terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Transilvânia: Oradea

📌ROMÊNIA📌

Oradea
(Transilvânia)







Aninhado entre as colinas a oeste da Romênia, Oradea é um dos mais importantes centros econômicos e culturais da região, devido aos seus fortes setores de fabricas e serviços. Capital do estado de Bihor e uma região histórica de Crisana, é o lar da Universidade de Oradea, uma das maiores da Europa Oriental, com 15 faculdades e 123 campos de estudo. Vamos conhecer!!👌

___

Nossa última cidade na Romênia. Saímos de Cluj-Napoca às 6h31 em uma viagem de trem de mais de 2 horas. Quando chegamos já guardamos nossas mochilas nos lockers da estação de trens para podermos caminhar tranquilamente pela cidade. Ni fim da tarde partiríamos para Debrecen, na Hungria.


Da estação de trens, descemos à pé até a Rua Ulirul Canonicilor, onde está a Catedral Católica Romana (The Roman-Catholic Cathedral). Fica localizada dentro de um complexo Barroco onde também encontra-se o Palácio Bispado Romano-Católico. Representa a quarta diocese da Igreja Romana. Todo o complexo estava em obras e conseguimos apenas esse registro. 


De lá pegamos um tram que nos deixou em frente a Catedral da Ressurreição do Senhor (Oradea Orthodox Episcopal Cathedral), uma igreja Ortodoxa, que é caminho para quem vai para Fortaleza de Oradea (Oradea Fortress).


Basta, atravessar essa ponte de madeira e logo verá o portão de acesso. Dentro da fortaleza é possível, entrar, caminhar, descansar, usar o banheiro sem pagar nada por isso. Acessos pagos somente aos museus que tem por lá. 


Com uma história de quase 1.000 anos, a Fortaleza foi núcleo polarizador de assentamentos da região, concentrando-se em funções políticas, militares, administrativas, judiciais e religiosas dentro de seus muros. 


Um dos locais que podem ser visitados é a arena/teatro onde acontecem eventos e apresentações. 


A Igreja Católica Romana da Citadela, os pátios que ligam um ao outro e museus.


Saindo de lá atravessamos o Parque 1 de Dezembro.


E em frente, na Rua Independência, a Sinagoga de Neolog "Sião" (Neologue Synagogue Sion) construída após a divisão da comunidade judaica de Oradea em judeus ortodoxos e neologistas ou judeus de congresso.


Descemos pela Rua Vasile Alecsandri e chegamos na Praça mais linda da cidade - Praça Unirii👇. O local está repleto de edifícios históricos e igrejas.


























Alguns pontos que valem a pena conhecer em volta da Praça:

- Igreja da Lua/Assunção de Maria, (The Moon Church), em estilo barroco tardio, com elementos clássicos marcados, mas também com uma forte influência indígena e provincial. 
É conhecida como a "Igreja da Lua" devido ao mecanismo instalado na torre da igreja em 1793. 


O interior está confinado às rígidas normas de desenvolvimento espacial do estilo bizantino, e segue rigorosamente os cânones desta igreja. 


- Igreja de São Nicolau (Biserica Sf. Nicolae)catedral greco-católica, construída entre 1800 e 1810 em estilo barroco clássico. 


A decoração de interiores, típica para individualizar os greco-católicos romenos no mundo católico, é bizantina. A pintura segue em grande parte os rigores típicos impostos pela arte religiosa greco-ortodoxa bizantina.


- Palácio da Águia Negra (Black Eagle Palace), símbolo da cidade, foi escolhido em 2.011 pelos moradores. Localizado em uma esquina, com um piso térreo alto e quatro andares, composto por dois corpos...


...entre os quais há uma passagem de vitral com acesso à Rua Independência, à Praça Unirii e à Rua Vasile Alecsandri. 


A Igreja de São Ladislau (St. Ladislaus Church), é considerado um dos edifícios barrocos mais importantes da região, a mais antiga da praça da cidade, construída entre 1.721-1.741, pertence ao culto católico romano e é dedicada a São Ladislau. A torre foi construída em 1800. 


Em seu interior podemos encontrar o altar mais antigo da cidade, datado de 1.730.


Agora ao redor da praça em frente à igreja acima👆, está a Prefeitura de Oradea, construída entre 1902-1903 no lugar do antigo prédio do bispo católico romano.


Atravessamos a ponte sobre o rio e passamos por:



Teatro Regina Maria 
(Regina Maria Theater)








Principal Rua de Pedestres (Calea Republici)









Igreja e Mosteiro St. Anna Orsolyarendi
(St. Anna Orsolyarendi Church and Monastery)











Palácio de Moskovits
(Moskovits Palace)







Igreja Católica Romana “Sf. espírito"
(The Roman Catholic Church “Sf. spirit")






E assim encerramos nossa trip pela Romênia. Seguimos então para Debrecen, na Hungria.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial