quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Itu


📌ITU📌








Município do interior do estado de São Paulo, localizado na região metropolitana de Sorocaba.
A cidade é famosa por ter diversos objetos de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. 
Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. 
___

Aqui vai nosso tour pelo Centro Histórico de Itu. 

- Igreja do Senhor Bom Jesus e Santuário.

Erguida no local onde existiu a primeira capela do período da fundação de Itu, durante décadas foi a Matriz da cidade e passou por uma série de reformas, ganhando aspectos da arquitetura romana.


Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil fica anexa a igreja, mas precisamente do lado direito da entrada.


-Espaço Cultural Almeida Jr.

No final da década de 1893 passou a abrigar um aglomerado de escolas que até ali funcionavam isoladamente. Foi ali que nasceu a ideia inicial de Grupo Escolar, depois assimilado por governantes de todo o país. O assobradado sediou o Grupo Escolar Dr. Cesário Motta até a década de 80, quando passou a ser chamado de Espaço Cultural Almeida Júnior.


- Museu da Energia.

Situado em um sobrado de 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. 


- Museu Republicano

O Museu Republicano foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do Partido Republicano Paulista.


- Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu depois, sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos Azevedo e de Paula Souza. Foi o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no interior do Estado, em 1938.


Os acabamentos interiores seguem o barroco e rococó. 


Já na Praça da Matriz, o principal ponto turístico da cidade, é onde estão os famosos exageros da cidade.


- Orelhão Gigante👂📞


-Semáforo gigante!


- Mais um orelhão, agora sem a cabine.


- Cadeira!!


- Botina e havaianas!




- Sorvetão de Itu


- Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Localizada na Praça da Independência, no fundo de uma alameda de palmeiras reais, um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do município de Itu, declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1967.


O grande valor artístico de seu interior é ressaltado pelos murais do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, entre eles, a pintura à óleo onde destaca-se um anjo mulato. Guarda ainda imagens barrocas de impressionante perfeição plástica e ricamente ornadas, vindas do Rio de Janeiro, entre elas “Jesus”, que é tida como grande representação do Barroco.


Fábrica de Tecidos São Luiz.

Inaugurada em 1869, quando se iniciava a produção de tecidos de algodão no Brasil, era uma pequena fábrica com 24 teares e 1.000 fusos. Foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil.
A Fábrica funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997.


Atualmente, é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros. Feira de Antiguidades, Exposição de Orquídeas, eventos natalinos, bazares e outros eventos culturais e sociais fazem parte da programação anual do local.


- Cruzeiro São Francisco.

No antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, um cruzeiro erguido em cantaria, trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações do Convento e da Capela de Ordem Terceira, erguido pelos Franciscanos entre os séculos XVII e XVIII.



Fechando o tour histórico, seguimos para o Museu do Quartel, criado em 1998, possui um acervo histórico em que relata parte da história do Exército Brasileiro em conjunto com o antigo colégio São Luís.


O acervo possui diversos tipos de materiais, com destaque para: troféus da década de 30; uniformes militares do início do século XX, equipamentos e utensílios que foram utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial. Pena que não conseguimos entrar, fechado para almoço.


Nossa última parada na cidade: Praça dos Exageros, inaugurada em 2012, o parque temático fica junto ao Centro de Lazer “Franco Montoro”.

A praça possui vários objetos gigantes, mas o principal é o boneco gigante do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício da Praça é Nossa, que através do seu personagem que Itu recebeu a fama da cidade dos exageros.

Quando chegamos lá, a praça estava fechada para reformas. Uma pena!!


E assim seguimos para mais uma cidade - Salto/SP. Acompanhem!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial