segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

--Kaunas

📌LITUÂNIA📌

Kaunas







Segunda maior cidade do país, localizada na confluência dos dois maiores rios lituanos, o Nemunas e o Neris, e fica perto do reservatório de Kaunas, a maior massa de água inteiramente na Lituânia. Foi nomeada como a primeira cidade da Europa Central e Oriental a ser designada como Cidade do Design da UNESCO. 
__

Vindos de Kaliningrado/Rússia, desembarcamos em
Kybartai para esperar o próximo trem para Kaunas.



Ficamos hospedados próximo à Estação e em frente a rodoviária que fica dentro de um shopping. Então conseguimos conhecer tudo na caminhada, apesar do centro histórico ficar um pouco afastado. 

Seguimos então, pela Rua Vytauto onde estava nosso hotel, e chegamos ao Ramybés Parkas. Já foi um antigo cemitério e lá está a Kaunas Christ's Resurrection Church (Igreja da ressurreição de Kaunas Christ), construída na primeira metade do século XX.


Caminhamos por volta de uma hora até o centro histórico e o primeiro lugar que paramos foi a Praça da Câmara Municipal, no coração da cidade velha, onde hoje abriga um museu. 


Logo atrás do Museu está o Kaunas Priest Seminary (Seminário dos Padres de Kaunas), construído entre 1.933 e 1.934. O edifício é de formas racionais e modernas, com vários toques históricos.



Próximo à Praça, a Kaunas Cathedral Basilica (Catedral Basílica de Kaunas), que é a única igreja em estilo gótico com tamanho de basílica e o maior edifício do tipo sacro gótico na Lituânia. 
Foi reconstruída várias vezes e adquiriu características arquitetônicas renascentistas, barrocas, classicistas, neogóticas e neobarrocas. A Basílica faz parte da rota de Peregrinação de João Paulo II.



Ao sul da Praça da Câmara encontra-se o House of Perkunas (A Casa Perkunas), um dos exemplos mais originais da arquitetura secular gótica tardia na Lituânia, foi construída por mercadores hanseáticos no final do século XV. 
Serviu como uma capela jesuíta, um depósito, uma escola e um repositório para bugigangas soviéticas, mas hoje está de volta nas mãos dos jesuítas que o usam para aulas de arte escolar e abriga o museu de Adam Mickiewicz.


A uns passos da Casa de Perkunas, junto ao rio Neman, está a igreja mais antiga da cidade, a Vytautas the Great Church of the Assumption of the Holy Virgin Mary (a Grande Igreja da Assunção da Santa Virgem Maria), construída em 1.400. É a única igreja de estilo gótico com um plano em forma de cruz na Lituânia. 


E do outro lado da rua a Kauno evangeliku liuteronu baznycia (Igreja Luterana Evangélica Kaunas), construída entre 1.682 e 1.683 em estilo barroco e romântico. 



E um dos principais pontos turísticos da cidade o Castelo de Kaunas, construído para defender a estrada para Trakai, primeiro em pedra na Lituânia.



Ponte que liga para entrada do castelo.



Escultura Guerreiro da Liberdade, em frente ao Castelo e margeando o rio.



Em seu interior existem algumas exposições, contando a história do castelo.


E também algumas lindas vista da cidade.



Saindo do Castelo, seguimos pela rua Vilniaus, principal do centro histórico.



E chegamos na Alameda Laisves uma rua de pedestres com 1,6 km é a maior rua de pedestres da Europa Oriental. Separada em duas passarelas por uma faixa mediana forrada com tílias.


Andando por ela chegamos ao Kaunas State Musical Theater (O Teatro Musical do Estado de Kaunas), que é o segundo maior teatro profissional da Lituânia. 


Saímos da Alameda e fomos até o Vytautas the Great War Museum (Grande Museu da Guerra), construído em estilo art déco e funcionalismo precoce. Lá pudemos ver: artefatos históricos relativos à Lituânia e Kaunas desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, incluindo uma grande coleção de armas históricas. 


E por fim, voltamos para Alameda Alėja e fomos até a St. Michael the Archangel's Church (Igreja de São Miguel Arcanjo), igreja católica romana em estilo neo-bizantino.


Final da tarde, da Estação Ferroviária seguimos para capital - Vilnius.


Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 21 de outubro de 2019 às 15:38 , Blogger Claudia disse...

Oi Tudo bem. Gostei muito de suas colocações tanto para Kalingrafo quanto para Kaunas. Quero te perguntar como é o trem de Kalingrafo par a Kaunas e seu valor. E Kaunas vale mesmo uma parada com pernoite? As informações turísticas sobre ela é uns amam outros riscam do mapa. Kkkk
Vou sozinha fazer os Balcãs saindo de St Petersbug. Ficarei 40/50 dias flanando por esses paises.
Um abraço e parabéns pelas colocações precisas
Claudia

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial