governo, em frente ao Arco do Triunfo. 


E se quiser alguma lembrancinha, ainda na avenida, tem essa feirinha.


Depois pegamos um ônibus que nos levou até o Complexo Memorial da Eternidade, dedicado aos soldados soviéticos que morreram nas batalhas contra as tropas da Alemanha-Romênia na Segunda Guerra.


E para finalizar o dia, já seguindo em direção ao hotel, a Catedral Episcopal de São Teodoro Teodor Tiron, mais conhecida como Igreja de São Teodor Tiron. Uma das mais belas igrejas de Chisinau.
É um monumento de arquitetura de importância nacional, estando inscrito no Registro de monumentos históricos e culturais do município.


Já na estação, aguardamos ansiosamente pelo trem para Bucareste, capital da Romênia. Pois, seria uma viagem de 14 horas😱, em um trem soviético. 


Ao embarcar, parecia que tínhamos voltado por décadas: tudo fechado, sem ventilação, cortinas de camurça vinho e carpete no chão. Uma loucura!!

Nossas cabines

Mas, o mais louco ficou para depois. Passou-se mais ou menos uma hora de viagem e já paramos na fronteira e por lá ficamos mais de 2 horas parados. E sabem porquê??
Porque a largura dos trilhos dos países que pertenciam a União Soviética é diferente dos outros países da Europa. E para resolver esse probleminha, eles precisam de uma verdadeira obra de engenharia. Esse que é o processo demorado: o vagão é desacoplado do sistema de rodagem e elevado. Os passageiros não estão autorizados à desembarcar. Lentamente o sistema de rodagem é substituído. Daí, o vagão é rebaixado e novamente acoplado a esse "novo" sistema de rodagem. O processo é realizado vagão por vagão. Só assim é possível a continuidade de um país para o outro. Muito doido, né??

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial