terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Bratislava

🔻ESLOVÁQUIA🔻
SLOVAKIA

Bratislava








Pertencente à Europa Central, às margens do Rio Danúbio, fazendo fronteira com República Tcheca e Áustria, o país se tornou oficialmente independente 01/01/1993, após a dissolução pacífica da Checoslováquia. Já em Janeiro de 2009 entrou na Zona do Euro. Um país que nos surpreendeu demais!! 
Bratislava, capital do país, fazendo fronteira com a Áustria e Hungria, conta com universidades, museus, teatro e toda infra-estrutura comum às cidades grandes. Uma cidade que nos surpreendeu positivamente e quem sabe um dia voltamos!!

DIA 1
Logo cedo, na rodoviária de Brno, República Tcheca embarcamos para Bratislava. Metade do dia, lá estávamos. 

Começamos nosso tour pela Medická Záhrada (Medical Garden) - Jardim de Medicka, um jardim barroco e popular, ótimo para passear, caminhar, estudar, e fazer qualquer atividade ao ar livre.


Seguimos para às margens do Rio Danúbio, sendo o segundo mais longo da Europa e passa por diversas cidades européias. Junto ao rio um complexo, e nele o Shopping Eurovea Mall.


Caminhando pelas ruas, da cidade velha e sem querer encontramos a Igreja de Santa Isabel (Blue Church), conhecida como Igreja Azul. Sua fachada é decorada com tijolos esmaltados, além de mosaicos e cerâmicas pintadas.


DIA 2
Fomos conhecer o Palácio Grassalkovich (Palácio Presidencial), localizado na Praça Hodzovo Námestie, conhecido também como "Casa Branca da Eslováquia", já foi local de eventos e concertos da sociedade aristocrática.
Construído em 1.760, estilo rococó, hoje é a residência oficial do Presidente. E essa fonte em formato de Terra simboliza à Liberdade.


Logo atrás, e com entrada nas laterais está os jardins do palácio em estilo francês, que se tornou um parque público.



Exatamente às 12h, acontece a 💂troca da guarda.💂 Uma cerimônia rápida, no pátio da frente do palácio, com os portões fechado.  


Próximo dali, no topo de uma colina, em um bairro nobre está o Slavín War Memorial (Memorial Militar Slavín), é um Monumento em Homenagem aos soldados do exército soviético, da 2º Guerra Mundial. Há também uma cemitério, onde 6.845 soldados russos estão enterrados. Apesar de ser um lugar um tanto que chocante, rende uma bela vista da cidade.
Dica: se for a pé com nós, prepare as pernas, pois a subida é forte!😌😓


Primaciálny Palác (Palácio dos Primados), em estilo clássico, aqui foi assinado o tratado de paz de Pressburg, atualmente funciona a sede da Prefeitura. 


Old Town Hall, antiga Câmara Municipal é um complexo de edifícios do século XIV na Cidade Velha.
É um dos mais antigos edifícios de pedra ainda em Bratislava, com a torre construída aproximadamente em 1.370. A prefeitura foi criada no século 15 conectando três moradias e depois passou por várias reconstruções ao longo dos séculos.


Abriga também o Museu da Cidade de Bratislava, o mais antigo da cidade, fundado em 1.868, com uma exposição da história e uma exibição de dispositivos de tortura. O topo da torre oferece uma visão redonda da cidade velha e de seus arredores. 


Starý Most, é uma ponte nova sobre o Rio Danúbio, com 460 metros, que inclui: uma via para pedestres, uma estrada de duas vias e uma ferroviária, conectando a cidade velha com a nova região Petrzalka (maior bairro de Bratislava, situado à margem direita do rio).


Atravessamos a ponte na caminhada até o UFO Tower, em forma de disco voador. Para ter acesso à plataforma de observação, compramos o ingresso logo na subida da primeira escada, e fomos para o elevador que nos levou em apenas 45 segundos há uma altura de 95 metros e com uma linha de visão de 100km.😮😮 Vale muito essa rápida subidinha!!😉


A vista não poderia ser mais perfeita que essa!!👇👇


Atravessamos o rio pela Most SNP👇 e uma caminhada pela Rázusovo nábrezie, margeando o Rio Danúbio.


Chegamos na praça Hviezdoslavovo námestie, uma dos quadrados mais famosos da cidade, localizado parte velha. 


DIA 3
Dia de conhecer as estátuas curiosas. A maioria próxima. 

Napoleon's Army Soldier...


...Shone Náci na Hlavné námestie...


...Man at Work - Cumil. 


Martin's Cathedral (Catedral de São Martin), estilo 
gótico de três navios de Bratislava é construída no local de uma igreja românica anterior, dedicada ao Santo Salvador, a partir de 1.221.


Medieval City Walls (Muralhas da Cidade), as paredes da fortificação foram feitas de pedra, de 130 a 160 cm de espessura. Sua aparência final vem da primeira metade do século 16, quando a fortificação foi fortalecida por medo de ataques turcos. Na era moderna, as muralhas da cidade perderam sua importância e, pela ordem da imperatriz Maria Theresa em 1.775, grande parte das muralhas da cidade foram demolidas.


Michael's Gate (Portão de Michael), o telhado da torre gótica original, construída em meados do século 14, foi modificado entre 1.753 e 1.758 para dar-lhe o seu estilo barroco atual. A torre de 51 metros de altura tem sete andares, e uma excelente vista!

No topo da torre está uma estátua do arcanjo Miguel, matando um dragão. A entrada da torre é através do Museu de Armas; procure a réplica de canhão no nível do solo. Na rua que atravessa o portão está a chamada placa "zero quilômetro", listando as distâncias de 29 capitais mundiais de Bratislava.


Agora, Bratislavský Hrad (Castelo de Bratislava), localizado em uma colina acima da cidade velha, aos olhos do Rio Danúbio. Existem dois caminhos: um com ruas antigas em paralelepípedo e outro com uma enorme ladeira em uma rua residencial (fomos por esse). A linda entrada compensou a subida!


Construção de forma quadrangular com quatro torres em cada ponta, sua pintura extremamente branca, até parecia um novo Castelo, mas na verdade é do século X, passou por muitas reformas.


Uma das vistas...


...jardins impecáveis


Voltamos para o centro, Slovak National Theatre (Teatro Nacional Eslovaco), edifício neo-renascentista, o teatro profissional mais antigo da Eslováquia, composto por três conjuntos: ópera, balé e teatro. 


À noite, caminhada pelas ruas da cidade para acompanhar o Festival Svetla Bratislava (FOTO), com diversas apresentações e exposições. 


De volta ao hotel, pois no dia seguinte iríamos para Viena, na Áustria. 

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial