terça-feira, 29 de janeiro de 2019

--Cambará do Sul: Cânion Itaimbezinho

📌CAMBARÁ 

DO 

SUL📌




Maior conjunto de cânions da América do Sul, está aos pés de uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

DIA 1
Compramos nosso passeio em Gramado, com a empresa Francys Tur Gramado, saímos logo cedo, pois são mais de 2h de viagem, sendo que 1h é em estrada de chão (estrada de terra), o que demora um pouco mais.

Paramos em um restaurante, já na cidade de São Francisco de Paula, e a paisagem já era assim!!



Seguimos mais um tempo, até que chegamos ao Parque Nacional de Aparados da Serra, possui 13.141,05 hectares de área e perímetro de 63,00 km.
O relevo da região é bastante particular, sendo caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura.



Na entrada do Parque algumas explicações: o
Itaimbezinho pode ser feito em suas três trilhas: duas na parte alta, onde fica a sede do Parque, em Cambará do Sul, (onde fizemos) e uma na parte de baixo, no interior do cânion, com entrada pelo município de Praia Grande/SC, não estava incluso no passeio e também não fizemos. 

Começamos com a Trilha do Cotovelo, mais demorada e mais cansativa, mas qualquer pessoa consegue fazer é bem tranquila. Possui 6,3 km de extensão (ida e volta), um trajeto plano, com caminhada de aproximadamente 3:00 h.


Quase toda trilha é assim!



Chegamos no primeiro mirante - Mirante Urubu.


É possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho.


Depois a trilha segue acompanhando o cânion...


...onde se tem lindas vistas de outros ângulos.


Aqui tem umas "escadinhas" de madeira, onde é possível, sentar um pouco para descansar, apreciar e sentir a paz daquele lugar.


Para finalizar a trilha, nosso olhar para o cânion, pena que não apareceu completamente.


Voltamos toda trilha, até a entrada do parque, tomamos um lanche oferecido pela empresa de turismo e partimos para segunda e última trilha.

Agora, trilha do Vértice com início também na sede do parque, em um trajeto mais curto, com 1,4 km de extensão. Leva-se em média 45 minutos de caminhada (ida e volta) e o nível é fácil, podendo ser feita por pessoas de todas as idades. 

Em seu percurso há alguns mirantes e o primeiro é possível ver a Cascata das Andorinhas, queda de aproximadamente 200 metros, com suas águas formadas pelo Arroio Perdizes que depois se torna o Rio do Boi, que corta o restante do cânion.


Depois passamos por essa trilha... 


Até chegarmos ao segundo mirante - Cascata Véu da Noiva, com uma queda com cerca de 300 metros. 


Vídeo da Cascata!! 


No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.


Final da tarde viagem de volta para Gramado, quando chegamos já havia escurecido. Um passeio que vale muito a pena fazer.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial