quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Paraty



PARATY








Localizado no Sul do Estado do Rio de Janeiro, essa cidade charmosa além de belas praias e belezas naturais, conta com um centro histórico, parecido com as cidades mineiras. Suas ruas são protegidas o que impedem a passagem de carros, preservando ainda mais o encanto colonial. Hoje seus casarões são repletos de lojas, restaurantes e diversos tipos de comércio. Vem com a gente! 

DIA 1

Saímos de Campinas pela Rodovia Dom Pedro, Rodovia Carvalho Pinto (FOTO), rumo ao litoral norte do Estado.


Chegamos no final da tarde e ainda fomos procurar pousada. À noite passear um pouco pelas ruas históricas.

DIA 2
Iniciamos o dia conhecendo à Praia do Jabaquara (FOTO), bem próxima ao centro da cidade, super extensa e famosas por suas lamas medicinais. Ideal para velejar, andar de pedalinhos, caiaques e SUP, com seu mar calmo e relaxante.


O sol já estava forte. Opção por se abrigar debaixo de uma árvore. Chapéu Mexicano. Folhas grandes e que proporcionava uma bela sombra. Próximo, havia pescadores com canoas.

Decidimos conhecer o Museu do Forte Defensor Perpétuo, localizado no Morro da Vila Velha, que tem que ser feito a pé subindo um morro em um caminho cercado de mata, mas bem tranquilo. Ele foi erguido em 1793 com intuito de proteger o escoamento do ouro da Estrada Real.

Já no topo, uma edificação bem antiga e esses canhões (FOTO) tipo (padrão) "12 tiros", fazem parte do acervo também as "tachas" ou "caldeirões" que produziam de açúcar.  


Algo fascinante. Daí a vista é fantástica, é possível ver a cidade de Paraty e toda sua baía.👇📷


A descida foi por uma trilha que iria conduzir até o mar. Lugar maravilhoso. Como valeu a pena!😉😉


Começo da tarde fomos para o cais do Centro Histórico, fazer o passeio de barco👇, uma das coisas bem difíceis de escolher, pois são muitos tipos de embarcações, tipos de passeios e serviços oferecidos. Com o passeio escolhido e comprado, embarcamos.



Saindo do cais, vimos uma belíssima imagem; enquanto o barco se distanciava da costa; a cidade de Paraty surgia em sua beleza. Dava para ver a Capela de Nossa Senhora das Dores bem à frente da cidade, o pequeno cais no rio, o Cais do Porto e suas embarcações.


O mar de Paraty é lindo, água límpida. Em algumas horas de barco pudemos ver mansões na baía, a Ilha do Bexiga (propriedade do velejador Amyr Klink), e paramos alguns minutos na Ilha Comprida (FOTO), aqui não existe praia, mas tem uma enorme piscina para mergulhar. 



Final da tarde retornamos e fomos caminhar no Centro Histórico (FOTO).


Iniciou-se uma caminhada bastante agradável pelas ruas antigas e maravilhosas desse local.


DIA 3
Aproximadamente 8h, fomos caminhar no centro histórico novamente, já que ainda tinham alguns locais para serem visitados. Casas e prédios muito antigos, canhões, a Igreja Santa Rita (FOTO), o Cais do Porto, ...


Chegamos na Praia do Pontal (FOTO), uma das mais movimentadas, bem pertinho do Centro Histórico é a praia da cidade, com calçadão, bares, quiosques. Não é o melhor lugar para tomar um banho de mar, mas sim para relaxar, comer alguma coisinha e tomar aquela cervejinha!🍺



Após o almoço viagem de retorno, mas quando estávamos saindo da cidade e antes de pegar (Rio – Santos), placas que indicavam lugares turísticos e, próximos. 
Na estrada Paraty-Cunha, entrando à direita após a ponte branca, o caminho da Cachoeira da Pedra Branca. Chega-se por uma trilha de terra é lá estava o famoso Poço do Inglês (FOTO), em que a diversão é, se pendurar nas cordas, balançar e se jogar na água.


Cachoeira da Pedra Branca (FOTO). Está entre as mais movimentadas de Paraty e faz parte da rota de passeios de jeep. Como está em propriedade particular, pagamos uma taxa para entrar. Vale muito a pena conhecer o local!


Queríamos ir para a Cachoeira do Tobogã seguimos o acesso pela trilha atrás da Igreja da Penha (FOTO)onde ela está no alto de uma grande pedra.


Seguimos mais um pouco, e a Cachoeira do Tobogã (FOTO) onde o pessoal escorrega nessa pedra super lisa. É pura diversão!


E com mais uma pequena trilha chegamos o Poço do Tarzan👇, local para um maravilhoso banho.



Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial