PƔginas

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

-- Graz - Museu Arnold Schwarzenegger!

šŸ“ŒĆUSTRIAšŸ“Œ

Graz

Segunda maior cidade da Ćustria, localizada em uma fronteira entre a Europa Central, a ItĆ”lia e os paĆ­ses balcĆ¢nicos. A cidade velha Ć© composta com mais de mil construƧƵes e foi inserida na lista do PatrimĆ“nio Mundial da UNESCO.
Local de nascimento de Arnold Schwarzenegger, e o nosso objetivo ali, era conhecer o museu dedicado ao artista.

DIA 1
Chegamos em Graz em uma viagem de trem, vindos de Viena. Visualizem o relato aquišŸ‘‡

EntĆ£o, nosso primeiro passeio foi conhecer o Arnold
Schwarzenegger Museum, que fica em Thal, um vilarejo no subĆŗrbio de Graz. Desse forma, como jĆ” estĆ”vamos na estaĆ§Ć£o, obtivemos algumas informaƧƵes (o que foi difĆ­cil, pois ninguĆ©m sabia informar) e finalmente embarcamos no Ć“nibus nĀŗ 85 com ponto final em Gƶsting. Ali jĆ” aguardava o Ć“nibus nĀŗ 48 (onde apenas fizemos a troca de transporte), com destino final em Thalersee.

Desembarcamos aquišŸ‘† nĆ£o existia nenhuma placa informativa, ou seja, nĆ£o sabĆ­amos que direĆ§Ć£o seguir, e nĆ£o tinha para quem perguntar, nada, nada.šŸ˜³ Por sorte levamos uma mapa impresso da internet (porque as vezes a internet falha, nĆ©?), e finalmente conseguimos encontrar.
Basta seguir essas informaƧƵes que conseguirƔ chegar facilmente.

Quando descer na "estaĆ§Ć£o"šŸ‘† acima, suba a rua beirando o lago Thalersee, atĆ© chegar nessa placašŸ‘‡.

Seguindo a placašŸ‘‰ mais uma subidinha de uns 3 a 5 minutos caminhando pela LinakstraƟešŸ‘‡.

Assim que terminar a subida, vocĆŖ chegou ao museušŸ‘‡ que tambĆ©m foi a casa onde Arnold Schwarzenegger viveu atĆ© setembro de 1968.

InformaƧƵes, acessem aquišŸ‘‡

Logo na entrada, essa bela estƔtua do artista.

A casa tem dois andares, onde conta toda histĆ³ria da vida e a trajetĆ³ria da carreira. Abriga recordaƧƵes como os primeiros pesos que ele levantou quando era adolescente...

...a escrivaninha de trabalho do seu gabinete de governador em Sacramento.

Fazem parte tambĆ©m alguns itens da histĆ³ria do cinema como o Exterminador do Futuro, Conan...

Em frente Ć  casa-museu essa belĆ­ssima paisagem!šŸ’“

Voltamos para o local onde desembarcamos, para esperar o prĆ³ximo Ć“nibus (fique atento aos horĆ”rios, pois Ć© de hora em hora), e passamos no lago artificial Thalersee, onde existem diversas atividades recreativas, como: aluguel de barcos no verĆ£o, pista de patinaĆ§Ć£o no inverno, e nas proximidades algumas trilhas para caminhada, um observatĆ³rio, um campo de golfe, pista de esqui e atĆ© uma igreja.

Chegando em Graz, fomos conhecer um pouco mais da cidade, fomos em direĆ§Ć£o ao centro histĆ³rico. JĆ” prĆ³ximos ao rio, vimos essa obra super diferente šŸ‘‰Kunsthaus Graz (Casa de Artes de Graz), Ć© um museu de arte moderna, inaugurado em 2.003. Sua construĆ§Ć£o Ć© conhecida popularmente como "Alien Friendly", pois lembra uma bolha e seu interior reserva uma enorme coleĆ§Ć£o de mĆ­dias, Ć”reas de desing, cinema e fotografia.

Ponte Erzherzog-Johann-BrĆ¼cke sobre o Rio Mur, onde Ć© praticado rafting entre outros esportes e atividades.

Do outro lado da ponte a Franziskaner Kirche (Mosteiro Franciscano), local catĆ³lico e primeiro estabelecimento religioso de Graz.

Grazer Murinsel, uma plataforma flutuante sobre o Rio Mur, lĆ” vocĆŖ pode tomar um delicioso cafĆ© e desfrutar de um coquetel, apreciando a bela paisagem.

Em frente ao rio estĆ” a Mariahilferkirche (Igreja Mariahilf), uma igreja de peregrinaĆ§Ć£o e igreja paroquial.

DIA 2
ComeƧamos o dia no Volksgarten Ć© um parque pĆŗblico com 4,6 hectares, Ć© um dos poucos oĆ”sis verdes no antigo distrito de Lend, nele hĆ”: um pequeno cĆ³rrego, uma lagoa, uma Ć”rea de patinaĆ§Ć£o, um parque infantil, um grande aviĆ£o de madeira para escalada e um campo de esportes.

Hora de conhecer um dos pontos mais famosos da cidade SchloƟberg, Ć© uma colina as margens do Rio Mur, no centro. Foi uma antiga fortaleza, mas o Castelo foi demolido por NapoleĆ£o em 1.809. Hoje Ć© um parque pĆŗblico, acessĆ­vel de escadas ou funicular. Subimos 123 metros acima, com escadas serpenteando o montešŸ‘‡.

LĆ” em cima existem: torre do relĆ³gio de 28 metros de altura, que Ć© um marco da cidade.

As casematas com 98 metros de profundidade e todos os restos do castelo e vƔrios objetos de arte.

The Chinese Pavilon, o pavilhĆ£o chinĆŖs.

CafĆ©s e restaurantes e diversas vistas da cidade!

Descemos pela parte de trƔs do morro, saindo na Karmeliterplatz, uma praƧa no primeiro centro de Graz.

Dali, a Freiheitsplatz, a Saint Catherine's Church and Mausoleum, ao lado da Catedral, um edifĆ­cio sacral do sĆ©culo 17, estĆ” entre os mais importantes monumentos arquitetĆ“nicos do paĆ­s.

Dompfarramt, Catedral de Graz, um dos mais importantes edifĆ­cios histĆ³ricos de arte e cultura da cidade.

Stadtpark (Parque da Cidade), maior parque pĆŗblico, fundado em 1.869, onde estĆ£o os arcos, ou seja, as antigas portas da cidade velha.

Graz Opera (Ɠpera de Graz), que vĆ£o do teatro musical ao balĆ© e faz parte da Rota do Imperador (teatros histĆ³ricos da Europa).

Hauptplatz, praƧa principal de Graz.

Grazer Rathaus (CĆ¢mara Municipal), localizada na praƧa acimašŸ‘†.

Grazer Landhaus, um dos mais importantes edifĆ­cios renascentistas da Europa Central. Suas caracterĆ­sticas sĆ£o janelas ornamentadas, galerias arejadas e o pĆ”tio de trĆŖs andares.

Stadtpfarre Hl Blut, Igreja CatĆ³lica Romana do Sangue Sagrado, em estilo barroco, Ćŗnica igreja no mundo que mostram dois ditadores (Hitler e Mussolini) ao lado dos atormentadores de Cristo.

Finalizamos na PraƧa Am Eisernen Tor, localizada no centro, com destaque para fonte de Tassilo Huller e a Coluna Mariana.

ƍamos para Hallstatt, mas houve uma confusĆ£o e pegamos o trem errado, final das contas tivemos que ir para Salzburg.