terça-feira, 29 de janeiro de 2019

--Balneário Camburiú


📌BALNEÁRIO 
CAMBURIÚ📌








No litoral Norte catarinense, é quase uma miniatura da Cidade Maravilhosa. Além do monumento ao Cristo, tem a principal via, a  da orla, batizada de Avenida Atlântica e um teleférico que nos remete ao Bondinho do Pão de Açúcar, com direito a bonitas paisagens com o mar de um lado e a montanha de outro. Tem até uma Avenida Brasil, repleta de lojas de comércio em geral. 
___

Como chegamos 7h da manhã e estávamos de carro, já paramos beira-mar e fomos fazer o passeio de Barco Capitão Gancho, ao lado do teleférico na Orla da Praia Central. 



O passeio durou aproximadamente 01h30. O barco é grande, com sanitários e barzinho, muita música, piratas e o “Capitão Gancho”. Navegamos naquele mar maravilhoso podendo avistar toda a orla👇 da cidade com aquela imensidão de prédios e muito mar.



O barco passou atrás do Morro da Aguada, com o parque lá em cima. Do outro lado está a famosa Praia das Laranjeiras. O barco faz a parada para quem quiser desembarcar e ficar por ali até às 15h, horário em que o barco retorna em outro passeio.
Optamos por não desembarcar e voltar para o ponto de partida e seguir para o Parque Unipraias, na  Estação Barra Sul👇 (ao lado), para agora pegar o teleférico. 

Informações Unipraias👇
https://www.unipraias.com.br/


espaço possui três pavimentos, com o térreo destinado ao estacionamento, escritórios da administração e balcão de atendimento ao turista. Logo no primeiro piso encontra-se a praça de alimentação, lojas e bilheteria, além dos serviços de caixa de coleta dos correios, caixa eletrônico e telefones públicos. E o segundo o embarque do teleférico.


No total são 47 cabines, interligando três estações: Estação Barra Sul - lado sul da orla de Balneário, Estação Mata Atlântica👇 - subindo até o Morro da Aguada.  



Estação Laranjeiras - descendo até a praia de Laranjeiras sendo o único do mundo a ligar duas praias.



Entramos na cabine que comporta até 06 passageiros e se desloca em uma velocidade de 16 km/h, mantendo uma distância de 97 metros entre cabines. O trajeto completo, de ida e volta, tem 3.250 metros e dura aproximadamente 30 minutos se for realizado sem paradas.

Descemos na Estação Mata Atlântica e decidimos nos aventurar em um brinquedo chamado "Youhooo". 
É uma espécie de trenó com capacidade para dois passageiros. Percorre 710 metros, com descidas e curvas em meio a mata atlântica, com vista as vezes da Praia Central, podendo chegar a uma velocidade de 60km/h. Rápido, não!? Mas existe um sistema de freios que permite ao condutor controlar a velocidade. Que adrenalina!!!! Sensação maravilhosa!!! E o visual exuberante!!!


Depois fomos conhecer a parte ambiental do Parque com seus 500 metros de passarelas em meio à mata, sinalizadas por placas indicativas sobre fauna e flora nativa. Ao longo do caminho existem 2 mirantes: Mirante Camboriú com a vista toda voltada para orla da Praia Central de Balneário e Mirante Laranjeiras com vista para o Oceano Atlântico e a Praia das Laranjeiras.


Ainda caminhando pela mata lá estava a Casa do Chocolate, famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas datas comemorativas e também um Oratório, que guarda a estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada.


Descemos com o teleférico para Estação de Laranjeiras. É um momento único, pois até parece que vamos entrar no mar com a descida. A estação possui uma arquitetura em espiral, inspirada nas conchas do litoral brasileiro. Sendo assim considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.
Depois de um tempo na praia, retornamos de teleférico, bastou atravessar a rua e estávamos no Molhe da Barra Sul, nada mais é que um quebra mar que ocupa uma área de 6 mil m². Por ali, há um playground infantil na forma de uma embarcação naufragada.



Seguimos agora de carro para o Pontal Norte da cidade, que é uma passarela de madeira com cerca de 500 metros, com mirantes, bancos para descanso e escadas de acesso à areia da praia.


A passarela foi construída sobre as pedras e dá acesso a Praia do Buraco, espaçosa faixa de areia  grossa, possui mar agitado, com boas ondas, propício para a prática de surf. Cercada por mata nativa preservada. Por conta do mar agitado, no final dela encontra-se uma escada que dá acesso ao Morro do Careca que tem uma vista panorâmica da cidade. Ponto muito frequentado por atletas que praticam salto com Parapente.


No dia seguinte fomos conhecer o Cristo Luz. Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a 150 metros de altura, o monumento possui 33 metros de altura, 22 metros de largura e pesa 528 toneladas. Foi esculpido de forma artesanal em argamassa e construído em ferro, aço e cimento. Toda noite o Cristo fica iluminado e cada dia da semana com uma cor diferente.


Informações Cristo👇
http://www.cristoluz.com.br/



Agora, Praia dos Amores👇 fomos do outro lado do Morro do Careca, que não conseguimos chegar no dia anterior pela trilha/escada, devido ao mar que estava subindo muito.

De mar aberto, areia grossa, ondas fortes que atraem muitos surfistas, um belo calçadão para fazer caminhadas, mas não pense que a orla da praia é cheia de prédios como no centro de balneário. Muito pelo contrário, não existem prédios. Apenas casas de alto padrão e hotéis que dão acesso exclusivo à praia. 





Hora de pegar estrada direto para Bombinhas. Optamos seguir pela Interpraias, por ali iríamos conhecer o outro lado de Balneário, ou seja, todas as outras praias. Essa estrada fica entre as cidades de Balneário e Itapema numa extensão de 16,5 km e é considerada uma das mais bonitas do litoral de Santa Catarina. 
Nesse percurso estão 6 belas praias: Laranjeiras;

Taquarinhas - praticamente virgem, com areias grossas, águas cristalinas e ondas fortes, não possui construções nem acesso para veículos.



Taquaras - é a praia mais extensa, de mar aberto, com areias grossas e águas cristalinas e possui uma população nativa de pescadores.





Pinho - muito famosa por ter sido a primeira praia de nudismo no Brasil conhecida internacionalmente também, e cercada por costões que impedem de ser visualizada e seu acesso é bastante controlado. 

Estaleiro - mar de águas azuis claríssimas, grandes ondas, areia grossa e vegetação nativa.




Estaleirinho - com areias grossas, águas límpidas e cristalinas, ondas não muito fortes, mas que afunda rapidamente e com uma população residente.




E assim seguimos até Bombinhas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial