terça-feira, 22 de janeiro de 2019

📌ROMÊNIA📌

Sighişoara
(Transilvânia Histórica)

Sighisoara é provavelmente a cidade fortificada mais bem preservada da Transilvânia, sendo construída pelos saxões entre os séculos XII e XVII. É cortada pelo Rio Tarnava Mare, em um cenário pitoresco. A cidadela, um complexo medieval, domina a cidade com sua localização no topo da colina e está incluída da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Dentro das muralhas, ruas estreitas de paralelepípedos e casas saxônicas do século XVI pintadas com cores vivas.
A fama de Sighisoara é principalmente por ser o local de nascimento de Vlad, o Empalador, que alguns ainda acreditam que serviu de inspiração para o romance "Drácula". A casa em que ele nasceu fica ao pé da Torre do Relógio.

____

Chegamos na cidade à noite vindos de Sibiu e fomos direto para o hotel. No dia seguinte saímos bem cedo, pois teríamos apenas meio período para conhecer a cidade. E nossa primeira parada foi na impressionante Igreja da Santíssima Trindade, uma igreja Ortodoxa Romena localizada na margem norte do Rio Târnava Mare.

Seu estilo arquitetônico é o neo-bizantino. É possível vê-la de várias partes da cidade.

E seu interior é ainda mais belo!!

Na lateral da igreja está o rio. Atravessamos essa charmosa ponte caminhando. Nosso destino era a igreja do lado direito da foto abaixo.

E aqui está ela, já na cidade velha - Igreja Católica Romana de São José (Catedrala Sfantul Iosif): uma das mais famosas igrejas antigas da cidade medieval. Com estilo eclético dominado por elementos arquitetônicos neogóticos e neo-românicos.

Seu interior até que é bem simples.

Em frente à Igreja uma das torres da fortificação - Torre das Botas (Turnul Cizmarilor), com influências arquitetônicas barrocas.

Seguimos então pela charmosa rua Tâmplarilor.

E mais uma torre - Torre dos Alfaiates (Turnul Croitorilor), que é a segunda porta de entrada para Cidadela. Passagem de carros e vans de transporte público. Considerada uma das mais bonitas e impressionantes da Fortaleza.

Subindo a rua Zidul Cetăţii, onde está a torre👆 saímos na Praça Cetăţii, coração da antiga cidade. Podem perceber ao fundo da imagem a Torre do Relógio.

Aqui já foi mercado, feira de artesanatos, local de execuções públicas, empalamentos e julgamento de bruxas.

Seguimos pela rua Scolli, até a Escada Coberta ou Escolar (Scara Şcolarilor). Possui 300 degraus e foi construída em 1.642. A sua cobertura era para proteger as crianças que seguiam para a escola.

Seu interior é bem preservado!

Chegando lá no topo, mais uma igreja - Igreja da Colina (Biserica din Deal din Sighisoara), um local evangélico, considerado monumento arquitetônico mais valioso da cidade, a quarta maior igreja gótica da Transilvânia...

...e que conta com uma capela românica.

Outra torre - Torre das Cordas (Turnul Frânghierilor), que é a mesma das muralhas mais antigas do castelo. Foi destruída pelos tártaros em 1.241, reconstruída em 1.350 e reconstruída no século XVI. É a unica habitada entre as nove restantes.

Na volta passamos pela Prefeitura da cidade, construída entre 1.887 e 1.888.

E pertinho dela a Torre dos Ferreiros (Turnul Fierarilor), construída em 1.631 atrás da igreja e mosteiro nas fundações da antiga torre do barbeiro.

Na praça da torre do conselho, está a antiga casa da família de Vlad Dracul, onde acredita-se que o temido Vlad Tepes tenha nascido. Provavelmente ele nasceu em 1.431 e supostamente viveu até os quatro anos de idade. Hoje funciona um bar e restaurante.

Em frente está a Torre do Relógio (Clock Tower) com 64 metros de altura. É do século XIV, suas paredes tem largas espessuras, fornecendo segurança necessária para depósitos de munição, arquivos e o tesouro da cidade.

Atualmente na torre existe um museu, com uma coleção irregular de navios romanos, foices e lápides além de um modelo em escala da cidade fortificada. Pena que não conseguimos visitar, pois era uma segunda-feira, dia em que é fechado.

Saímos da citadela passando por debaixo da torre.

Ainda na passagem da torre, e suas muralhas e fortificações.

Chegamos nessa escadinha com mais uma vista para torre:

E seguimos pela rua 1 de Decembrie de 1918, no centro da cidade, agora fora da citadela.

Chegamos ao rio novamente, atravessamos uma outra ponte e mais uma igreja - Igreja Reformada de Sighisoara (Biserica Reformata Sighisoara).

E daqui voltamos para o hote e fizemos o check-out. Atravessamos a rua é já estávamos na Estação de Trem para aguardar nossa próxima viagem, agora para Cluj-Napoca.