segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

--Vilnius

📌LITUÂNIA📌

Vilnius







Maior centro histórico em estilo barroco da Europa oriental, tombado como Patrimônio Universal pela ONU. Aqui vamos ver uma quantidade enorme de igrejas, tanto ortodoxas como católicas. A cidade é absolutamente verde e cortada por rios e riachos limpíssimos. 
___

Chegamos da capital da Lituânia, vindos de Kaunas em uma viagem de trem. Ficamos hospedados próximo à Estação, onde facilitou muito nossos passeios.

Resolvemos iniciar nossa caminhada rumo ao centro histórico. E já no início nos deparamos com a Catholic church of All Saints (Igreja Católica de Todos os Santos), construída entre 1.620 e 1.630, de estilo barroco tardio, o chamado barroco carmelita. Aberta ao público e com entrada gratuita.


De lá caminhamos uns 10 minutinhos e chegamos ao Vilnius Town Hall (Prefeitura de Vilnius), uma enorme praça com o prédio da Prefeitura que era gótico e se transformou em um edifício clássico. No século 20, um museu de arte foi instalado no local e hoje são organizados durante o ano: concertos, noites literárias, apresentações de livros, exposições e festivais. 


Descendo um pouco, chegamos à praça a Nicholas Church (Igreja de São Nicolau), que é a mais antiga do país. Suas características góticas foram preservadas, mas adquiriu algumas características barrocas nos séculos XVIII e XIX. 


Mais uma igreja - Saint Parasceve Orthodox Church (Igreja Ortodoxa Oriental de Saint Parasceve), que segundo a lenda, foi construída no local de um templo pagão. Depois destruída pelo fogo e reconstruída. Também foi devastada durante à Segunda Guerra Mundial e depois devolvida à Igreja Ortodoxa em 1.990 e reconsagrada pelo Metropolita Khrisostom no ano seguinte. Desde então tem sido uma igreja auxiliar da Catedral dos Theotokos.


Nos arredores da cidade velha o Artillery bastion of Vilnius (O Bastião da Muralha da cidade de Vilnius), com parte da parede defensiva de Vilnius, chamada frequentemente "barbican". 
Uma fortificação de estilo renascentista caracterizada pela sua construção original. Não conseguimos visitar, pois quando chegamos, já estava fechado.


Para entrarmos novamente na parte velha da cidade passamos pela Porta da Madrugada (The Gates of Dawn), um dos locais mais antigos e o mais famoso da Lituânia. Passando por ele, logo acima está a pintura da Virgem Maria, mãe de Misericórdia.


Comparem a diferença de um lado e de outro do portal.


Para subir, basta entrar em uma porta que fica na lateral, subir uma escadaria e poderá ver a bela pintura da Virgem Maria, com entrada gratuita. 


Como dissemos no começo, a cidade é recheada por igrejas. Então mais uma - The church of Theresa (Igreja de Santa Teresa), um dos primeiros edifícios barrocos da Lituânia. O interior da igreja foi criado na segunda metade do século XVIII e está preservado até hoje.


Agora, Church of the Holy Spirit (Igreja Ortodoxa do Espírito Santo), principal igreja ortodoxa do país, construída como uma igreja barroca em forma de cruz latina. O complexo compreende dois mosteiros:
1- convento do Espírito Santo (construído no cruzamento dos séculos XV e XVI) 
2- convento de Santa Maria Madalena (construído no final do século XVI). 


Outra - Holy Trinity Uniate Church (Igreja da Santíssima Trindade), é uma forma quadrada de basílica, com elementos de estilo bizantino gótico, barroco e russo. 


E a Church of St. Casimir (Igreja de São Casimiro), construída pelos jesuítas, dedicada à memória do Santo Príncipe Casimiro. É uma das primeiras igrejas barrocas em Vilnius. 


Seguimos pela Rua Vilniaus, e paramos na Praça S. Moniuškos, onde está localizada mais uma igreja - Saint Catherine's Church (Igreja de Santa Catarina), primeira igreja a ser restaurada desde que a Lituânia recuperou sua independência. Foi renovada, com trabalhos complexos de restauração sendo realizados no interior. 


Próximo à igreja encontramos o Memorial Frank Zappa, onde seu fã-clube ergueu um monumento ao seu herói de rock progressivo para marcar uma nova era da Lituânia pós-soviética.


De lá, fomos de tram até o centro da cidade e mais uma bela igreja - St. Apostles Philip and Jacob Church (Igreja de São Apóstolo Filipe e Jacó), toda avermelhada, chamando muito a atenção. Foi fundada em 1.624, e o edifício atual foi construído no final do século XVII e XVIII.


Ao lado da Igreja nos limites sul da Avenida Gediminas está a Praça Lukiškių, com uma área de 8 hectares, com muito verde, muitos bancos, fontes de água e uma biblioteca ao ar livre.


Em frente à praça está o Museu do Genocídio. É possível visitá-lo em 1h, e o valor do ingresso é bem acessível. 


Nas paredes do lado de fora os nomes de combatentes que tentaram resistir ao sistema soviético. Eles queriam apenas a liberdade de seu país, mas foram massacrados por isso. 


Nesse local funcionavam as ex-prisões da KGB. Então prepare-se, pois é um local de energia muito forte. Durante a Segunda Guerra Mundial foi escritório da Gestapo e depois da KGB. Está mantido exatamente como era até 1.991. 



A visita é dividida em dois andares superiores que documentam a resistência dos guerrilheiros lituanos contra os ocupantes soviéticos. Lá visitamos diversas salas com quadros na parede, salas reproduzindo alguns sons, roupas e objetos que contam toda história da época. 


Em uma das salas de exposição, equipamentos utilizados na comunicação.


A outra parte do museu e com certeza a mais triste e também chocante são as celas da prisão, as câmaras de execução e tortura no porão.


Saindo dessa visita bem marcante, continuamos na Avenida Gediminas, até chegarmos no Lithuanian National Drama Theatre (Teatro Nacional de Ópera e Balé da Lituânia), com a Escultura de Três Musas, que chamam atenção de quem passa.


E de lá já avistamos a enorme Catedral de Vilnius, que por sinal estava em reforma. É o local de culto mais importante para os católicos da Lituânia, onde acontecem as principais festividades cristãs e nacionais do país. Em 1.922, a Catedral recebeu o título de "Basílica", do Papa Pio XI.

E ao lado o campanário que é um elemento particularmente importante da basílica de Vilnius. No século XIII, a torre fazia parte do muro defensivo. Até hoje, quase todo o andar térreo da antiga torre foi preservado. No século 16, a torre defensiva tornou-se o campanário da catedral, e a aparência atual foi obtida no início do século 19.


Atrás da Catedral está o Palace of the Grand Dukes of Lithuania (Palácio dos Grão-Duques da Lituânia), antigo centro político, diplomático e cultural do Estado. Foi um dos mais famosos da Europa entre os séculos XV e XVII. Hoje os salões góticos, renascentistas e barrocos primitivos são para organizar eventos públicos, visitas oficiais, conferências, reuniões, seminários, concertos, performances, recepções e outros.


Vista de toda praça da Catedral.



Ao lado da praça está o Gediminas Castle Tower (Torre de Gediminas do Castelo Superior), que não conseguimos visitar pois estava fechado para reforma. Mas, a exposição mostra modelos de reconstrução dos castelos de Vilnius da segunda parte do século XIV e início do século XVII e material iconográfico da antiga Vilnius. 


Pertinho dali fomos pegar um tram próximo ao Rio Neris...


... para conhecer a Igreja de São Pedro e São Paulo, uma obra-prima do século XVII. 


Seu interior é excepcional pelo seu famoso barroco, onde se pode ver 2.000 figuras de estuque (tipo de argamassa feita de pó de mármore, cal fina, gesso e areia).



Depois pegamos o tram de volta e fomos até a St. Anne's Church (Igreja de Santa Ana), outra obra-prima do final do período gótico. Nunca foi alterada em 500 anos, tornando-se um símbolo da cidade.


Ao lado da Igreja de Santa Ana, está outra igreja - St. Francis of Assisi (Igreja de São Francisco de Assis - Bernardine), que pode até parecer a mesma, mas não é. O complexo Bernardine foi declarado um monumento do patrimônio cultural lituano, e em 2.008 foi concedido o status de um projeto cultural de importância para o estado.


Bem próximo dali, mais uma Igreja - Santíssima Mãe de Deus, tornou-se o importante santuário da Igreja Ortodoxa Lituana há cerca de seiscentos anos. A aparência atual é resultado de sua reconstrução em meados do século XIX, quando foi devolvida aos ortodoxos.



E é exatamente nesse local, ou seja, em frente à praça da igreja, que fica a Ponte de entrada para a República de Užupis, que significa "atrás do rio". É o bairro boêmio e artístico de Vilnius. Tem seu próprio hino, constituição, presidente, bispo, duas igrejas, o Cemitério de Bernadine, sete pontes e seu próprio guardião chamado "O Anjo de Bronze de Užupis"


No dia seguinte bem cedo, partimos de trem para Šiauliai

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial