segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

--Jelgava

📌LETÔNIA📌

Jelgava







Situada às margens do rio Lielupe, é uma das cidades mais antigas da Letônia e fica apenas 40 km de Riga (capital). Possui monumentos arquitetônicos, culturais, históricos e naturais, bem como edifícios contemporâneos e instalações recreativas atraentes.
_____

Chegamos na pequena rodoviária da cidade, vindos de Siauliau/Lituânia. Guardamos nossas mochilas e lá mesmo pegamos um micro-ônibus até a cidade de Dobele

Voltando do bate-volta de Dobele, partimos da rodoviária, e nossa primeira parada foi na Trinity Church Tower (Torre da Igreja da Santíssima Trindade), com exposições históricas, centro de informações turísticas, um panorama da cidade e um restaurante.


Fundo da Torre.



Seguimos até o Canal Driksa, onde muita coisa acontece.



Pils Parks, o parque do Palácio, tem canais românticos, pontes e edifícios do próprio palácio. Existem também várias árvores nobres no parque.


Ali, cercado pela ilha está belíssimo Jelgava Palace (Palácio de Jelgava), antiga residência dos duques de Curlândia e Zemgale, e hoje a casa da Universidade de Agricultura da Letônia. É o maior palácio de estilo barroco nos estados bálticos, um dos poucos monumentos culturais que permaneceu em Jelgava.

Hoje, o Jelgava Palace abriga a terceira maior universidade da Letônia - a LLU e a cidade de Jelgava abrigam 7.000 estudantes.


Passando por um túnel no Pils Parks, chegamos ao Pasta Sala, área de 9 hectares dedicada ao lazer, entretenimento e recreação. Em 2.014 passou por uma reconstrução e agora conta com áreas para pedestres, bicicletas, iluminação, banheiros, espaço de eventos, parque infantil, zonas verdes, espaço para eventos culturais e tradicionais - Parque de Esculturas de Areia, Festivais de Escultura de Gelo, bem como vários concertos.


Ainda fazendo parte da Pasta Sala, o letreiro da cidade (vejam outros letreiros de cidades que já passamos).



E também uma praia de água doce.



Aqui tem opções para todos os gostos.



Atravessamos a ponte Mītava do canal Driksa, é a maior ponte para pedestres e bicicletas da Letônia. Conecta o centro da cidade com Pasta Island.



Do outro lado, junto à escada, está o Monumento Estudante de Jelgava, que é uma escultura de 2,25 metros de altura feita de bronze pesando cerca de 450 kg. A escultura retrata a imagem do estudante de Jelgava em um clima típico de outono - um estudante de pé em uma poça com um guarda-chuva quebrado. 
Se tocar na alça do guarda-chuva começa à chover.☂



Saindo de lá, caminhamos até ao Jelgava History and Art Museum of Gedert Elias (Jelgava História e Museu de Arte de Gedert Elias), conhecido pelo seu nome histórico Academia Petrina, construído em 1.775.
A exposição do museu conta uma história da vida política, econômica e cultural na cidade e no distrito de Jelgava desde o passado mais distante até os dias modernos, com um foco especial em Jelgava, a cidade reduzida a ruínas durante a Segunda Guerra Mundial.


Logo ao lado do outro lado da rua a impressionante St. Simeon and St. Ann Orthodox Cathedral (Catedral Ortodoxa de St. Simeon e St. Anna), construída entre 1.890 e 1.892, com o apoio financeiro do czar russo Alexander III. O altar e a fundação permaneceram da igreja anterior que foi construída em 1.774 de acordo com o projeto do arquiteto F.B. Rastrelli

A catedral sofreu muito durante a Segunda Guerra Mundial e também durante a época soviética. Quando a Letônia recuperou sua independência, a igreja foi devolvida à sua congregação ortodoxa e a reconstrução foi realizada (1.993-2.003). 


Jelgava Roman Catholic Cathedral of the Virgin Mary (Catedral Católica Romana da Virgem Maria), construída em 1.906 em estilo pseudo-gótico e é esplendidamente decorada. Há um baixo-relevo "A Última Ceia" acima da entrada, que é o trabalho de arte de importância local. Durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja pegou fogo e a renovação foi concluída apenas em 1.992. O papa católico romano João Paulo II concedeu-lhe o status de "Catedral" em 1.996.


Seguindo a avenida a St. John's Evangelic Lutheran Church (Igreja Evangélica Luterana de São João), é uma das mais novas igrejas de Jelgava construídas entre 1.845 e 1.847. Próximo à igreja fica o Parque Alunāns e a Praça da Estação, que costumava ser o Antigo Cemitério da cidade.


Final da tarde, seguimos para capital da Riga/Letônia.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial