segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

--Tartu

📌ESTÔNIA📌

Tartu






Principal cidade universitária da Estônia, com estudantes que representam quase um sétimo da população. Tartu foi o berço do renascimento nacional da Estônia no século 19 e escapou do planejamento urbano soviético em maior grau do que Tallinn. O seu bonito centro está alinhado com edifícios do século XVIII de design clássico, muitos dos quais foram colocados para usos inovadores. Tartu é uma porta de entrada conveniente para explorar o sul da Estônia.
 ____

Chegamos na cidade no começo da noite (ainda estava claro) em um viagem de ônibus, vindos de Parnu. Por azar nos confundimos e descemos no ponto final, o que seria a lógica, mas estava errado. Dessa forma tivemos que andar 1 km com mochilas nas costas e super cansados.😓


No dia seguinte, logo pela manhã mais 1 km de caminhada até chegarmos nas principais atrações. Um pouco antes, até que perto do hotel a St. Paul's Church (Igreja de São Paulo), o único edifício sacro da Estônia em estilo Art Nouveau, bem como um dos mais importantes prédios sacrais do século XX no país. 


Próximo dali, encontramos essa bela construção. É a
Small House of the Tartu Vanemuine Theatre (Casa Pequena do Teatro Tartu Vanemuine), construída entre 1.914 e 1.918.
O design interior original do hall com a sua varanda e caixas foi preservado até hoje. O edifício pertenceu ao Teatro Vanemuine desde a Segunda Guerra Mundial e é chamado de Casa Pequena do Teatro Vanemuine.


Logo ao lado está o Museum of Natural History (Museu de História Natural), incluindo cerca de 8.000 itens de exposições científicas, que contam a história do desenvolvimento do planeta. Não visitamos, pois não estava aberto ainda.


De lá, caminhamos um bocado até chegarmos ao Pirogov Park, localizado na encosta de Toomemäe. Lá está a Old Observatory (Antigo Observatório da Universidade de Tartu), que foi um observatório ativo de 1.810 a 1.964. O edifício agora serve como um museu e pertence ao Museu da Universidade de Tartu.
O Antigo Observatório de Tartu, que costumava ser um dos mais importantes centros de astronomia do mundo, é uma pérola entre as instalações de pesquisa da Estônia. Em 2005, seu Arco Geodésico Struve foi adicionado à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.


Na saída do parque passamos pela Angel’s Bridge - Inglisild (Ponte do Anjo), construída em 1.838 e com a escrita “Otium reficit vires”.


Descemos a rua Lossi até o Town Hall Square, onde está a The Kissing Students (A escultura e fonte dos estudantes se beijando), um dos símbolos mais conhecidos da cidade.
E o prédio atrás é a Tartu Town Hall (Câmara Municipal), construída no estilo classicista inicial com fortes características barrocas e é um dos símbolos mais importantes da cidade. O piso térreo está aberto para visitantes. Todos os dias, os seus 18 sinos tocam da torre da prefeitura.



 A Town Hall Square é a praça central da cidade em forma de trapézio, cercada por edifícios clássicos.  


Entramos em umas das ruelas que cruzam a Praça principal e saímos na University of Tartu Art Museum
(Museu de Arte da Universidade de Tartu) localizado no histórico edifício principal da Universidade e tem interior em estilo pompeiano.

A exposição permanente do museu consiste em esculturas, principalmente da antiguidade - cópias de gesso de tamanho original das melhores obras da Grécia Arcaica, Clássica e Helenística. O Museu de Arte também exibe muitos originais antigos: moedas, vasos, lâmpadas de barro e tabletes cuneiformes. Há também a câmara múmia misteriosa, onde você pode encontrar uma múmia egípcia genuína.

Você também pode visitar o Salão de Assembléias do Edifício Principal, com seu interior clássico e o fechamento de estudantes no sótão.


Seguindo a rua, chegamos na Tartu St. John’s Church of the Estonian Evangelical Lutheran Church (Igreja de São João), construída no século 14 em estilo gótico, é uma das mais antigas da Estônia. Além disso, é único na Europa devido às suas muitas esculturas de terracota originais. Hoje, quase 1.000 esculturas de terracota sobrevivem e sua idade chega a quase 700 anos.


Subimos na torre da Igreja, onde paga-se uma pequena taxa. Essa foi uma das primeiras vistas que tivemos enquanto subíamos. Chegando lá no alto, a vista é magnífica, mas através de vidraças.


Estávamos bem próximos do Botanical Garden of the University of Tartu (Jardim Botânico da Universidade de Tartu), então fomos lá conhecer.  

Foi fundado em 1.803, possui um lago, parque infantil, plantas locais e exóticas no jardim e nas estufas plantas das florestas tropicais e desertos.



Seguimos então margeando o Rio Emajogi, no Parque Ülejõe.


Até chegarmos na Sculpture Bronze Pig (Porco Bronze Escultura), em frente ao mercado da cidade.
O barril de aço repousa sobre uma base de granito e os números e letras cortadas na base informam o espectador que a data em que a escultura foi aberta, 17 de janeiro, é o dia de Santo Antônio, quando os antigos estonianos voltavam sua atenção para o porco.


Pertinho dali, bem no centro mesmo, existem vários shoppings, restaurantes, a rodoviária e o Centro de Ciências AHHAA (AHHAA Science Centre), com mais de 3 mil m² de área de exposição em três grandes salões. É o maior centro de ciências na Estônia e nos estados bálticos. O principal objetivo é promover a ciência, a tecnologia e a abordagem científica para resolver desvantagens comuns. 


O mais interessante do museu é que a maioria das exibições são práticas, então pudemos experimentar tudo sozinhos, seja no planetário, no programa piloto do laboratório da escola, na criação de materiais educativos ou no teatro de ciências.
Depois de comprarmos nossos ingressos, foi colocado uma pulseira para que pudéssemos ter acesso em todo recinto. 

Logo na entrada um grande espelho, em que quanto mais perto chegássemos, ficávamos enormes e quanto mais longe, mais magros!!😂😂


O visitante pode percorrer livremente o local, ou seja, vai onde quer e quantas vezes quiser.

No piso térreo, entramos nessa sala escura, e ao atravessarmos essa ponte, a iluminação ficou azul e a parede rodando. A sensação é de que a ponte está girando. Dá para desequilibrar.


No segundo andar, uma vista para o térreo. Esse balão no alto é o Balão Explosivo. Super interessante. O visitante tem que colocar o peso exato que aparece na tela. Acertando o balão se abre, tendo a impressão que está explodindo.  



Ainda no 2º andar, demos uma voltinha de bike na corda. Assistam o vídeo! 📹📹


Voltando para o térreo, fomos conhecer a parte aquática. Para entrar, se não quiser se molhar, tem que respeitar o semáforo. Caso contrário, toma uma suave banho.


Aqui era uma representação de ventos, tornados. 



Achamos essa outra parte, que fica atrás da parte aquática, muito interessante. Aqui é difícil andar.  


Esse foi o brinquedinho que nos divertimos muito.
É parecido com aqueles elevadores de parques de diversão, mas aqui para subir, tínhamos que puxar a corda até chegar no topo e depois só soltar para descer.


O local tem muitas outras experiências que com certeza agradam qualquer um.
Como são muitas coisas, impossível colocar tudo aqui. Então finalizamos com o labirinto de espelhos.


Final da tarde, quase noite já, seguimos de ônibus para capital da Estônia/Tallinn

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial