domingo, 20 de janeiro de 2019

--La Coruña

📌ESPANHA📌

La Coruña







Uma cidade costeira localizada em uma península rochosa no noroeste da Espanha, entre o Oceânico Cantábrico com o Oceano Atlântico e tem uma das orlas mais longas de toda a Europa. 

DIA 1
Chegamos no final da manhã vindos de Zaragoza, 
antes uma breve explicação ao nome da cidade. Qual seria o correto?? A Coruña ou La Coruña?
Na própria cidade e na província da Galiza onde essa se encontra, falam A Coruña e, no restante do país La Coruña.😉

Depois de fazer o check-in no hotel, já saímos para conhecer a cidade, seguimos pela Avenida do Alcade Alfonso Molina. Passando pela Parroquia de San Pedro de Mezonzo, viramos para a esquerda e fomos conhecer o Parque Santa Margarita, com 51.723 m², ótimo para passear e relaxar. 


Ali está o planetário com três pavimentos de exposição: experiências de física, exposição de pêndulo e exposição sobre astronomia na mídia. Na escadaria central, um pêndulo de Foucault balança.


Caminhamos em direção ao estádio Riazor. No caminho passamos pelas Murallas Romanas.


Poucos passos e lá estávamos, na Praia de Riazor uma praia urbana, com chuveiros, cadeira de bronzeamento, vigilância, serviço de socorro, posto de primeiros socorros, posto de resgate da Cruz Vermelha, quiosques e múltiplos de cafés.


Na sequência a Praia do Orzan, outra praia urbana, muito frequentada, areia branca, mar forte e conta com serviços públicos também.


Visitamos a Plaza de Pontevedra ali mesmo na Praia do Orzan e nos encantamos com seus jardins super floridos.


Iglesia San Nicolas (Paróquia de San Nicolás) é uma das paróquias históricas da cidade, já existia no final do século XIII, em estilo barroco, um edifício de nave única, com capelas laterais. 
Os restos mortais da grande benfeitora da Coruña, Teresa Herrera, fundadora do Hospital de Caridad, repousam na Capela das Dolores.


Plaza del Humor, um espaço único projetado em 1.990 em homenagem aos grandes comediantes do mundo, da Galícia e do Galego, desenhada pelo cartunista, escritor e caricaturista Siro López.


Seguimos até a pequena Praia Matadero, localizada nas proximidades de uma indústria que contribui para o mau estado de conservação do meio ambiente natural.


Apenas passamos pelo enorme Museo Domus (Casa do Homem), um museu científico localizado em frente ao mar. É o primeiro museu interativo que lida com o ser humano de forma global e monográfica. 


E chegamos em mais uma praia, agora - Praia das Amorosas. Uma praia semi-urbana, pouco frequentada, de areia branca, muito vento e ondas fortes.


Ali visitamos a Plaza das Lagoas e sempre margeando a praia, até chegar ao Aquarium Finisterrae (Aquário do Fim do Mundo), que está localizado no ponto mais extremo do continente no país. É um centro interativo das ciências da biologia marinha, oceanografia e do mar em geral. Ele tenta promover o aprendizado sobre o oceano e ensinar as pessoas a se preocuparem mais com a vida marinha.

Suas piscinas exteriores estão ligadas ao Oceano Atlântico e são projetadas para mostrar as marés.
Além de suas piscinas e aquários, tem elementos de um museu que permite tais experiências tocando nos peixes.


Chegamos ao Parque de la Torre de Hércules, conhecido como Parque Celta ou Jardim de Hércules, é um autêntico museu ao ar livre de 47 hectares. Desde 2009 é o único Farol inscrito na lista de Patrimônios da Humanidade. 


E lá estava a gigante e famosa, Torre de Hércules, 

construída, provavelmente II d.C., e cercada por ledas. Seu primeiro nome foi Farum Brigantium, ou Farol de Brigantium. Este farol é o mais antigo ainda em atividade no planeta: quase 2000 anos a ajudar os marinheiros à procura de um guia nesta zona tormentada do Atlântico.

Em 2009 uma torre foi declarada Patrimônio da Humanidade, mais ainda assim existe um patrimônio imaterial não declarado, rico em sua essência e contexto histórico: como lendas.


Na parte inferior estão as ruínas antigas e objetos.


Estas escadas eram utilizadas para trazer o combustível para a lanterna do farol. Hoje, é preciso subir os 234 degraus da escada interior para chegar ao topo da torre...




...e poder apreciar a vista em 360º sobre a cidade e o mar. 


Rosa dos ventos que representa os diferentes países celtas.


E para finalizar o dia, fomos para o Paseo Marítimo, com 13km com percursos para bicicletas, trem, estrada e uma ampla calçada. Pelo caminho há várias esculturas e monumentos importantes, como faróis coloridos que refletem os momentos da história da cidade; farol romano; estádio do Riazor e o Obelisco do Millenium. 



DIA 2
Dia de visitar o mais importante ponto turístico da cidade - Plaza de Maria Pita. 



Onde está o Palácio Municipal, que ocupa a frente norte da praça, construído entre 1908 e 1912 seguindo um estilo modernista. Quatro estátuas de pedra branca representando as quatro províncias da Galiza, ou seja, A Coruña, Lugo, Ourense e Pontevedra, são esculpidas na fachada.

O palácio municipal tem dois andares: no primeiro andar é a área nobre, que tem os quartos Vermelho, Azul e Dourado, este último serve para mostrar os eventos mais relevantes da história da cidade.


Na caminhada passamos pela Iglesia de San Jorge, Teatro Colón, Xardins de Mendes👇.


Pelos Correios, Palexco, Puerto de A Coruña👇... 



...Murallas, e o Castelo de San Antón, como ainda era cedo estava fechado para a visitação. Construído no século XVII que faz parte, juntamente com o Castelo de Santa Cruz e o Castelo de San Diego rede estratégica de castelos e baterias para uma defesa da cidade da Corunha. Declarado Monumento Histórico Artístico em 1949.


Seguimos pela Calle Dique de Abrigo Barrié de la Maza, para conhecer a torre da Capitania Marítima. 
Infelizmente é um prédio público, fechado para visitação interna. 



Quase finalizando o dia, agora Xardines de la Real Maestranza, Jardin de San Carlos👇 (O jardim de San Carlos), construído como um castelo defensivo fora das muralhas no século XIV. Possui numerosas espécies de árvores nativas e exóticas, das quais dois gigantes olivais centenários se destacam.


Encerramos na Iglesia Parroquial de Santo Domingo, localizado na área superior da Cidade Velha, em uma praça retangular de jardim e bem pavimentada, foi declarado monumento histórico-artístico em 1984.


No final da tarde partimos para Santiago de Compostela.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial