PƔginas

--Madri

šŸ“ŒESPANHAšŸ“Œ

Madri

Madri, capital da Espanha desde 1.561, abriga muitas atraƧƵes; alguns dos mais famosos incluem o Museu do Prado e o PalĆ”cio Real, o maior palĆ”cio da Europa.

DIA 1
Chegamos bem cedo em Madri vindos de Algeciras, ficamos hospedados perto da Puerta del Sol, o ponto de partida perfeito para explorar Madrid. Um dos locais mais animados da cidade.

Seguimos nossa caminhada atĆ© a Plaza de Colon, um amplo espaƧo aberto que tem como destaque um enorme monumento a CristĆ³vĆ£o Colombo (ColĆ³n, em espanhol), construĆ­do entre 1881 e 1885. LĆ” entre as ruas poderĆ” ver: Torres de ColĆ³n, Monumento a ColĆ³n, Jardins do Descobrimento e Bandeira da Espanha.

No meio da movimentada Plaza de la Independencia encontra-se um dos marcos mais conhecidos de Madrid: a Puerta de AlcalĆ” ou Alcala Gate.

Em frente estĆ” o Parque del Buen Retiro, o mais importante da cidade e conta com diversas atraƧƵes:
O lago artificial - Nele vocĆŖ pode alugar barquinhos com remos ou fazer um passeio no barco grande.

Monumento a Alfonso XII: Monumento situado em uma das margens do lago anterior, foi inaugurado em 1922.

PalƔcio de Cristal: Construƭdo em 1887 em frente a um lago artificial, o PalƔcio de Cristal Ʃ a sede de muitas exposiƧƵes temporƔrias. Inicialmente foi usado como estufa.

Passeio da Argentina: Popularmente chamado de Passeio das EstĆ”tuas, Ć© um passeio onde encontraremos estĆ”tuas de diversos reis da Espanha.

InĆ­cio da tarde e continuamos passeando pelo parque, mas descendo rumo Ć  EstaĆ§Ć£o Atocha. 1Āŗ estaĆ§Ć£o ferroviĆ”ria da Espanha, inaugurado em 1.951. O novo terminal quadruplicou a capacidade da EstaĆ§Ć£o, tornando-a a maior estaĆ§Ć£o ferroviĆ”ria de Madri. O AVE, o trem de alta velocidade da Espanha, liga a EstaĆ§Ć£o Atocha a Sevilla e CĆ³rdoba.

Logo ao lado fica o Museu Reina Sofia Ć© um dos museus mais importantes da cidade e oferece uma extensa coleĆ§Ć£o de obras de arte contemporĆ¢nea espanhola.

O museu Ć© realmente extenso, se vocĆŖ gosta muito de arte moderna reserve pelo menos uma ou duas horas para percorrer as partes mais importantes e ver as principais obras.

Saindo de lĆ”, fomos atĆ© o Jardim BotĆ¢nico com mais de 5.000 espĆ©cies de plantas, um verdadeiro oĆ”sis.

LĆ” encontra-se o Paseo del Prado (Museu do Prado).

PalĆ”cio de Cibeles, majestoso edifĆ­cio, um dos mais representativos da histĆ³ria de Madrid. Inaugurado em 1919, o edifĆ­cio funcionou como sede central dos Correios atĆ© que foi reformado para abrigar a Prefeitura e um centro cultural.

Ɓrea interna.

Vista do PalĆ”cio.

No caminho, passamos na Plaza Mayor, localizada logo atrƔs do hostel. Mais um ponto turƭstico visitado.

DIA 2
Seguimos atĆ© a Gran Via e fomos em direĆ§Ć£o ao Palacio de Liria, onde chegamos caminhando apĆ³s alguns minutos. Local fechado Ć  visitaĆ§Ć£o pĆŗblica.

EntĆ£o fomos para o Parque de la MontaƱa, onde estĆ” localizado o Templo de Debod, aberto Ć  visitaĆ§Ć£o e acesso gratuito. Esse abriga maquetes, esculturas e coisas antigas. Muito interessante e vale a visita.

JĆ” do lado de fora, na parte de trĆ”s desse templo, consegue-se ter uma bela vista panorĆ¢mica de parte da cidade.
Dali, seguimos para a Plaza de EspaƱa. Mais um lugar bem movimentado, grande, bonito e com algumas barraquinhas que vendiam camisetas e outros tipos de lembranƧas.

Seguindo o roteirinho que havia traƧado previamente, passamos pelo Senado e seguimos entĆ£o para a Plaza OrientešŸ‘‡, que fica em frente ao PalĆ”cio Real. Ali, muitos turistas se concentram depois da visita ao PalĆ”cio Real.

O palĆ”cio Ć© muito grande. Realmente a maior atraĆ§Ć£o turĆ­stica da regiĆ£o.

Compramos o ingresso por €10 e entramos. ApĆ³s a entrada, surge um enorme pĆ”teo com lindos postes de iluminaĆ§Ć£o. O interior do palĆ”cio mantĆ©m mĆ³veis e decoraĆ§Ć£o. Tudo antigo, em perfeito estado de conservaĆ§Ć£o e claro, maravilhoso. Mas filmagens e tirar fotos nĆ£o Ć© permitido e, tudo Ć© muito bem vigiado.

Depois, fomos atĆ© a Catedral de La Almudena. Em ambos os locais nĆ£o era permitida a visitaĆ§Ć£o interna no horĆ”rio em que estava por ali.

Seguimos para os Jardines de Sabatini, que fica ao lado do PalƔcio Real. Na verdade, os locais que mencionamos ficam todos um ao lado do outro.

Atravessamos esse jardim, e nos deparamos mais abaixo, com a EstaĆ§Ć£o Principe Pio e Puerta del Principe Pio. Um lugar mais lindo que o outro.

Seguimos pela Calle de Segovia passando pelo Parque de Atenas.

E depois Calle Mayor, chegando ao Parque Emir Mohamed. Ɖ um local cercado por grades onde se pode ver ruĆ­nas.

Seguindo, Jardines Vistillas...

...BasĆ­lica de San Francisco el Grande...

...Parque de la Cornisa...

...Puerta de Toledo...

...Plaza Canova del Castillo

Lembra do PalĆ”cio de Cibeles? Que nĆ£o conseguimos visitar o mirante? Pois Ć©. Agora conseguimos.

DIA 3
Nosso Ćŗltimo dia na bela capital espanhola. Destino principal era o EstĆ”dio Santiago Bernabeu (Real Madrid).

Avistamos o grande estĆ”dio do Real Madrid. Claro, muitos turistas por ali. Compramos meu ingresso por €16.

O passeio interno segue um percurso definido. Iniciamos subindo e de cima, tivemos uma vista geral das arquibancadas e gramado.

Depois passamos pela galeria com fotos, trofĆ©us e etc. Grande destaque para o lateral esquerdo brasileiro que atuou pelo time durante 11 anos, Roberto Carlos.

Mas claro ali tambĆ©m tem muita foto de outros tantos jogadores brasileiros famosos que jogaram pelo time e jogadores de outras nacionalidades. Na sequĆŖncia do passeio, arquibancadas, lateral junto ao gramado, vestiĆ”rios e loja.

Final da tarde, seguimos para ValĆŖncia.