quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

--Salto

📌SALTO📌







A Estância Turística de Salto, no Roteiro dos Bandeirantes, com suas belezas naturais, se destaca por oferecer também um “turismo educativo”, onde os visitantes têm contato com a história nacional e local. Cidade do interior do Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam saltenses. Vizinho dos municípios de Itu, Indaiatuba e Cabreúva. Cortada pelo famoso rio Tietê.
___

Primeira parada, Parque Lavras com cerca de 140 mil m², margeado pelo rio Tietê, possui trilhas na mata que possibilitam o contato com as paisagens naturais, o parque também oferece outros atrativos como: nascente modelo, a praça do granito👇, construído em 2007 com as próprias pedras do local, pois a cidade possui uma grande reserva de granito;

















o Granito de Salto;


Escultura de um trabalhador;


O relógio do sol; 


O jardim das bromélias e o conjunto histórico- arquitetônico, que deu origem a segunda usina hidrelétrica construída e o Parque do Lago. 


Ali, no topo do morro, ainda no Parque, está o monumento de Nossa Senhora do Monte Serrat, com 30 metros de altura, é o maior monumento a Maria em todo o mundo e, no Brasil, só é menor que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


Subida para o topo do monumento.


E uma capelinha com a imagem da Padroeira no caminho/subida.


Uma das vistas!


Já na região central, próximo ao Rio Tietê. Ali a visita foi à Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, localizada na praça Cap. Antônio Vieira Tavares ainda com direito ao Monumento a Fundação.



Apenas descendo a praça, chegamos ao Memorial do Rio Tietê, que foi construído nas margens do rio. O museu retrata justamente a história desse rio que foi importantíssimo para o desenvolvimento e economia de São Paulo. Tendo a oportunidade de conhecer a história dos bandeirantes, dos padres Jesuítas e como foi formado os povoados ao longo do rio.


O Rio também ficou famoso por ter sido protagonista da interessante história dos Bandeirantes que desbravaram o interior paulista.


Seguimos pela Ponte Pênsil, construída em 1913 com 75 metros de extensão e balança um pouquinho. Ao lado da antiga Fábrica de Tecido Brasital.


Atravessando a ponte!📹📹


Lá embaixo à força das águas batendo nas pedras, e de se lamentar muito pela poluição. O cheiro não estava tão forte, mas normalmente é, e possui muita espuma, pois naquele ponto o rio já passou por São Paulo e carrega muitos dejetos da região metropolitana, assim como uma grande quantidade de garrafas plásticas. 


Atravessando a ponte, chegamos no caminho das esculturas, ali, é possível apreciar seis obras do escultor Murilo Sá de Toledo, em tamanho natural. As esculturas representam os personagens que ao longo dos séculos contemplaram o rio e a cachoeira. São eles: o índio, o bandeirante, o padre José de Anchieta, o viajante, pescador e operária. 


E ao final do caminho das esculturas, uma outra ponte que nos leva até ao Parque Natural Ilha da Usina.



Ilha artificial de 70 mil m², com fauna e flora exuberante. Possui 200 metros de passarelas suspensas sobre a mata, finalizando num auditório com história do local e da usina hidrelétrica Porto Góes.


Fizemos todo o percurso de volta e fomos até o mirante com vista para Cachoeira do Salto, em toda extensão do Rio Tietê, aqui em Salto encontra-se a maior queda d’água. 



Cachoeira!!📹📹



E o Memorial, uma sala com rico acervo sobre o Rio, com destaque para as cidades por onde ele passa. Local repleto de cultura e informação. E uma vidraça, onde é possível ver a Cachoeira. 


Saindo de lá, fomos para Ponte Estaiada, que possui um Mirante com uma bela visão da cidade. A entrada é gratuita, e possui um elevador panorâmico ou escadas para os seus 48 metros de altura.


Subindo de elevador, que sobe 12 andares!!📹



Lá em cima, o salão é todo de vidro, proporcionando uma vista panorâmica da cidade.



E para finalizar, Igreja São Benedito que vimos do mirante da Ponte, e passamos lá para conhecer, pena que estava fechada.



Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial