Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Vale do Paraíba Fluminense -- Itatiaia - Penedo - Visconde de Mauá


🔻VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE🔻

Itatiaia
Penedo
Visconde de Mauá



Essa região abrange a Serra da Mantiqueira uma importante reserva natural, fazendo divisa com Minas Gerais, um dos pontos mais altos do Brasil, faz parte também a Bocaina, reduto da Mata Atlântica.

DIA 1 - ITATIAIA
Chegamos em Itatiaia para visitar à parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (FOTO), e no final de 2.300 m de altitude, está a portaria (conhecida como Posto do Marcão). Ali, foi só pagar pela entrada para o final de semana e pegar um mapa. Passando pela portaria, uns 200 m à frente do lado direito, fica o estacionamento para veículos.


Dali, foi só seguir por 3 km a pé por uma estradinha plana de terra (FOTO) até o abrigo Rebouças.


Desse ponto, pode-se optar: sentido Pico das Agulhas Negras ou Sentido Prateleiras.



Da escolha foi seguir em direção às Prateleiras. Após o Abrigo Rebouças, seguindo por uma estradinha de nível fácil, 500 m à frente e do lado esquerdo pode-se avistar a Cachoeira das Flores (FOTO). Existe trilha até a mesma, mas não seguimos até lá.



Continuando, logo vem uma suave subida e chega-se ao final da estradinha. Do lado direito existem grandes pedras (FOTO) e é ótimo local para observação. Muita neblina e frio.


Agora por uma trilha estreita e também fácil de se caminhar, com alguns sobe e desce, foi só chegar à base das Prateleiras (FOTO). Paisagens maravilhosas que não permitiam o caminhar mais acelerado. Constantemente a gente vai parando para tirar fotos e observar a paisagem. A vegetação predominante é rasteira, sem grandes árvores. Muito diferente. 


Mais uma bela pausa para descanso. Optamos por não subir rumo às Prateleiras. A vista dali nos satisfez.
Decidimos retornar para o Abrigo Rebouças. Ao chegar, fomos procurar a trilha que leva para o Pico das Agulhas Negras. Porém, o rio que passa ali ao lado do abrigo estava bem cheio, dificultando a travessia. 

Dia 2 - ITATIAIA
Seguimos para a visita na parte de baixo do parque (FOTO). Rapidinho chegamos à entrada. Apresentamos o bilhete já comprado no dia anterior e seguimos estrada acima. O percurso todo é muito bem sinalizado, não tem como se perder.😉


Logo avistamos e paramos no Mirante do Último Adeus (FOTO). Vista bem bacana. Muitos pássaros, barulho de queda d’água, ... Seguindo, paramos na Pedra de Fundação.


Dali fomos direto para a Cachoeira do Maromba👇(FOTO). Foi só descer uma pequena trilha, com escadas de pedra e corrimão e lá estávamos.

Depois seguimos por uma trilha tranquilha, porém mais longa até a Cachoeira Itaporani.👇

Então, retornando pela trilha, pegamos um desvio e fomos conhecer a bela e lotada Cachoeira Véu de Noiva (FOTO). Hiper gelada!!😀
Toda sua beleza se dá pelos 20 à 30 metros de queda d'água, onde é possível ficar embaixo, sobre as pedras. Delicioso, renova a alma!😊😉




Aí seguimos para conhecer o Lago Azul.👇 É um grande poço de águas calmas. 


DIA 3 - PENEDO
Seguimos pela Rodovia Pres. Dutra rumo ao Rio de Janeiro, por aproximadamente 15 km direto para Penedo.
Primeira parada 👉 conhecer a Pequena Finlândia. Muito legal. É tipo uma vilinha com lojinhas, restaurantes, etc, onde se caminha a pé.


Há uns 5 km do centro de Penedo chegamos ao Poço das Esmeraldas (FOTO). Um local ótimo para nadar, pois tem esses poços, Sensacional! Lugar fantástico!


Depois seguimos para a Cachoeira de Deus. Depois, retornando, conhecemos as 3 Cachoeiras, já dentro da pequena Penedo.

À tarde seguimos então, direto para Visconde de Mauá. Estrada de serra, muito bonita e bem sinuosa. Depois de uns 30 km e 45 minutos mais ou menos, chegamos ao portal da cidade (FOTO). Local para informações e claro, mais um mapinha da região. Mais uns 15 km e uns 30 minutos por uma estrada maravilhosa entre as montanhas que alterna asfalto e chão batido, o destino; Maromba.



DIA 4 - VISCONDE DE MAUÁ
Primeiro passeio do dia 👉 Cachoeira do Escorrega. Fica no final da estradinha de terra. Um ou outro carro consegue estacionar na estrada, restando aos demais um estacionamento pago.

Às 11h, retornando, fomos conhecer a Cachoeira Véu de Noiva. Muito legal, de fácil acesso, localizada na Vila Maromba.


Então, chegamos em Maringá/ RJ e atravessamos para Maringá/ MG. Fomos conhecer a Piscina Natural (FOTO) existente ali. Local para fotos, apenas.



Retornamos para Maromba e fomos direto para a Cachoeira Santa Clara (FOTO). Gostamos muito. Pena que não conseguimos entrar na água, pois estava meio friozinho e muito gelada.




No dia seguinte seguimos para Angra dos Reis.

2 comentários: