quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Guarapari

📌GUARAPARI📌








Situada no litoral do Espírito Santo, sudoeste do país, localiza-se na Região Metropolitana de Vitória. Um dos destinos preferidos dos capixabas e mineiros.
As praias são famosas por possuírem um alto nível de radioatividade natural, proveniente das chamadas areias monazíticas, ricas em urânio e tório.
___

Ficamos hospedados em Vitória. De lá com algumas informações seguimos bem cedo até Guarapari, com uma parada no Parque Estadual Paulo César Vinha (https://iema.es.gov.br/pepcv), com a Lagoa de Carais (Lagoa da Coca-Cola), principal atração do parque. 

Pegamos o ônibus convencional da Viação Planeta com destino à Guarapari, mencionando no letreiro Dom Bosco e Alvorada, na Avenida Jerônimo Monteiro, em frente aos Correios, no centro de Vitória. O valor da passagem é paga direta para o cobrador e custa em média R$ 9,00. 

Ele segue pela Rodovia do Sol (não passa por Vila Velha). O cobrador saberá lhe dizer onde descer, mas a sede do parque está localizada logo após o pedágio, no km 37,5 em frente ao parque. 


Funciona diariamente das 8h às 17 h, com entrada gratuita, mas as trilhas estão abertas até 15h30.


Entrada principal e onde funciona a administração do parque. Aqui está localizado o estacionamento, banheiros, bebedouros, duchas a céu aberto e o Centro de Vivências. 


Como nossa intenção ali era conhecer a Lagoa de Carais, seguimos pela trilha da Restinga, a principal do parque que te leva até a praia e depois para Lagoa. 


A caminhada até a Lagoa totaliza 2,5 km.📹📹
E o caminho é bem tranquilo, em chão de terra batida, com via larga no meio da Mata Atlântica litorânea. Não há necessidade de guia e nem de agendamentos. 
Ao longo do caminho existem várias placas informando a direção, explicando sobre as formações vegetais e mostrando os animais que podem ser avistados no caminho. Nós avistamos uma cobra🐍cascavel de uns 2 metros bem na nossa frente!! Aí foi gritaria total!!!


1,5 km até a Praia de Carais...


... e mais 1 km até a famosa Lagoa da Coca-Cola. Nesse ponto, você pode optar por continuar seguindo pela trilha da restinga ou ir beirando o mar pela areia. Nós fomos pela trilha e depois voltamos pela areia da praia.


Terminando a trilha, chegamos em uma formação rochosa que separa a praia em duas, e do outro lado a Lagoa.


Enfim, a Lagoa! O nome "Lagoa da Coca-Cola", deve-se à coloração avermelhada de suas águas, devido a grande presença de matéria orgânica nesse meio.


Ela, não tem nenhuma ligação com o mar, sendo separada por uns 50 m de areia.📹 Em épocas de chuva, as águas doces da lagoa se encontram com as águas salgadas do mar. E deve ser lindo esse encontro!!


Subindo as rochas, está o Mirante. Há uma pequena trilha de uns 120 m de comprimento. Lá é possível ver do alto o outro lado da lagoa. 


Lembram que havíamos comentado que encontramos uma cobra🐍, no caminho? Pois é, isso aconteceu na volta para sede do parque. E olha ela aí!! 
Era maior que isso, pois uma parte já havia entrado para o mato.😳😳


Chegando de volta na entrada do parque, um descanso, para depois seguir para o centro de Guarapari.
Atravessamos à rodovia e pegamos um ônibus da Viação Alvorada, pagando em torno de R$ 3,00 cada.

Descemos em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (nova). 


Seguimos para a Praia de Castanheiras, que fica bem próximo ao centro e é uma das mais urbanizadas e procuradas pelos turistas.
Com uma espaçosa faixa de areia, possui um mar claro (pena que o tempo fechou!), e levemente agitado, e as diversas castanheiras além de enfeitar a orla, fazem um sombra perfeita.


E não poderia faltar os famosos letreiros (vejam outros letreiros de cidades que já passamos), né!? Esse está localizado na Praia da Areia Preta, ao lado Praia de Castanheiras.


Praia da Areia Preta! Mas porque esse nome? Suas areias escuras são monazíticas (concentração natural de minerais pesados). Atrai muitos turistas em busca desses benefícios naturais e também possui uma ótima infra-estrutura, assim como a Praias das Castanheiras.


Seguindo pela orla, depois da Praia de Castanheiras está a Praia dos Namorados. Uma prainha pequena com uns 75 metros de extensão, emoldurada por pedras que formam piscininhas naturais.


Um pouco mais adiante, outra prainha - Praia das Virtudes. Bem pequena e cercada por edifícios de alto padrão, é frequentada por moradores próximos.


E bem próximo dali, no alto de uma colina, chegamos na Antiga Igreja Matriz, que foi construída pelo Padre José de Anchieta (Padre Jesuíta, que catequizou os índios e participou da fundação do Rio de Janeiro e São Paulo).
A igreja que leva o nome de Nossa Senhora da Conceição, hoje é um local apenas para visitas, pois ela foi transferida para o centro da cidade em um templo muito maior (foto acima).
Essa antiga é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Nacional. A igreja possui uma grande acervo sacro, com peças do seculo XVIII.


Realmente o tempo não ajudou. Então voltamos para o centro e com o ônibus da Viação Planeta, mencionando no letreiro Dom Bosco e Alvorada e com parada atrás da Catedral (nova), voltamos para Vitória

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial