segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

--Parnu


📌ESTÔNIA📌

Parnu





Pärnu, com sinais da longínqua Idade Média, da longa era soviética, tempos modernos, praias, florestas de pinheiros, pântanos e lagos nativos. Em toda parte você pode ver belas igrejas, museus e valores da natureza.

Pessoas passeiam pelas praias, parques e pelo pitoresco centro histórico de Pärnu (par-nu), que é a principal estância costeira da Estônia. A "Miami da Estônia", mas geralmente é chamada por seu apelido um pouco mais prosaico: a "capital de verão" do país.

Chegamos na cidade à noite (vindos de Riga/Letônia) e fomos direito para o hotel, que ficava próximo a Rodoviária. No dia seguinte logo cedo saímos para tomar café e no meio do caminho já nos deparamos com a Pärnu Transformation of Our Lord Church (Igreja da Transformação Ortodoxa Apostólica Estoniana Pärnu de Nosso Senhor) super imponente. 


Do outro lado da rua esse belíssimo prédio em estilo neoclássico, onde funciona a Parnu Kuninga Street Basic School, Escola Básica Integrada Primária.



Caminhando pelas ruas tranquilas da cidade, a maioria das casas são assim: coloridas e de madeira.



Estávamos indo em direção à praia, e para chegar nela era necessário passar pelo Pärnu Rannapark (Parque da praia), ou margeando por fora dele, vamos por dentro, né!😊
Foi construído em 1.882 e considerado o parque mais rico em espécies sob a proteção da natureza. Difícil escolher entre ficar no parque ou na praia.😀


Agora sim, chegamos na tão esperada praia da Estônia, com uma longa e larga faixa de areia. Super limpa, a água estava morna. Não existem ambulantes como no Brasil nem barraquinhas na areia.


Tem atrações de diversão para crianças, balanços, aluguel de equipamentos de surf, mini-golfe, aluguel de bikes, ...



E para quem não quiser ficar diretamente na areia, existem diversos bancos espalhados pela orla.



Esse é o calçadão, onde encontra-se poucos bares, mas muitos bancos e lixeiras.



Beirando a praia, mas para o lado da rua, vimos mais um lindo edifício neoclássico Parnu Mud Baths (Banhos de Lama Pärnu), construído em 1.926-1.927 no lugar de uma casa de banho que queimou na primeira Guerra Mundial. Hoje é um aconchegante Spa Boutique, que oferece diversos tipos de serviços.


Na volta da praia, fomos margeando o Pärnu Rannapark.



Até chegarmos ao Ruutli plats, uma grande praça de entre as ruas Ringi e Vee, inaugurada no meio do ano de 2018.


Ainda no centro da cidade o Koidula park (parque Koidula), um dos mais amados do município. Com muitas flores e fontes, um lugar muito agradável. 


Próximo dali a St. Elizabeth's Church (Igreja Luterana de Santa Elizabeth), é o edifício sacro mais icônico do período barroco na Estônia. E tem um dos melhores órgãos🎹 do país.


Seguimos então, para o único portão sobrevivente do século XVII com um aterro nos países bálticos - Portão de Tallin. Até 1.710, era conhecido como Portão de Carl Gustav (do Rei). 

Durante a derrubada da fortificação no século XIX, apenas o Portão de Tallinn foi preservado, assim como os aterros e a trincheira que leva ao Bastião de Vênus às margens do rio - o chamado Vallikäär.


Passando o portão, encontramos a estátua de Olev Siinmaa Memorial, foi o arquiteto da cidade por quase 20 anos antes da Segunda Guerra Mundial. Ele projetou vários exemplos de arquiteturas de banhos funcionalistas que são características de Pärnu, como os Banhos de Lama de Pärnu, o Rannahotell Hotel e o café da praia.
O memorial, está localizado na encosta de Pärnu Vallikäär, em frente à sua antiga casa. A escultura mostra Siinmaa enquanto ele descansa em um banco do parque.



Saímos então, nas margens do Rio de Parnu que atravessa a cidade.



Já próximo ao centro novamente, passamos pelo Parnu Muuseum (Museu de Parnu), é um dos museus mais contemporâneos da região do Báltico. Exposição permanente "11.000 anos de história - Experiências do Times Long Ago", uma viagem fascinante através do tempo, a partir da Idade da Pedra.
O museu também possui exposições temporárias; o programa multifacetado inclui exposições alternadas de arte e história.


E para finalizar nosso passeio, a Parnu Town Hall (Câmara Municipal), localizada em uma casa construída em 1.797. Com sua decoração classicista primitiva, foi uma das casas mais importantes da cidade na época em que foi construída. 


Final de tarde, da pequena e simpática rodoviária, seguimos para Tartu.

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 21 de outubro de 2019 às 16:24 , Blogger Claudia disse...

Vale visitar Parnu em final de setembro já que não está mais quente?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial